sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Blocos Publicitários SIC (Novembro 1995)

por Paulo Neto

Aqui na Enciclopédia de Cromos, adoramos analisar blocos publicitários dos anos 80 e 90, graças aos vídeos dos mesmos disponibilizados no YouTube. É sobretudo interessante analisar os que são exibidos durante a quadra natalícia, habitualmente recheados de todo o tipo de potenciais presentes que miúdos e graúdos poderiam querer receber no Natal desse ano.
Neste artigo, analisaremos três blocos publicitários da SIC de 27 de Novembro de 1995, disponibilizados no YouTube, como não podia deixar de ser, pelo canal Lusitania TV, sem dúvida o maior especialista em desenterrar este tipo de artefactos audiovisuais. Como esse dia era uma segunda-feira, estes blocos foram exibidos durante os intervalos do espaço de cinema da segundas à noite na SIC, "Noite De Estreia", que nesse dia exibiu o filme "Royce" com James Belushi.
Embora embora só haja uma referência explícita ao Natal, pois ainda estávamos em Novembro, estes blocos já continham anúncios a vários produtos tipicamente vendidos como presentes de Natal, como brinquedos, perfumes, whiskys, relógios e discos. Ao mesmo, tempo vamos redescobrindo alguns programa exibidos na SIC na altura, dos mais lembrados como "Não Se Esqueça Da Escova De Dentes" a outros mais esquecidos.



0:00 Luís Nobre Guedes, uma das figuras mais notórias do CDS e então deputado do Parlamento Europeu, era o convidado da semana do programa "Crossfire", espaço de informação onde a cada semana uma figura da política nacional era entrevistada por Margarida Marante e Miguel Sousa Tavares. Nobre Guedes seria Ministro do Ambiente durante o governo de Durão Barroso.
0:28 "Crossfire" era patrocinado pelo whisky Chivas Regal. (E eis que surge a única referência natalícia com uma iluminada árvore de Natal).
0:32 Mesmo se os anos 90 eram tempos de prosperidade em Portugal, uma parte significativa da população nacional ainda vivia em extremas dificuldade. É o caso dos moradores de um pátio que vivem em casas sem água canalizada, numa situação que se arrastava há vários anos, uma situação a ser denunciada no programa "Praça Pública".
1:21 Um televisor Grundig Megatron 100mhz estava então na vanguarda da tecnologia. Mas duvido que, ao contrário do que se mostra no anúncio, seria possível que as coisas saíssem foram do ecrã, nomeadamente a bocarra de um crocodilo.
1:40 Imagens de um alegre jantar em família para ilustrar a qualidade da Carne Alentejana.
1:50 Um divertido anúncio aos telemóveis Nokia (do tempo em que ainda eram algo volumosos) onde um frade vê desvanecer a sua auréola de santidade diante da visão de uma bela mulher de branco.
2:10 Uma multiplicação de ecrãs ilustra este anúncio do whisky Cutty Sark. Não deixa de ser curioso a referência às alternativas audiovisuais de então (4 canais, parabólica, TV por cabo, clube de vídeo). Já agora, sabiam que o veleiro Cutty Sark, hoje um ex-libris da zona de Greenwich em Londres, pertenceu a uma empresa portuguesa entre 1895 e 1922? Durante esse período teve o nome de "Ferreira" e após uma recuperação após estragos num acidente de marítimo em 1916 de "Maria do Amparo", mas a sua tripulação chamava-lhe o "Pequena Camisola", que é a tradução literal do termo escocês cutty sark.
2:26 Imagens ternurentas de uma mulher, desde os seus tempos de criança até ela própria ser mãe, ilustram este anúncio às câmaras de vídeo Sony, ao som de "Days" de Kirsty McColl.
2:46 Ao contrário dos dias de hoje, a banca nacional parecia respirar saúde, como era o caso do agora defunto Banif. Neste anúncio, publicitava-se o seu crédito habitação, protagonizado pelo actor Philippe Leroux.
3:02 Um anúncio à cerveja Super Bock por entre várias das belas paisagens do nosso país. De referir que a voz do anúncio é a do recentemente falecido Jaime Fernandes.
3:47 Perante as aflições do pai com a canalização, três miúdos decidem construir uma arca de Noé com peças de Lego Duplo.
4:08 Os anúncios aos perfumes são um must desta época. Neste caso, um curto mas sensual anúncio em preto e branco a Eternity de Calvin Klein, com a top model Christy Turlington.
4:18 Também não podiam faltar as sugestões discográficas. E decerto que no Natal de 1995, a segunda colectânea N.º 1 do ano esteve no sapatinho de muitos portugueses, incluindo eu. Este volume não tinha a presença do Fido Dido na capa, mas estava recheado de vários sucessos da altura como "Over My Shoulder" dos Mike & The Mechanics, "Country House" dos Blur, "Dançam No Huambo" dos Kussondulola, "Scatman's World" de Scatman John e "Abreu" dos Black Company, além de que o rodapé indicava também a inclusão de temas de Céline Dion, Take That, Santos & Pecadores, Shaggy e Annie Lennox.
4:40 Mais um anúncio a bancos, desta vez ao Crédit Lyonnais, com imagens do velocista americano Leroy Burrell que nesse ano de 1995 tinha batido o recorde do mundo dos 100m em 9 segundos e 85 centésimos. No final, imagens de adeptos da selecção sueca de futebol, quiçá porque o azul e o amarelo também eram as cores deste banco. 
4:53 Um divertidíssimo anúncio à campanha de brinquedos dos hipermercados Jumbo, em que os adultos portam-se como crianças diante de tanto brinquedo, para grande espanto das verdadeiras crianças ali presentes. Onde era possível adquirir uma Sega Mega Drive por apenas 19990 escudos (menos de 100 euros).
5:30 O célebre Mimo, imagem de marca dos anúncios da TMN (actual MEO) nos anos 90.
5:35 Um artístico anúncio com espectaculares e precisos movimentos coreográficos, tal como a precisão dos relógios Raymond Weil.
6:05 Videocontos, uma colecção da Planeta Agostini que reunia em VHS adaptações animadas de várias histórias infantis.
6:18 Promo à telenovela "A Próxima Vítima".
7:01 ...que era patrocinada pelo leite Mimosa Especial Cálcio.
7:07 Anúncio à Grande Gala do Dia Mundial contra a SIDA, a ter lugar no Centro Cultural Belém no dia 1 de Dezembro, com a presença de grandes nomes da música nacional como Sara Tavares, Rui Veloso, Luís Represas, Lena D'Água, Helena Vieira, Rita Guerra e Luís Portugal.
7:32 Início da segunda parte do filme "Royce" em "Noite de Estreia", espaço então patrocinado pela Samsung.

 
0:02 Promo à série "Camilo & Filho", a sitcom que marcou o regresso de Camilo de Oliveira aos ecrãs nacionais, sendo a primeira de várias séries protagonizadas por Camilo, sempre com o seu nome no título. Mas ainda assim esta foi a mais marcante, tendo sido inesquecíveis as desventuras do sucateiro Camilo e o seu filho Alberto, interpretado por Nuno Melo. Infelizmente, os dois já não se encontram entre nós.
0:43 Os brinquedos Chicco patrocinavam "Camilo & Filho"
0:47 Promo a outro mítico programa da SIC da altura, o "Não Se Esqueça de Escova de Dentes". Como o Natal é quando a mulher quiser, Teresa Guilherme decidiu ter um programa especial de Natal em Novembro. Programa esse que conteve aquele que foi, tanto para mim como para Teresa Guilherme, um dos mais bizarros momentos do "Escova" quando um grupo de concorrentes vestido como figuras do presépio desataram à pancadaria no palco para ganhar uma viagem ao Brasil. (Ler sobre isto aqui). De referir ainda que Alexandra era a convidada musical e a aparição no fim de uma Lúcia Moniz pré-fama.
1:31 "Não Se Esqueça da Escova de Dentes" tinha patrocínio dos preservativos Control (o que de certa maneira fazia todo o sentido).
1:37 Um curtíssimo anúncio ao perfume Acenti da Gucci.
1:42 O então próximo ano de 1996 seria um ano para esquecer? Talvez comprando um Peugeot 106 ou 306, já que havia a possibilidade de se pagar a primeira prestação em 1997.
1:59 Outra vez o divertido anúncio à campanha de brinquedos do Jumbo.
2:34 Uma dissecação ao whisky Logan.
3:04 Os Rolling Stones editavam na altura o álbum "Stripped" que consistia em versões acústicas e ao vivo dos seus temas durante a digressão "Voodoo Lounge". Duas das faixas do álbum foram gravadas em Lisboa. Além de vários temas conhecidos dos Stones, havia também uma versão de "Like A Rolling Stone" (não podia ser mais apropriado!) de Bob Dylan.
3:25 Um senhor de grandes posses decide no último momento em vez de cavalgar até ao estábulo conduzir um Opel Astra, para aflição do motorista.
3:56 Imagens de cenas cómicas do tempo do cinema mudo ilustram o anúncio ao Dicionário do Português Básico, que podia ser adquirido em fascículos às quartas feiras com o Correio da Manhã.
4:16 Já falámos noutro texto de análise sobre este anúncio ao whisky Jack Daniels, onde os funcionários da destilaria se entretêm a jogar com rolhas enquanto o whisky envelhece.
4:46 O mercado discográfico natalício é sempre a ocasião perfeitas para vários cantores e bandas lançarem um álbum de greatest hits. Foi o caso dos Roxette que nesse ano de 1995 o seu álbum best of com o título "Don't Bore Us, Get To The Chorus" que reunia catorze dos maiores sucessos do famoso duo sueco como "The Look", "Dressed For Sucess", "Sleeping In My Car" e "It Must Have Been Love", para além de quatro temas inéditos. Eu tive este disco em cassete meses mais tarde.
5:08 Teresa Guilherme apresenta este anúncio ao Seat Cordoba onde a dita viatura é recebida em apoteose por uma multidão.
5:36 Nessa semana estreava em Portugal o filme "O Beijo" ("French Kiss"), comédia romântica com a então rainha das comédias românticas Meg Ryan e Kevin Kline.
5:51 Mais um anúncio ao Cutty Sark, desta vez parodiando os anúncios às chamadas de valor acrescentado.
6:11 Promo ao programa de apanhados "Minas E Armadilhas", apresentado por Júlio César e na altura com a presença da francesa Marlène Mourreau, uma actriz, pin-up e apresentadora que nesse ano foi candidata presidencial em França pelo Partido do Amor(!). Apesar de francesa e deste pequeno périplo em Portugal, Marlène fez a maior parte da sua carreira em Espanha. A promo termina em beleza com um trocadilho de trazer por casa.
6:38 Início da 4.ª parte do filme "Royce"



0:00 Um relembrar do que restava da programação para esse dia: o  "Último Jornal", a série animada "Comportamento Animal" (da qual se verá um episódio mais adiante) e o espaço de debate político "Flashback" (um antepassado da "Quadratura do Círculo").
0:53 Outra vez o anúncio dos televisores Grundig com o crocodilo.
1:14 Uma criativa dobragem a uma dramática cena com Jacqueline Bisset para publicitar as condições especiais para os clientes da Renault.
1:39 Outra vez o anúncio do Crédit Lyonnais com Leroy Burrell.
1:55 Anúncio ao segundo volume da colectânea do programa "All You Need Is Love", outro disco recheado de temas românticos como "Tell It Like It Is" de Don Johnson (sim, o Sonny Crockett também cantava!), "Toy Soldiers" de Martika, "I Want You To Want Me" dos Cheap Trick e "We're All Alone" de Rita Coolidge.
2:16 Mais um anúncio a whisky, desta vez à marca escocesa Grant's.
2:46 Vilamoura receberia entre 7 e 9 de Dezembro desse ano o 8.º Torneio de Golfe Grande Troféu Vilamoura.
2:54 Outra sugestão discográfica, desta vez vinda de Itália: "Paradiso" de Luciano Bruno, um cantor italiano radicado no Brasil, onde este interpretava vários temas conhecidos da "canzone italiana". Gosto do facto da voz-off dizer "Garanto que é bom".
3:14 Mais um anúncio do Crédit Lyonnais, desta vez com o ucraniano Sergey Bubka, a grande lenda do salto à vara, que nesse ano de 1995 tinha sido campeão mundial pela sétima vez e batido o último dos seus 14 recordes mundiais.
3:29 E mais um anúncio ao Cutty Sark, desta vez subvertendo os créditos finais dos filmes. Se repararem com atenção, notarão muitas trocas e baldrocas nos nomes escritos como por exemplo, Martin Lucas e George Scorcese ou Geena Ryder e Winona Davis.
3:44 "Vamos Curtir", o novo disco dos Starkids, uma espécie de herdeiros dos Ministars, onde estes versionaram temas como "Think Twice" ou "O Bicho".
4:05 De novo anúncio ao Opel Astra.
4:39 E de novo a promo ao programa "Crossfire" com Luís Nobre Guedes e árvore de Natal do Chivas Regal.
5:11 As seitas religiosas eram o tema do próximo programa de "Casos de Polícia" com Carlos Narciso, na altura um programa que causou bastante impacto devido às suas reportagens de investigação criminal. A escolha deste tema das seitas não era estranha aos acontecimentos do verão desse ano relacionados com a Igreja Universal do Reino de Deus, sobretudo a pretensão desta em comprar o Coliseu do Porto, que gerou uma onda indignação entre os portuenses. 
5:51 O programa de documentário e investigação "Toda A Verdade" dessa semana era dedicado ao mais notório serial killer da União Soviética, com o título "A Alma da Besta". Andrei Chikatilo, um aparente cidadão exemplar, era o "carniceiro de Rostov" que terá assassinado, violado e até praticado canibalismo a mais de cinquenta mulheres e crianças entre 1978 e 1990. Condenado por 52 homicídios, Chikatilo foi executado em 1994. Nem seria preciso a advertência da voz off para se saber que esta reportagem continha imagens chocantes e que representava uma descida às profundezas da crueldade humana. 
6:39 Novamente o anúncio à Grande Gala do Dia Mundial contra a SIDA.
7:05 Mais um evento musical: a oitava edição dos Festivais de Outono em Lisboa e Porto com os Tetvocal, um grupo acapella que fez sucesso na altura.
7:20 Um episódio da série animada "Comportamento Animal" ("Beastily Behaviour"), narrada por Rui de Sá (a voz do Egas da "Rua Sésamo"), que explicava através de uns desenhos divertidos e coloridos os curiosos comportamentos de alguns animais. Neste episódio, ficamos a conhecer certas curiosidades sobre o comportamento sexual do polvo, como o facto da fêmea só querer copular depois de muita excitada e de que a consumação dar-se através da introdução de um dos tentáculos do macho no interior da fêmea.     
8:40 Início do programa "Flashback" com transmissão simultânea na SIC e na TSF, conduzido por Carlos Andrade e a participação de Pacheco Pereira, Jaime Magalhães e Nogueira de Brito.

1.º vídeo bónus: Meteorologia SIC (27-11-1995) com Christina Mohler:


2.º vídeo bónus: Último Jornal (27-11-1995) com Alberta Marques Fernandes:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...