quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

7 Seconds - Youssou N’Dour & Neneh Cherry (1994)


Este “7 seconds” foi um dos grandes êxitos globais do inicio dos anos 90, e recordo claramente ouvi-lo vezes sem conta na rádio, pode-se dizer que fez parte da banda sonora do meu primeiro emprego de Verão -  nas férias grandes de 1994, numa oficina, entre peças de motor oleosas e os calendários de senhoras nuas nas paredes - creio que era a Rádio Cidade que estava sempre ligada. Era frustrante quando tínhamos que usar algum equipamento barulhento que abafava o som do rádio, que era a minha companhia durante os tempos mortos na oficina, com poucas distracções além da telefonia e os clientes habituais que vinham dar conversa. Mas, voltando ao assunto:


Incluída no álbum "The Guide (Wommat)" do senegalês Youssou N'Dour - um dos artistas africanos mais famosos - o single "7 seconds" esteve nos lugares cimeiros das tabelas musicais de 1994. A outra metade do duo foi a sueca Neneh Cherry (meia-irmã do também cantor Eagle-Eye Cherry), que juntou o tema ao seu album de 1996, "Man". A música, composta por Youssou, Neneh, Cameron McVey e Jonathan Sharp, é cantada em 3 línguas (wolof, francês e inglês) e aborda, segunda as palavras da própria Neneh Cherry “os sete primeiros segundos de vida de um recém-nascido, sem dúvida inconsciente dos problemas do mundo.” 

A letra é bem directa no modo como aborda o tema do racismo, e o videoclip, em preto e branco - realizado pelo francês Stéphane Sednaoui (vários videoclips de Alaniz Morrisette, Garbage, etc) -  representa uma amostra das diferentes etnias que povoam o planeta, num jogo de luzes, sombras,  desfoques e slowmotion, criando algumas imagens belas e perturbadoras.




Mais detalhes: 7 seconds [Wikipedia].

O videoclip:




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. A minha memoria é organizada por musicas e esta sem duvida é a musica do Verao de 94.

    Ha também um anuncio que eu via nesse ano que era do Gordon's. Era um homem a picar gelo e havia uma laranjeira, salvo erro. Adorava a musica. Nunca o encontrei por essa internet fora 😅

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...