sábado, 31 de março de 2012

Tron (1982)


Finalmente, depois de anos a ouvir rasgados elogios a esta aventura no mundo interior dos computadores, decidi-me a assistir ao "Tron" de 1982. E não era nada do que eu estava à espera. Mas, pelos bons motivos!

Apesar de, obviamente, os efeitos estarem datados, "Tron" não parece ter sido feito há 28 anos. Envelheceu muito bem, sem dúvida decerto ao bom ritmo com que é montado, sem momentos mortos, mas sem se deixar deslumbrar pela acção ou pelos efeitos visuais - que na altura eram do mais avançado (em efeitos ópticos, animação e computador), e que apesar de ao nossos olhos de 2010 parecerem primitivos, conseguem integrar humanos e gráficos e proporcionar sequências satisfatórias e mais emocionantes do que a maioria dos filmes actuais que dependem dos efeitos CGI conseguem. A história é simples: Flynn (Jeff Bridges) é um programador que tenta invadir o sistema da sua antiga companhia para encontrar provas de que os jogos de sucesso criados por eles foram roubados e vendidos pela companhia. O programa que governa o sistema, transporta-o para o mundo virtual, obrigando Flynn a participar em violentos jogos  mortais contra outros programas. A chave para Flynn regressar ao mundo real é Tron (Bruce Boxleitner), um heróico programa de segurança e exímio lutador dos jogos.
Surpreendente é o aspecto religioso, em que os programas que habitam o mundo virtual adoram os usuários, os seus criadores, como Deuses.
Agora, depois de perceber o impacto que este filme - revolucionário para a época - causou, estou pronto e ansioso para ver o próximo "Tron: Legacy".



Actualização: Recentemente consegui digitalizar o conteúdo de algumas cassetes VHS, e uma delas, com gravações da RTP, o Canal 1, de 1991, incluia esta pequena promo, anúncio ao filme "Tron", a ser exibido no Domingo, 20 de Outubro de 1991:


A narração do anúncio:

"Uma história de aventuras num universo fantástico
O jogo de todos os perigos num computador com vida própria
Jeff Bridges no principal papel desta produção dos Estúdios Disney

Domingo em Primeira Matiné: Tron"


Trailer de 1982:




Trailer "Moderno" feito por um fã:


Tron (1982)

Realização: Steven Lisberger
Produção: Donald Kushner
Argumento: Steven Lisberger, Bonnie MacBird
Música: Wendy Carlos
Elenco: Jeff Bridges, Bruce Boxleitner, David Warner, Cindy Morgan, Bernard Hughes, Dan Shor, Peter Jurasik.
Género: Ficção Científica
Duração: 96 minutos
Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tron





Texto publicado anteriormente no CINE31: "Tron" [1982].

Recomendado:
"Tron - A estreia em Portugal" um artigo dedicado à estreia de Tron em território nacional em 1982.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. Muito melhor do que o Tron Legay. Porque, lá está, os efeitos especiais podem estar datados, mas estão lá para ajudar a contar uma história, enquanto que no Legacy...

    Vá lá que este texto já foi retirado do cine31, senão ia perguntar-te como podias ver em 2012 com "olhos de 2010" :D

    ResponderEliminar
  2. eheheh, pois é, 2010 LOL na altura quando escrevi isto ainda não tinha visto o Legacy, e concordo contigo, gosot mais do de 1982. O Legacy tem estilo e grande banda sonora, mas o resto podia ter sido muito, muito melhor :) talvez o 3 melhore

    ResponderEliminar
  3. também sou da opinião que este Tron original é superior ao legacy. Gostei do Legacy, é um festim visual e sonoro mas em termos de conceitos, é um pouco mais vazio.
    O original Tron, está repleto de grandes ideias aliadas à paranoia dessa época: a informática como um mal nefasto.
    Apesar de datado tecnicamente, o efeito visual que o filme deixa ainda me é de tremenda admiração.

    ResponderEliminar
  4. bem falado e resumido! :D Agora resta ver o que vão fazer na sequela :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...