quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tico e Teco Comando Salvador / Chip ‘n Dale Rescue Rangers (1989-1990)


"Tico e Teco Comando Salvador", é o nome tuga da animação norte-americana "Chip ‘n Dale Recue Rangers" que esteve no ar entre 1989 e 1990. No Brasil ficou conhecida por "Tico e Teco e os Defensores da Lei". Apesar da estreia em 1989, no ano anterior foi exibido um episódio especial para promoção. E a estreia oficial foi feita na forma de um filme de duas horas - "Rescue Rangers: To The Rescue", que mais tarde foi repartido em cinco episódios.


Nunca fui grande fã dos filmes Disney, mas as séries animadas orientadas para a aventura já se me apresentavam mais interessantes. No meu top estão os “Duck Tales”, e a seguir este “Chip ‘n Dale Recue Rangers”.

Os já conhecidos esquilos Tico e Teco, que durante décadas se passearam em pelota pelos ecrãs e páginas Disney, passam a vestir-se de Indiana Jones e Thomas Magnum (Magnum P.I.), respectivamente (como podem ver nas fotos acima) e abrem uma agência de detectives para combater o crime.

O principal vilão é o mafioso Fat Cat (foto acima), porém outros gangsters e até um inventor maléfico vão dificultar a vida a Tico (Chip, o elemento sério e responsável do grupo - com a voz da actriz Tress MacNeille, a responsável de muitas vozes nos Simpsons, Futurama, etc) e Teco (Dale, o irmão irresponsável, divertido e louco por doces - com a voz de Corey Burton, que podem reconhecer como Spike Witwicky na série dos Transformers Em Acção, entre outros).

Mas os dois manos têm ajuda: o rato amante de queijo Monterey Jack (nas primeiras 3 temporadas teve a voz do eterno Optimus Prime: Peter Cullen; e nas restantes de Jim Cummings), a mosca Zipper (novamente Corey Burton, a voz de Dale) e a genial inventora Gadget Hackwrench (Tress MacNeille, a mesma voz de Chip), uma ratinha que vai ser disputada pelos dois irmãos ao longo das três temporadas e um total de 65 episódios. Além dessas relações inter-espécies, apenas pelo visionamento do genérico inicial constatamos a ocorrência de violência doméstica entre os dois irmãos, além do ocasional travestismo.



O Genérico inicial:


Não é uma série tão reconhecida pelo grande público, no entanto, uma das personagens - Gadget Hackwrench - até gerou um culto, sim, um culto religioso, na Rússia. Não consigo confirmar a veracidade da notícia, mas, porque não? Decidam por vós próprios:  "Russian Nerds have started a cult arround Gadget Hackwrench Decidam por vós próp""Гаечка is love" .





Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. a partir de setembro esse desenho tico e teco vai voltar a passar no sbt

    ResponderEliminar
  2. Esta série passou em que ano e em que canal em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tico e Teco passou na RTP, creio que na altura chamava-se Canal 1, o ano ainda não estou certo.

      Eliminar
    2. Em 2008 repetiu, mas dobrado, no canal da Disney.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...