domingo, 15 de dezembro de 2013

A Viagem do Mimi (1984)

por Paulo Neto

Há dias abriu-se mais uma janela de memória na minha mente. Muitos anos depois, lembrei-me de uma série juvenil ao estilo de "Os Roberts" que se passava a bordo de um navio e que um dos tripulantes era uma rapariga surda chamada Sally Ruth. Fui pesquisar na net e não é que descobri que no elenco está um muito jovenzinho Ben Affleck?


"A Viagem do Mimi" é uma série educativa americana de 1984 e exibida uns anos mais tarde na RTP 2. Comandados pelo Capitão Granville (Peter Marston), dois cientistas rumam à costa de Massachusetts para um recenseamento da população de baleias naquela área marítima. São eles o Dr. Ramón Rojas (Edwin De Asis) e a Dra. Anne Abrams (Victoria Gadsen). A bordo também seguem a assistente deficiente auditiva de Anne, a já referida Sally Ruth Cochran (Judy Pratt), dois estudantes de liceu convidados pelos dois cientistas Arthur Spencer (Mark Graham) e Rachel Fairbanks (Mary Tanner) e C.T. (Ben Affleck) o neto do capitão.



Cada episódio dividia-se em duas partes: um com a história e a outra sobre a pesquisa e investigação relacionado com a oceanografia apresentada por um dos membros mais jovens do elenco.
Recordava-me sobretudo das duas personagens femininas, a Rachel e a Sally Ruth, que demonstravam serem desembaraçadas a bordo do navio, apesar das desconfianças do Comandante e das aparentes limitações (a idade de uma e a surdez da outra). 

Pelo que pude apurar, a série termina de forma dramática com o Capitão Granville a enfrentar uns caçadores de baleias e terminava a levar com um arpão e deitado numa poça de sangue. Mas em 1988, ficar-se-ia a saber que ele sobreviveu, pois Peter Marston e Ben Affleck retomaram os seus papéis para uma segunda série, onde avô e neto levavam mais uns cientistas a bordo do Mimi para mais uma expedição, desta vez rumo a América Central para estudar a civilização Maia. 

O barco que dava à nome à série foi construído em França em 1934, foi apropriado pelos Nazis na Segunda Guerra Mundial. O actor Peter Marston foi proprietário do Mimi entre 1988 e 1999, e utilizava-o para visitas escolares. O barco foi demolido em 2011. 

O YouTube tem todos os episódios da série disponíveis.   

1.º episódio:




  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...