domingo, 4 de março de 2012

Tintim



Protagonista de banda desenhada, filmes e séries de TV, Tintim é o reporter mais famoso do Mundo.
Já abordado na "Caderneta de Cromos nº 380: Tintin" [Ouvir/Downlaod Podcast].
Mais detalhes sobre o personagem:


Nome: Tintin (em francês)

Primeira aparição: 10 de Janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle.

Autor: Georges Prosper Remi (Hergé)

Quem é: Jovem repórter e aventureiro belga, nunca recua perante as adversidades e nunca hesita em defender os fracos e oprimidos, mesmo com o risco da sua vida.

Umas das séries de Banda Desenhadas europeias mais famosas em todo o mundo, “As Aventuras de Tintim” (Les aventures de Tintin), a que Hergé imprimiu um estilo de desenho e narração característicos, foram publicadas em semanários e no final de cada história esta era reunida em um álbum, totalizando 23 álbuns. Até aos dias de hoje terão sido vendidos mais de 200 milhões de cópias, e traduzidas para mais de 50 línguas. Além disso, foram diversas vezes adaptadas a outros meios, como o teatro (Tintin aux Indes, ou le Mystère du diamant bleu,em 1941), a TV e o cinema. Desde o inicio das suas aventuras, Tintim era acompanhado pelo fiel e inteligente cão Milu, mas posteriormente muitos mais personagens carismáticas foram sendo acrescentadas ao universo de Hergé, que sofreu diversas adaptações e mudanças, reflectindo o espírito das décadas atravessadas pelo intrépido repórter, que no entanto permanece jovem durante quase todo o século XX. Durante as décadas de histórias o autor foi acusado de racista, fascista, colonialista, cruel para os animais, de usar poucas mulheres nas histórias e de outras polémicas relacionados com certas sequências dentro das histórias, que reflectiram o mundo da altura em que foram escritos. Assim, muitas aventuras têm sido reeditadas, com sequências alteradas para se adaptar aos nossos tempos mais politicamente correctos.




ALIADOS E AMIGOS:

  • MILU (Milou) – Pequeno mas corajoso e inteligente, este fox-terrier branco é extremamente fiel a Tintim, salvando-o de inúmeros perigos.
  • CAPITÃO ARCHIBALD HADDOCK - Ex-oficial da marinha, amante da boa pinga e de algazarra. Colérico e trapalhão mas de bom coração, é um companheiro precioso nas aventuras que vive com Tintim.
  • PROFESSOR TRIFÓLIO GIRASSOL (Tryphon tournesol) - O genial inventor distraído, desajeitado e ainda por cima quase surdo.
  • DUPOND e DUPONT – Par de polícias trapalhões. Estes investigadores insólitos parecem gémeos mas não têm qualquer relação familiar.

INIMIGOS:

Agentes russos, gangsters, traficantes de ópio, falsificadores de dinheiro, espiões, e outros corruptos e criminosos avulsos.


TINTIM NOUTROS MEDIA:

NA TV:
  • As Aventuras de Tintim, por Hergé (Les Aventures de Tintin, d'après Hergé). 1958- 1963. 104 Episódios.
  • As Aventuras de Tintim (Les Aventures de Tintin) – 1991-1992. 39 Episódios.
NO CINEMA:
  • 1947. Le crabe aux pinces d'or (O caranguejo das tenazes de ouro). Animação com Marionetas.
  • 1961. Tintin et le mystère de la Toison d'Or (Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro). Imagem Real.
  • 1964. Tintin et les oranges bleues (Tintim e as laranjas azuis). Imagem Real.
  • 1969. Tintin et le temple du soleil (Tintim e o templo do sol). Animação.
  • 1972. Tintin et le lac aux requins (Tintim e o lago dos tubarões). Animação.
  • Segundo a Wikipédia “(…)em novembro de 2002, a Dreamworks comprou os direitos cinematográficos de toda a série. Em 15 de maio de 2007, Steven Spielberg e Peter Jackson oficializaram a realização de uma trilogia adaptada das histórias, a ser realizada em computação gráfica e motion capture.(…)” A primeira parte estreou em 2011, com o actor Andy Serkis ( o Gollum de trilogia Senhor dos Anéis) como o Capitão Haddock, e Simon Pegg e Nick Frost como Dupond e Dupont; e claro, Jamie Bell como Tintim.



Adaptado do texto original no CINE31: "Tintim - 80 Anos de Aventuras" (2009).



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Um dos meus desenhos favoritos!! Mesmo hoje que reconheço a grande mentalidade colonialista (que tem muitas coisas boas apenas para quem é europeu) gosto imenso.

    Li todos os livros na biblioteca duma de muitas escolas que frequentei(!! um pouco como as crianças filhas de pais com profissões circenses), incluindo aquele dos Sovietes e o póstumo (?) Alfa-Arte.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...