quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Antilook "Refúgio" (1998)

por Paulo Neto

Tal como a Enciclopédia de Cromos, o Diogo Batáguas também uma tradição de recordar coisas que aconteceram há 20 anos e no seu mais recente vídeo sobre o ano de 1999, um dos acontecimentos que ele refere é o fim das Antilook, uma girlband composta por cinco conhecidas modelos nacionais. Batáguas salienta que alguém criou em 2013 uma página no Facebook dedicada ao grupo e que o último post era de 2016 em que perguntavam como descobriram a música das Antilook e na altura do vídeo não havia nenhuma reposta nem nenhum like. Mas depois do vídeo, na altura em que escrevo isto, esse post conta com mais de 2000 likes, 613 comentários (quase todos sarcásticos) e 14 partilhas. E como tal, porque não recordar a fugaz ascensão e queda das Antilook?   




Em 1998, Portugal estava rendido à moda das boybands e girlbands nacionais e por entre Excessos, Milénios, Tentações, D'Arrasares e afins, surgiu a notícia de que cinco das nossas mais bonitas e famosas manequins tinham decidido formar uma girlband e gravar um disco. Essas cinco manequins eram Rute Marques, Luísa Beirão, Evelina Pereira, Raquel Loureiro e Vera Deus. Rute Marques era na altura conhecida por condução de alguns programas da RTP como "Despedida de Solteiro" com José Jorge Duarte e a temporada final de "Isto Só Vídeo", Luísa Beirão era uma das modelos mais requisitadas pelos estilistas nacionais tendo sido eleita para uma campanha portuguesa da Tommy Hilfiger, Evelina Pereira dera na vistas na final nacional de 1996 de "Supermodel Of The World" (apesar de não ter ganho a dita) e Vera Deus e Raquel Loureiro eram conhecidas dos portugueses como duas das míticas assistentes do "Ai Os Homens".



Dado o gabarito destes cinco nomes, gerou-se alguma expectativa: será que estas cinco beldades além de brilharem nas passerelles e nas sessões fotográficas nacionais, também tinham queda para a música? E a resposta foi: Nem por isso.

Antes do álbum homónimo editado no princípio de 1999, surgiu ainda em 1998 o primeiro single "Refúgio". E o resultado está à vista (e ao ouvido).


Pois é, nem mesmo com autotune isto ia lá. A minha parte preferida é o solo de Vera Deus em vocoder nasalado: "Vais-te dar, vais-te dar, vais fazer-me arrepiar...". Não foi possível encontrar na internet o videoclip, mas lembro-me que era todo a preto e branco com as cinco todas com um ar glamouroso num ambiente semelhante a uma sessão fotográfica.
Apesar de todos os esforços da editora para promover o projecto como algo sério, com presenças na televisão e algumas actuações ao vivo, não tardou a que as Antilook fossem alvo de piadas e que fossem apontadas como um exemplo do velho cliché das modelos burras. Assim, o projecto acabou por ser concluído ao fim de cerca de um ano.   


Desde então:

- Rute Marques apresentou o programa "Reis da Música Nacional" com Pedro Miguel Ramos entre 1999 e 2000. Venceu a segunda edição de "A Quinta das Celebridades" em 2005 e teve alguns pequenos papéis nas telenovelas "Fala-me de Amor" e "Morangos Com Açúcar" e em "Maré Alta", mas desde 2006 que se tem afastado da vida pública. O seu momento de maior visibilidade desde então foi uma entrevista de 2014 no programa das manhãs da CMTV  que a fez literalmente cair da cadeira.

Evelina Pereira com Justin Timberlake em "Amigos Coloridos"

- Evelina Pereira continuou a sua carreira como modelo em Portugal e no estrangeiro. Chegou a namorar com Luís de Matos, num paralelo tuga à famosa relação entre David Copperfield e Claudia Schiffer. Actualmente vive em Los Angeles, onde tem feito trabalhos como actriz, o mais famoso como protagonista na produção luso-americana "Contraluz" de 2010. Entrou também no filme "Amigos Coloridos" com Justin Timberlake (era a rapariga belga que lê Nicholas Sparks) e teve pequenos papéis na série "Nip/Tuck" e nos filmes "Ocean's Thirteen" e "Hora de Ponta 3". Em Portugal, entrou no filme "O Fascínio" de José Fonseca e Costa.


- Vera Deus não apareceu mais na televisão depois do fim do "Ai, Os Homens". Segundo as redes sociais, trabalha na Escola de Moda do Porto. Quando fiz o texto sobre o "Ai, Os Homens", enviei-lhe um link via mensagem privada do Facebook, ao que ela respondeu:




Se a Vera estiver a ler isto, o meu convite para ela partilhar com a Enciclopédia algumas das suas memórias sobre o "Ai, Os Homens" e/ou as Antilook, mantém-se.


- Luísa Beirão ainda faz alguns trabalhos como modelo e aos 41 anos, tem uma figura de fazer inveja a muita moçoila. Mas nos últimos anos também sido notícia por motivos mais tristes, alegando ter sido vítima de violência doméstica por parte de dois dos seus relacionamentos, um deles com o seu ex-marido, o antigo futebolista Miguel Pedrosa, de quem teve dois filhos.



- Além de ocasionais biscates como modelo e actriz, Raquel Loureiro tem-se dedicado sobretudo aos seus trabalhos como empresária na área da moda e restauração. Em 2003, foi eleita a Rainha Internacional do Café, um dos eventos do maior certame anual de comércio e exportação do café na Colômbia. Como actriz, o seu papel mais conhecido é o de Maria da Graça nos sketches das "Três Marias" ao lado de Fátima Preto e Marta Pereira em "Maré Alta" ("Eeeeeeeh!"), tendo também entrado nos "Malucos Do Riso" e nas telenovelas "Floribella" e "Louco Amor" e participado também em "Biggest Deal".

É bom saber que as cinco continuam sendo belas mulheres e que o projecto das Antilook não passou de um pequeno percalço nas suas prosperidades.


"Direito Ao Prazer" (actuação sem Luísa Beirão)


"Rap do Ferrari"


"Ilusão"




"Segredos"



"Tu e Só Tu"


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Lembro-me relativamente bem desta banda. Uma das coisas que me lembro bem e que tem o seu quê de picaresco e patético, foi a agência de modelos "Look" se ter sentido ofendida com o nome desta banda. Alegava que o nome desta banda era uma forma de gozar com a agência. E não foi de meias medidas, a agência apresentou uma queixa em tribunal alegando exactamente isso. Mas ao contrário do que esperava, o tribunal não viu qualquer gozo ou troça no nome "Antilook", o que acabou por cobrir completamente a agência de ridículo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...