domingo, 4 de março de 2012

David, O Gnomo (1985-86)


Era inevitável que o primeiro cromo da Enciclopédia fosse sobre o meu homónimo "David, o Gnomo" (só partilhamos o primeiro nome, no meu BI diz que tenho 1,74cm de altura!). Além disso, a personagem já foi "cromada" por Nuno Markl e eu próprio tive direito a ser mencionado na emissão seguinte da Caderneta de Cromos, graças aos seios de uma jovem gnoma. Isto é, graças ao scan de páginas de uma revista de "David, O Gnomo" dos anos 80, onde é exibida uma gnoma em topless! Belos tempos de animação infantil! Como curiosidade, para ser exibida nos EUA, foi censurada, por exemplo, quando Lisa é mostrada a dar de mamar aos filhos gémeos.

"David, O Gnomo"
Sobre esta clássica série de 26 episódios - estreada na Espanha a 26 de Outubro de 1985 - produzida pela BRB Internacional [Dartacão, Willy Fogg, etc] e TVE, que despoletou uma avalanche de merchandising, a Wikipedia tem a dizer:

"David, el Gnomo (em Portugal intitulado David, o Gnomo) é uma série de desenhos animados de origem espanhola, emitida originalmente pela primeira vez em 1985, que narra as aventuras no bosque do gnomo David e a sua família, com um importante componente educativa em temas como ecologia, amizade e justiça.
A série é baseada nos livros De oproep der Kabouters e Leven en werken van de Kabouter, dos neerlandeses Will Huygen e Rien Poortvliet, escritor e ilustrador, respectivamente."
A minha investigação nos arquivos do "Diário de Lisboa" localiza a estreia de "David, O Gnomo" em Portugal no dia 18 de Abril de 1987, nas manhãs de Sábado da RTP, entre os desenhos animados  "Reino dos Monchichis" e a série nacional "Os Amigos do Tejo".


Genérico inicial:

Genérico final: "David El Gnomo" [Youtube]
Genérico norte-americano: "The World of David the Gnome" [Youtube]

Personagens:

  • David - O protagonista, um gnomo do bosque com 399 anos de idade e 15 cm de altura. É médico e sempre em missão para ajudar os animais do bosque e outros gnomos.
  • Lisa - a esposa de David e mãe dos gémeos Noelia e Harold. Dona de casa, mas também acompanha David nas suas aventuras.
  • Swift - a rápida e fiel raposa que transporta David onde for necessário.
  • Trolls - Os inimigos dos gnomos, esta raça monstruosa é representada na série pelos trolls Pot, Pat, Poopey e Holley. Quando expostos directamente á luz do Sol, transformam-se em pedra.
Videos relacionados:


Há algum tempo, incluí o emocionante final desta educativa série [ver cena no Youtube] - que nos recorda o ciclo de vida da Natureza - numa video colectânea dedicada á animação dos anos cromos:


Depois de ouvir no dia 24 de Janeiro o cromo da "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl sobre o "David O Gnomo", enviei para o Facebook da Caderneta a curiosa foto que imediatamente despertou o interesse do próprio Markl, que a referiu no inicio do "Cromo 897 - Memórias Musicais".


Podem ver a revista completa, aqui no meu blog "C31 Collector's Edition": "David, O Gnomo nº 4"
Podem saber mais detalhes no excelente blog português "Desenhos Animados": "David el Gnomo".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Patxi Andion, que interpreta a excelente canção de abertura, é um cantor muito conhecido em Portugal 8segundo o wikipedia foi revelado em Portugal pelo programa Zip-Zip de 1969)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...