quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela



A maioria dos meios de comunicação há meses que devem ter preparado o obituário de Nelson Mandela, desde que o seu estado de saúde se deteriorou. Eu como gosto de improvisar, deixo sempre tudo para a ultima da hora, e parece que - depois dos falsos alarmes de Junho passado - Nelson Mandela faleceu, aos 95 anos de idade.
Mais detalhes: Público - Morreu Nelson Mandela: A liberdade como obra

Nem vou tentar abordar todos os aspectos desta personalidade sobre a qual nas ultimas décadas tanto se falou, escreveu, filmou. Depois de o jovem advogado liderar a resistência não violenta, e ser aprisionado pelo regime racista da África do Sul, tornou-se famoso a nível mundial e a cara pela luta contra o Apartheid, o racismo legalizado pela minoria branca da África do Sul, também combatido com métodos não "não violentos". Depois de encarcerado quase 30 anos, o seu discurso era menos radical e mais conciliador das facções em confronto, que culminou com a sua eleição como o primeiro presidente negro da África do Sul, carinhosamente apelidado de Madiba.
A Wikipédia tem um bom resumo da sua controversa vida politica e pessoal : 'Nelson "Madiba" Mandela'.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...