domingo, 4 de março de 2012

He-Man e os Mestres do Universo


As aventuras televisivas de He-Man e os Mestres do Universo (He-Man e os Donos do Universo) já foram abordadas "Caderneta de Cromos nº 208 - "He-Man" [Ouvir/Download do Podcast].
Um clássico da animação dos anos 80! Eu ainda cheguei a ter uma figura articulada do Skeletor.
Ainda há poucos dias as minhas memórias de infância foram destroçadas, quando num podcast o He-man foi descrito como um bárbaro gay. E pensando bem, e não é que têm razão? Um gajo que combate o Mal em tronco nú e cuecas "fofinhas"? Como não reparei nisso antes?

Agora a sério, basicamente, a série era um reclame de quase meia hora ás figuras e acessórios da linha de brinquedos "Masters of the Universe" que fizeram as delicias de crianças nos 80 e continuam a fazer as delicias de coleccionadores adultos hoje em dia. O herói protagonista era o pacato e medricas Príncipe Adam, que em tempos de necessidade erguia a sua espada mágica e era transformado no homem mais poderoso do Universo:  He-Man. Pior que  disfarce do Super-Homem, He-Man era igualzinho a Adam, apenas mais bronzeado. O vilão de serviço era o cadavérico Skeletor, sempre rodeado de vilões incompetentes. E para lidar com essa horda de criaturas malvadas, He-Man contava sempre com os seus aliados, os diversos Mestres do Universo (nada pedante, hein?) para defender o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull.



Assistam aqui a um divertido video feito por fãs (acho que são fãs...). Por cá foi exibida com o título "He-Man e os Donos do Universo", mas ficou conhecida apenas por "He-Man".

The New Adventures of He-Man (1989 - 1992)Este video é de uma série nova do He-man que durou 65 episódios, mas não sei se isto passou em Portugal...Agora He-man já tem calças mas ainda tem um look...bem...sem comentários




He-Man and The Masters Of The Universe (2002) - E em 2002, no Cartoon Network, He-man voltou às tangas...


Masters of the Universe: The Movie - Pois é, em 1987 fizeram um filme com Dolph Lundgren no papel de He-Man. Sou o feliz proprietário de uma versão em VHS, mas recordo apenas que entra a Courtney Cox e que maior parte do filme se passa na Terra (alguém ai disse: "poupar dinheiro em cenários e efeitos"? Nãooooo). Não encontrei nenhum trailer mas fica ai um video que alguém fez e colocou no Youtube. Entretanto encontrei um trailer:




Em Julho  de 2021, He-Man regressou ao pequeno ecrã, pela mão do gigante do streaming Netflix e de Kevin Smith, numa sequela directa da série animada original dos anos 80s.  
 

"Masters Of the Universe: Revelation" foi alvo de polémica, muito antes da estreia, principalmente porque relega He-Man para segundo plano e coloca o protagonismo em Teela. E claro por outros queixinhas das redes sociais em busca de clicks.
O trailer:

 
Prefiro o teaser, ao som de "Holding Ou For A Hero":
 
Algumas das dezenas de figuras e veículos comercializados nos anos cromos:

Só recentemente consegui realizar um dos meus sonhos de infância e ser o possuidor do mítico playset "Castelo de Grayskull" [veja todas as fotos aqui]. Publicidade da época: aqui.


Reencontrei recentemente os "restos mortais" da minha figura do He-Man, made in Taiwan, 1981:


Também adquiri há uns anos uma boa colecção de revistas de banda desenhada do He-Man:

Tenho também uma caderneta de cromos, quando a fotografar acrescento aqui.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

8 comentários:

  1. Viva

    Pois realmente o He-Man deixa saudades.
    A propósito, é Skeletor e não Skeleton como tens escrito aí!

    Grande abraço

    NM

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno, obrigado pela correcção! :D Grande gaffe!! Corrigido!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Grande febre que isso era. Hoje em dia, quando vemos um episódio nota-se que aquilo é fraquinho mas na altura... o que eu sonhei com isso. E tenho a caderneta completa. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. completa? ena! :D Na minha faltam vários. Há poucos anos tentei ver 1 ou 2 episódios do inicio da série, mas desisti, eram mesmo fraquinhos :D a nostalgia pode ser uma coisa tramada!

      Eliminar
  5. Um dos meus heróis favoritos até hoje! Não percebo o fato de o chamarem gay só pelo look sinceramente, até porque em um dos episódios da She-ra ele mostra interesse numa rapariga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humor básico, quem não fez que atire a primeira pedra! Além disso, ser ou não ser gay, não é uma ofensa (pelo menos em parte do Mundo). :)

      Eliminar
  6. Fazer do He-Man um herói gay é uma coisa dos anos 2000 em diante. He-Man é um bárbaro. Tal como o Conan, que nunca foi chamado de gay e tb usa cuecas fofinhas e anda maioritariamente em tronco nú, é suposto os bárbaros terem pouca roupa. Pelo menos na mente fantasiosa do homem moderno. A palavra Bárbaro deriva de uma palavra latina que classificava os povos estrangeiros que não eram tão civilizados como o homem romano ou grego. O significado real é estrangeiro. Os Bárbaros não andavam nús no seu dia a dia, mas existiam povos ditos "Bárbaros" que iam para as batalhas completamente nús para intimidar os inimigos e principalmente os povos civilizados que viam a nudez como algo chocante e animal...

    Mas isso toda a gente sabe...o que muitos não sabem é que Mark Taylor, o primeiro dos criadores de He-Man, tinha em mente um bárbaro tipo conan que vivia numa terra imaginária e que tinha inimigos do mais horrendo possivel. Este bárbaro evoluiu para He-Man que segundo as lendas de Eternia que poucos leitores e fãs conhecem é descendente de um grande rei e une-se num futuro imaginário a Teela que passa a ter funções como Sorceress of Grayskull. Adam sobe ao trono de Eternia pouco depois e é o seu filho Darius que passa a carregar a responsabilidade de ser o He-Man do seu tempo. É este He-Man, que é um título e não um nome (muito como se pensa que aconteceu com Merlin das lendas arturianas, que pensa-se que era um título e não uma pessoa). O conceito de He-Man vai, a meu ver, muito para além do nome e do estereotipo Gay. He-Man é um símbolo, uma força, um modelo...quando o personagem diz "I Have the Power" está a dirigir-se a todos...a dizer que em alguma altura das nossas vidas, senão todas as alturas nos temos o poder, o poder de mudar, de ser, de fazer, de tornar o mundo melhor. Pelo menos é o que penso e vale o que vale...não é à toa que cada vez que vemos a sequência de transformação ou o genérico da série, nos arrepiamos, paramos para ouvir e ainda nos fascinamos por tudo o que acontece. He-Man é muito mais do que isso, vai para além de tudo o que possa ser conotado ou marcado. Mas se querem que ele seja um herói Homossexual (gay é uma palavra errada pois significa alegre e alegres somos todos em quase todos os momentos das nossas vidas), que seja um herói homosexual...eu nunca o vi assim e como para mim o Conan e o He-man caminham lado a lado não tenho qualquer dúvida sobre um dos maiores heróis do meu tempo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...