sábado, 21 de dezembro de 2013

A Tragédia do Voo Martinair MP495 (1992)


Tragédia é pouco para descrever este acidente que chocou o país, a cerca de uma dúzia de quilómetros da minha casa, tema de conversa e notícias para muitos dias. Numa Segunda-feira, 21 de Dezembro de 1992, ás 8:33 da manhã, o aparelho MacDonell Douglas DC-10 vindo de Amsterdão - prefixo PH-MBN - voo charter Martinair MP495, com 340 pessoas a bordo, despenhou-se no Aeroporto de Faro, causando 56 mortos (54 passageiro e 2 tripulantes)  e mais de 100 feridos graves. A grande parte das vítimas era originária dos Países Baixos.
O desastre ocorreu nas fases finais de aterragem, bem perto do solo e a péssima visibilidade e a forte tempestade contribuiram para uma violenta aterragem que fracturou o trem principal de estibordo e fez explodir o tanque de combustivel da asa direita, partindo o avião em dois.

No Youtube é possivel ver noticiários do dia, quando ainda havia muita informação contraditória:
Vídeo amador dos destroços:





Mais detalhes na Wikipedia: "Voo_Martinair_MP495".

Decidi escrever sobre este desastre depois de ter visto que o Grupo do Facebook "Faro Caixa de Memórias" publicou esta colagem de imagens por ocasião do aniversário desta tragédia:
Faro Caixa de Memórias

Além dos noticiários, recordo-me de ver ao longe o destroço, tombado perto das pistas do aeroporto. Nessa altura eu era um miúdo, e desastres semelhantes eram apenas coisas que aconteciam muito longe, e vinham nos jornais e noticiários, mas desta vez foi quase na vizinhança... É incrível que tenha sido já há 21 anos...

Actualização:
Em 2015, por altura do 23º aniversário da tragédia do Voo Martinair MP495 o jornal Barlavento publicou uma reportagem sobre a intenção de Pedro Fernandes em publicar em livro a sua investigação aos acontecimentos do dramático dia, que além dos factos e pormenores mais técnicos incluirá os emocionados depoimentos de sobreviventes e testemunhas. Segundo a reportagem, na Holanda - de onde eram originárias a maioria das vitimas - já foram publicados pelo menos um par de livros sobre o assunto, mas as editoras portuguesas não têm demonstrado interesse...
Mais detalhes: ["O Dia Em Que o Céu Chorou" | Barlavento].




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...