segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Demis Roussos (1946-2015)


No dia que em a Grécia está nas bocas do Mundo pelas decisivas eleições, o país onde nasceu a democracia perdeu um dos seus artistas mais célebres: Demis Roussos (baptizado  Artemios Ventouris Roussos) com 68 anos de idade, depois de várias semanas hospitalizado. Julgava que o senhor fosse mais velho, mas como me dizem aqui ao lado, por ser gordo parecia mais envelhecido. Conheci o cantor grego - nascido no Egipto - através da colecção de discos de vinil dos meus pais, tal como provavelmente todos os da minha geração. Há uns anos depois de ouvi-lo na rádio online Nostalgie, pesquisei e fiquei fã de alguns temas da sua fase do grupo Afrodite's Child (já antes participara nos grupos The Idols, e We Five), quando partilhou palco com outro membro do panteão musical helénico: Vangelis (com quem gravou vários álbuns depois do final da banda, incluindo uma participação especial na célebre banda sonora de Blade Runner). Mas o maior sucesso global veio mais tarde na sua fase solo de cantor romântico com o seu estilo característico de voz potente e a música com inspirações mediterrânicas e árabes. Segundo a Wikipedia, vendeu mais de 60 milhões de albuns por todo o mundo. Em 1985, foi um dos reféns do voo TWA Flight 847.
Hei-de vasculhar as compilações e singles cá de casa para partilhar alguns convosco. Demis não tinha o aspecto de um galã elegante, mas decerto vários dos nossos leitores foram concebidos ao embalo de "Goodbye, my Love Goodbye", ou "Forever and Ever". 


"Goodbye, my Love Goodbye"

"Forever and Ever" (1976)

"We Shall Dance" (1971)

"It's Five O'Clock" (1970)

"Rain and Tears" (1968)

"The Four Horsemen" (1972)

"Quand Je T'Aime" (1987)

"White Sails" (1974)

"Lovely Lady Of Arcadia" (1974)

"My Only Fascination" (1974)




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...