quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Fantasias de Natal


Um dos reclames mais carinhosamente recordados de sempre na nossa televisão, sinónimo que o Natal se aproximava a passos largos: os chocolates de leite "Fantasias de Natal" da Imperial.

No anúncio - exibido durante 18 anos consecutivos - o glutão do avô aproveita a história que conta à neta para devorar os chocolates que decoram o pinheiro de Natal.


Mas rapidamente a netinha lhe arruina o esquema e salva o coelhinho da gula do velhote, levando-o a passear de comboio com o Pai Natal e um palhaço anónimo a caminho do Circo. Onde imagino que depois os devorou.


Segundo o "Mistério Juvenil", que disponibiliza o vídeo, este anúncio (1980) é a segunda versão deste mítico reclame:



Até ao momento não me deparei com a versão original. Quem se lembra?

A menina do anúncio (Filipa Schlesinger - a filha do realizador do anúncio - na altura com 6 anos, mas já envolvida no mundo da publicidade desde os 2 meses de idade) trabalha até hoje em publicidade e recorda este e outros anúncios em que participou, neste vídeo do programa "Perdidos e Achados" dedicado à publicidade nos anos cromos. A partir do 1:05:



Neste video promocional da Imperial podem ver as Fantasias, e imagens do fabrico, a partir do minuto 2:40:

Mas estes chocolates da Imperial não existiam apenas no Natal - como demonstra este reclame "Fantasias de Natal - Cidade", com animação em stop-motion:


Na imagem abaixo, um excerto de um calendário de 1985, podemos ver os integrantes das Fantasias, incluindo as figuras das Fantasias de Natal:


Não podia, é claro, faltar o Cromo na "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl: Cromo 041: Fantasias de Natal [Ouvir/Download Podcast - Mp3]

Recorde também esta paródia/homenagem da PT pelas mãos (patas?) dos Gato Fedorento:


Actualização: Muito antes dos Gato Fedorento, o Especial de Natal de "O Tal Canal" [1983-84] de Herman José incluiu uma paródia ao anúncio intitulada "Disparates de Natal, que grande bacanal!" [no minuto 50:16]:



Muito obrigado ao Paulo Neto pelo link, não me recordava desta pérola!




Mais cromos sobre o Natal: "Natal na Enciclopédia".

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...