sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Morangos Com Açúcar - 2.ª série (2004-2005)

por Paulo Neto




Quando em 2003, a TVI lançou "Morangos Com Açúcar", uma telenovela destinada ao público adolescente, o sucesso foi imediato e a estação apercebeu-se que tinha aí um enorme filão. Por isso, a fasquia estava alta para a segunda temporada mas foi uma aposta ganha, ao ponto de muitos fãs considerarem esta como a sua temporada preferida. A segunda temporada regular de "Morangos Com Açúcar" estreou a 18 de Outubro de 2004, com um elenco de jovens actores (muitos deles viriam a dar cartas na teledramaturgia nacional nos anos vindouros) apoiado por actores mais experientes. Alguns actores da primeira temporada regular e da respectiva temporada de Verão transitaram para esta como foi o caso de Rodrigo Saraiva (Rafa), Guilherme Filipe (Professor Sapinho), Tiago Aldeia (Rodas), Diogo Martins (Dani) e Núria Real (Patrícia). Já outros apareceram somente nos episódios iniciais, como foi o caso do casal protagonista da primeira temporada, Pipo e Joana (João Catarré e Benedita Pereira). Houve ainda o caso de uma personagem que levou um reset: Mitó, uma personagem interpretada por Ana Guiomar na temporada de Verão, ganhou um novo nome e outro rumo.

Simão (Pedro Teixeira) e Ana Luísa (Cláudia Vieira)


Nesta temporada, o casal protagonista foi desempenhado por Pedro Teixeira e Cláudia Vieira, nos papéis de Simão Navarro e Ana Luísa Rochinha e foi sem dúvida um dos principais trunfos da segunda temporada, até porque como se sabe, a química entre os dois actores não tardou a transpor para a vida real e que esteve bem patente no romance tipo "Romeu e Julieta" que as personagens viviam.   
Ana Luísa e Simão conhecem-se durante uma prova de motocrosse e mais tarde reencontram-se no início de um novo ano lectivo no Colégio da Barra, onde graças a uma iniciativa de Filipe "Pipo" Gomes (que tinha terminado a temporada anterior como dono do colégio), é criado um programa de bolsas para que alunos mais economicamente desfavorecidos, como é o caso de Ana Luísa e dos seus três irmãos, Soraia (Rita Pereira), Tojó (Diogo Valsassina) e Gongas (Gabriel Cândido). Os quatro são filhos de Júlia (Maria D'Aires) e Artur (Carlos Areia), uma família que apesar de várias privações e desaguisados, é uma família feliz.
O mesmo não se pode dizer de Simão já que ele e a sua irmã Marta (Ana Guiomar) vivem em permanente conflito com o pai, o Tenente José Luís Navarro (Carlos Mendes), um homem frio e severo que tenta controlar ao máximo a vida dos filhos. Tudo só piorou quando José Luís casou com Vanda (Joana Seixas), uma mulher interesseira e dissimulada, que os enteados detestam.

Rodas (Tiago Aldeia) e Marta (Ana Guiomar)
Lola (Joana Borja) e Tojó (Diogo Valsassina)
Artur (Carlos Areia)
Vanda (Joana Seixas) e Carlota (Mafalda Pinto)

Como se não bastassem as diferenças sociais, no colégio não tarda a surgir um conflito entre os antigos alunos privilegiados que não se conformam em ter de conviver com alunos mais pobres no colégio e os novos alunos que pretendem acabar com a primazia dos mais ricos, deixando Simão e Ana Luísa em lados diferentes da barricada. Do lado dos pobres, ou os dreads, estão os melhores amigos de Ana Luísa, Xana (Marta Melro), Zé Milho (Vítor Fonseca), Topê (Paulo Vintém) e Ruca (Edmundo Vieira) que claro está, não vêem com bons olhos o interesse dela por Simão. No lado dos mais ricos, ou os betos, estão o melhor amigo de Simão, Henrique (Hélio Pestana) - que se vai revelar um amigo da onça - e Carlota (Mafalda Pinto), com quem Simão namora intermitentemente e que depressa vê em Ana Luísa um alvo a abater. Até porque cedo se descobre que apesar das aparências, Carlota não é rica e vive humildemente com a avó Prazeres (Catarina Avelar) e os irmãos Miguel (David Persone) e Caty (Melanie Santos) e pretende manter-se como a namorada de Simão para subir na vida, ao mesmo que se faz amiga da ingénua Inês (Ana Rita Tristão), prometendo-lhe um arranjinho com Henrique. Quando a sua prima Vitalina ou Vicky (Rita Viegas) também ganha uma bolsa para estudar no Colégio, Carlota fica embaraçada pelos modos provincianos dela mas inesperadamente Vicky acaba por se tornar bastante popular devido ao seu talento para cantar.
Além de Vicky, também Topê, Ruca e Zé Milho fazem furor na música, juntando-se a David (Angélico Vieira), o jovem tio de Patrícia, para formar uma boyband chamada D'ZRT - cujo sucesso, como é bem sabido, passou da novela para a realidade. 

Xana (Marta Melro) e Rafa (Rodrigo Saraiva)

ToPê (Paulo Vintém), David (Angélico Vieira),
Ruca (Edmundo Vieira) e Zé Milho (Vítor Fonseca)

Vicky (Rita Viegas) e TóPê (Paulo Vintém) 



Enquanto a irmã é bondosa, batalhadora e humilde, Soraia é o oposto, lamentando-se de ser pobre e procurando as coisas pelo caminho mais fácil, como por exemplo entrar em negócios sujos e tentar seduzir o professor Nuno (Carlos Vieira) para subir as notas, num mal-entendido que quase compromete a relação do docente com Madalena (Dalila Carmo). Já Tójó é algo tímido com o sexo oposto - o que até faz o pai, num acesso de machismo, desconfiar que ele é gay - mas com o tempo vai ter romances com Caty e Lola (Joana Borja), prima de Patrícia e sobrinha de David, acabado a namorar com Marta (em mais um caso de um romance que passou para vida real entre Diogo Valsassina e Ana Guiomar, e que é o único que perdura até hoje). Antes de Tójó, Marta envolve-se com Rodas. Por seu turno, Gongas rapidamente torna-se amigo de Dani, Susana e Patrícia.

Soraia (Rita Pereira)



Henrique (Hélio Pestana)

Inês (Ana Rita Tristão) e Zulu (António Lima)


Com o avançar da trama, descobre-se que Vanda não é mesmo flor que se cheire, pois não só está envolvida em contrabando de motos (chegando a planear um assalto à garagem dos Rochinha para roubar o protótipo de mota desenhado por Artur que resulta na morte de Júlia) como trai o marido com Henrique, o amigo do enteado.

João (Raúl Abrantes) e Sofia (Joana Nunes)
Carmo (Cláudia Cadima) e Mário (Paulo Matos)

Henrique é o mais velho de três filhos de Mário (Paulo Matos) e Carmo (Cláudia Cadima), que vivem em permanente discussão embora no fundo os dois ainda gostem um do outro e não têm coragem para se separar. Os outros filhos são João (Raúl Abrantes), o típico nerd caixa-de-óculos que namora com Sofia (Joana Nunes), e Mafalda (Marta Remos) que também se junta ao grupo de amigos de Gongas. Entretanto, Carmo descobre que está grávida do quarto filho e no final da temporada dá a luz uma menina chamada Raquel, que selará a reconciliação definitiva entre os seus pais.       

Bárbara (Patrícia Tavares) e David (Angélico Vieira)

Entre os novos professores, destaca-se a história de Bárbara (Patrícia Tavares), a nova professora de Educação Física e uma jovem mãe solteira que esconde um segredo: o seu filho é fruto de uma relação que teve com Hugo (Afonso Pimentel), um aluno da sua escola anterior. Para piorar as coisas, Bárbara acabará por se envolver com David.
Também me recordo que a certa altura, o professor Sapinho consegue realizar o seu sonho e tornar-se dono do Colégio, obrigando os alunos a usar uniforme e seguir as suas regras estritas e absurdas.

Simão (Pedro Teixeira) e Maria (Dânia Neto)
Liliana (Maria Sampaio)


Numa fase mais avançada da trama, o romance de Ana Luísa e Simão sofre a sua maior ameaça quando surge um vértice para um triângulo amoroso em Maria (Dânia Neto). Mimada e habituada a ter sempre tudo aquilo que quer, Maria decide conquistar Simão por capricho mas o feitiço vira-se contra o feiticeiro, e ela acaba mesmo por se apaixonar pelo rapaz. E quando mais um mal-entendido separa Ana Luísa e Simão, este decide dar uma oportunidade a Maria, e este triângulo amoroso acaba por ser um dos pilares da segunda temporada de Verão. Enquanto isso, Maria vive um divertido drama familiar quando a sua mãe Dadá (Adelaide Ferreira) se perde de amores por Joca (José Meireles), o pai da Xana, e os dois ficam determinados em se casar embora as respectivas filhas se odeiem.

Dois dos livros publicados com histórias das personagens desta temporada



CD banda sonora




Cartaz da temporada de Verão
O primeiro álbum dos D'ZRT


  
Outros pontos a salientar:
- Além dos já referidos Cláudia Vieira/Pedro Teixeira e Ana Guiomar/Diogo Valsassina, outros casais da vida real que saíram desta temporada dos Morangos foram Rita Pereira/Angélico Vieira e Marta Melro/Rodrigo Saraiva. 
- O tema do genérico da segunda temporada era "Mesmo Sem Saber" dos Lulla Bye. Outras canções que marcaram a banda sonora foram "Picture Of My Own" (que ilustrava as cenas românticas entre Simão e Ana Luísa), "Curtain Calls" dos Blue (geralmente para algumas das cenas mais dramáticas) e claro está, "Para Mim Tanto Me Faz" dos D'ZRT. 
- Embora tivesse sido editado o livro sobre a primeira temporada, que era uma espécie de prequela, foi a partir desta temporada que foi iniciada uma colecção de livros com histórias das personagens da telenovela, com três livros: "As Confissões de Ana Luísa", "Uma Viagem Inesperada" e "Mistério No Motocross".
- Durante a temporada de Verão foram introduzidas algumas personagens que entrariam na terceira temporada, em especial Fred (Paulo Rocha), Alice (Inês Castel-Branco) e Dino (Francisco Adan), mas há que destacar a surfista Liliana (Maria Sampaio), a primeira personagem LGBT da franchise.
- Rita Viegas (Vicky) e Edmundo Vieira (Ruca) foram concorrentes na primeira edição da "Operação Triunfo". Paulo Vintém (TóPê) foi um dos pré-seleccionados da segunda edição mas foi eliminado logo no primeiro programa e não chegou a entrar na academia.
- Em 2007, Hélio Pestana foi inesperadamente incluído na votação promovida pela RTP para eleger os 100 maiores portugueses de sempre (aquela em que António Oliveira Salazar ficou em 1.º lugar), ficando no 79.º lugar. Após os Morangos, Hélio Pestana entrou na telenovela "Dei-te Quase Tudo) e fez teatro e participações especiais em telenovelas e séries. Actualmente, tem feito notícias devido aos seus problemas de foro mental.



Para terminar: eu não sou de ter crushes por celebridades, mas não pude deixar de ficar starstruck quando conheci Cláudia Vieira na festa do 25.º aniversário da SIC, até porque fiquei com ainda melhor impressão dela. Afinal de contas, foi numa zona onde os actores não eram obrigados a ir ter com o público, mas mesmo assim ela e alguns dos actores disponibilizaram-se para tal. E para a posterioridade fica a minha selfie com a Ana Luísa.

Genérico da segunda temporada:




Best of Simão e Ana Luísa:









D'ZRT cantam "Para Mim Tanto Me Faz"









Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...