domingo, 4 de março de 2012

Poltergeist (1982)




Relembro aqui o "amaldiçoado" (mas isso é outra história) filme "Poltergeist" (1982), o primeiro de uma trilogia de histórias de fantasmas, que tenho em casa numa versão VHS legendado em sueco, ou coisa que valha. E tem uma participação especial do Darth Vader (vejam no trailer).




A história é bem simples, mas combina bem os tradicionais elementos de terror mais orgânicos com o terror mais tecnológico da televisão, que absorve as inocentes crianças, quase literalmente. Uma familia norte-americana num subúrbio vê toda a sua rotina alterada por acontecimentos inexplicáveis, num crescendo que só podia acabar em conflito directo com as criaturas sobrenaturais.



Realizado por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg. As más línguas e rumores afirmam que Spielberg fez bem mais do que produzir o filme. Numa das cenas finais foram usados esqueletos reais, ao que parece, mais baratos que os de plástico! Poltergeist foi o maior sucesso do género de terror do ano, e nomeado para 3 Oscares: Melhor Banda Sonora, Melhor Montagem de Som e Melhores Efeitos Visuais
Poster Nacional, in "Diário de Lisboa" de 1982/10/28.


O filme estreou nos EUA em 4 de Junho de 1982, e o IMDB indica que a estreia em Portugal foi a 28 de Novembro do mesmo ano. No entanto, pesquisando em jornais da época consegui identificar a verdadeira data como sendo 28 de Outubro de 1982, com o título "Poltergeist, o Fenómeno". Seguem alguns recortes da altura:

A sala de estreia, no S. Jorge, com a classificação "Não aconselhável a menores de 18 anos":

A crítica de Jorge Leitão Ramos, em que se fala da nova relação entre produtores, tarefeiros e autores em Hollywood, a geração de Spielberg e George Lucas:

in "Diário de Lisboa" de 1982/10/28.
 Versão mais resumida e menos azeda:
in "Diário de Lisboa" de 1982/10/28.



Saiba mais: Poltergeist [1982] - Wikipedia





Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Texto actualizado em 2014/06/05.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...