segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Natal das crianças (1984)

Durante o mês de Dezembro vamos publicar aqui na Enciclopédia material retirado de uma preciosidade do Paulo Neto, uma revista "Maria Especial de Natal" de 1984. Mais uma vez, obrigado ao Paulo por partilhar este tesourinho connosco!
Este primeiro artigo que retirei da revista fala da relação entre o Natal e as crianças.
Tal como eu, decerto a maioria dos nossos leitores se identificará e recordará dos momentos descritos nesta introdução d' "O Natal das crianças": "É a reunião da família; é a carta que se escreve ao Pai Natal com os presentes desejados; é a decoração da casa concebida vários dias antes; é a árvore de Natal cheia de chocolates e bolas decorativas das mais variadas cores; são as figuras do presépio com todo o seu simbolismo; é a alegria do Natal,a  festa do Pai Natal e do Menino Jesus, a festa das crianças."

O texto começa a falar da crise ( "situação socio-económica que vivemos há uns anos a esta parte", soa familiar?) que obriga a reduzir as despesas e oferecer prendas apenas aos mais novos, que passam a ser o centro das festividades de Natal. A segunda página fala do tradicional presépio e o seu significado, e os adultos que se mascaram de Pai Natal para trazer as prendas em carne-e-osso aos pequenotes.

Pode clicar nas miniaturas das páginas para aumentar e ver melhor o texto e  as imagens:


Artigo retirado da revista Maria Especial de Natal, de 1984.

Mais cromos sobre o Natal: "Natal na Enciclopédia".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...