domingo, 4 de março de 2012

Asterix e Obelix

Uma dupla que já merece um cromo da Caderneta!!

Recordo o que escrevi na altura do 50º Aniversário das aventuras de Asterix e Obelix:


Ao entrar no Google a imagem do cabeçalho de hoje recordou-me de que este ano se comemora o 50º Aniversário da criação da dupla de gauleses mais conhecida do mundo da Banda Desenhada (e do Cinema, com 8 filmes de animação e 3 de imagem real, até ao momento) , Astérix e Obelix.

Depois de ver o banner do Google, naveguei pelos mares da memória e lembrei que um dos livros mais divertidos que me lembro ter lido na infância é "O escudo de Arverne (Le bouclier Arverne)", recheado de momentos hilariantes. Que me lembre foi o único livro do Astérix e Obelix que foi mesmo meu, oferecido no Natal ou algum aniversário. Talvez ainda sobreviva nalgum caixote na arrecadação...




E como é exactamente hoje (29 de Outubro 2009) que se assinala os cinquenta anos da primeira publicação ficam embaixo excertos do Jornal de Noticias e da Wikipedia:


" Há exactamente 50 anos, a 29 de Outubro de 1959, surgia nas bancas francesas a revista "Pilote". Nela, fazia a sua estreia um certo Astérix, que viria a tornar-se um dos mais conhecidos heróis de banda desenhada de sempre. À partida, nada o parecia indicar. O titular da série era baixo, pouco vistoso e mais astuto do que inteligente. Ao seu lado, caminhava um gigante desajeitado, sempre com um menir - um calhau! - às costas, incapaz de controlar a sua força excessiva. Na sua aldeia, habitavam um chefe com pouca autoridade, um peixeiro com horror a peixe fresco, um bardo com voz de cana rachada, um ferreiro que usava o martelo mais para bater neste último do que para trabalhar na forja e diversos outros exemplos a não seguir. A isto há que acrescentar que todos tinham nomes acabados em "ix" e que sistematicamente andavam à pancada entre si, excepto quando se entretinham a bater nos romanos entrincheirados nos campos fortificados que rodeavam a sua aldeia. (...) Astérix estreou-se em Portugal a 4 de Maio de 1961, a preto e branco, no nº 1 da revista "Foguetão", dirigida por Adolfo Simões Muller que já tinha estreado Tintin entre nós. O herói gaulês passou também pelas páginas do "Cavaleiro Andante" e do "Zorro", antes de se fixar na "Tintin", em 1968. Um ano antes, a Bertrand editara o seu primeiro álbum em português."

in Jornal de Noticias (29/10/2009) - ver texto completo


Astérix e Obelix no Cinema (Wikipedia):

Animação:

* Asterix, o Gaulês (Astérix, le Gaulois) - 1967
* Asterix e Cleópatra (Astérix et Cléopâtre) - 1968
* Os 12 Trabalhos de Asterix (Les 12 travaux d'Astérix) - 1976
* Asterix e a Surpresa de César (Astérix et La Surprise de César) - 1985
* Asterix Entre os Bretões (Astérix chez les Bretons) - 1986
* A Grande Luta (Astérix et le Coup du menhir) - 1989
* Asterix Conquista a América (Astérix et les indiens) - 1995
* Asterix e Obelix e Os vikings (Astérix et les Vikings) - 2006

Imagem real:

* Asterix e Obelix contra César (1999) - De Claude Zidi. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix)
* Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002) - De Alain Chabat. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix).
* Asterix nos Jogos Olímpicos (2008), com Gérard Depardieu (Obelix) e Clovis Cornillac (Asterix)
* Astérix et Obélix: Au service de sa Majesté (previsto estrear em Outubro de 2012), com Gérard Depardieu (Obelix).

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. Dos filmes animados, tenho 3 gravados em VHS, 2 em língua francesa, Asterix, o Gaulês e Os 12 Trabalhos de Asterix, e outro em brasileiro, Asterix e a Surpresa de César. Gosto muito mais dos franceses! :D

    ResponderEliminar
  2. acho que vi alguns desses na televisão, mas já foi há tempo demais para lembrar de detalhes :)

    ResponderEliminar
  3. Recentemente, comecei a investigar sobre os filmes do Ásterix animados, e sinceramente, adorei! Chegam a ser melhores, na minha modesta opinião, que os filmes de imagem real, que eu adorei também.
    O que eu mais gosto de ver é os romanos a irem pró ari com as murraças do Gaulês e do Óbelix.
    Os filmes "Ásterix, o Gaulês", e "Ásterix e Cleópatra" foram exibidos em 1990 na "1ª Matinée", o segundo foi no dia em que estreou em Portugal a novela "Tieta".
    Vi os dois no meu leitor de DVD's, com a dobragem brasileira original, e adorei, mas os DVD's estavam uma vergonha, pois os DVD's são da Biblioteca Municipal, e os miúdos da minha terra, contra mim falo, não sabem estimar as coisas, e sómente estragam os filmes.
    Tiveram que retirar da circulação o filme "A Bela Adormecida", porque eu tentei ver o filme, mas não consegui, parecia que tinham esfregado o DVD com palha d'aço. O mesmo aconteceu com filmes fantásticos como "O Homem que Veio de Longe" com James Stewart ou "Amor Sem Barreiras" com Natalie Wood.
    Os filmes "Os 12 Trabalhos de Ásterix", "Ásterix contra César" e "Àsterix na Bretanha", mais tarde foram exibidos também na RTP/1, também com sucesso. Também tentei ver o 3º filme, mas o filme chega ao meio e pára.
    Neste Domingo, caso nada corra mal, vou tentar ver "Ásterix contra César", e um dia destes verei o "Àsterix na Bretanha".
    Isto sim, é que era cinema de animação.
    Hoje, os filmes de animação continuam tão bons como sempre, mas muitos deles já não conseguem chegar ao patamar dos clássicos como "Branca de Neve e os Sete Anões", o melhor deles todos, "Pinóquio" ou "A Bela Adormecida". E já disse o meu avô, que não aprecia o género, nem sequer gosta dos referidos filmes: «Quem faz estes filmes, tem muita ciência e não é parvo nenhum".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Asterix lembro-me de ver alguns na RTP. Adoro animação, mas pouca coisa vi da Disney. E quando já tinha acesso a VHS e DVDs preferi entrar no mundo da animação japonesa. Claro que não sou nenhum especialista, e vejo filmes animados ocidentais :) mas não troco 1 "Princesa Mononoke" por 1000 Shrecks

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...