sábado, 10 de janeiro de 2015

Capas TV Guia - Parte 6



Capas TV Guia - Parte 6 com os Nº 41 a 48.
Recorde as edições anteriores: Capas TV Guia - Parte 1, Capas TV Guia - Parte 2, Capas TV Guia - Parte 3, Capas TV Guia Parte 4, Capas TV Guia Parte 5.


Curiosamente, nos números 41 e 42, o logotipo da revista perdeu a perspectiva isométrica, e ganhou uma fonte arredondada, mas no número 43 voltou o antigo logo, mntendo no entanto o padrão colorido das duas anteriores, substituindo o logo a duas cores que acompanhava a revista desde o inicio.

TV Guia Nº 41 de 17 a 23 Novembro 1979
Em proeminência na capa deste número, Cândida Gerardo, uma das locutoras da fornada de 1978. Quando publiquei a foto no Facebook pesquisei sem sorte pelo citado "Breakfast in Cascais", mas fui esclarecido pelo leitor Rui Craveiro sobre os britânicos Supertramp que  "até tinham destaque aqui devido ao concerto que iriam dar em Cascais para promoção do álbum "Breakfast in America" (portanto - a TV Guia, aproveitando esse acontecimento, oferecia 50 albums num passatempo):" Tal como no número anterior, uma figura famosa "convida 3 leitores" para um passatempo que desconheço. Desta vez, a figura em questão era Manuela Melo, que Rui Craveiro indica como jornalista, e que surgirá na TV Guia num dos números seguintes. No topo uma chamada de atenção: "as caras mais populares da TV".

TV Guia Nº 42 de 24 a 30 Novembro 1979
Neste número, quem "convida 3 leitores" é o jornalista e escritor Mário Zambujal ( "Pão com Manteiga", "Crónica dos Bons Malandros", "Lá em Casa Tudo Bem"). Mas o passatempo mais vistoso consistia na oferta de 50 albuns do cantor e compositor Carlos Mendes. O álbum escolhido para publicitar o concurso é o ainda recente disco infantil "Jardim Jaleco" (1978). A Caderneta de Cromos abordou esse disco e o programa de TV homónimo no Cromo Nº 509 - Jardim Jaleco [Ouvir/Fazer Download MP3]. É possível ouvir o disco na íntegra aqui. A figura central da capa é Eládio Clímaco, o Sr. Jogos Sem Fronteiras e Festiviais da Canção e Eurovisão; que certamente ganhará um cromo próprio aqui na Enciclopédia. Entretanto, em Dancin' Days, Beto troca Vera por Marisa. Coitada da Vera...
TV Guia Nº 43 de 1 a 7 Dezembro 1979
Na revista dessa semana, os 50 álbuns oferecidos no passatempo eram da cantora luso-suiça Gabriela Schaaf. O seu disco de estreia foi precisamente o que adorna a capa: "Vídeo", com o tema de êxito "Homem muito Brasa". Noutra foto, o Hélio de Dancin' Days e cara familiar de tantas outras novelas, o actor brasileiro Reginaldo Faria, baptizado de Reginaldo Farias (um erro comum da imprensa na época, afirma Rui Craveiro). Ao telefone, na foto maior, a jornalista Manuela Melo (ver número 41) comentou que o programa de informação diário "'País, País' aproximou mais a RTP das pessoas". Ainda nesta revista, "Alice Cruz convida 3 leitores". [A apresentadora Alice Cruz foi o destaque do Nº 40 da TV Guia]

TV Guia Nº 44 de 8 a 14 Dezembro 1979
Os 50 albuns oferecidos neste número da revista foram "José Cid canta Coisas Suas" (1979), que inclui precisamente o tema "Na Cabana junto à praia", com que José Cid levou o bronze ao classificar-se em terceiro lugar no Festival da OTI desse ano (o vencedor foi o argentino Daniel Riolobos com "Cuenta Conmigo"). Ainda podia ler na revista uma entrevista a Sura Berditchevsky, a "Inês" da novela "Dancin' Days", que se afirmava uma mulher independente na vida real. Com direito a foto e tudo, anuncia-se "um dia com <>  de Tal & Qual", o famosa rubrica do programa liderado por Joaquim Letria (a que a TV Guia dedicou o Nº 37).
TV Guia Nº 45 de 15  a 21 Dezembro 1979
A preparar-se para o Natal de 1979, a TV Guia oferecia nesta semana não 50 discos mas 20 cabazes de Natal. Se alguém se recorar do conteúdo do cabaz, partilhe connosco! Em grande destaque na capa, o primeiro filme para cinema dos Marretas, "As Aventuras dos Marretas" (1979), que retrata as primeiras tropelias das personagens criadas por Jim Henson, e que estrou em Portugal nessa semana [trailer]. O tema mais famoso do filme, "The Rainbow Connection" este envolvido nalguma polémica, recordada pelo Rui Craveiro: "a canção em si era a grande favorita para vencer o Oscar de Melhor Canção na altura - mas foi preterida por uma canção vinda do filme "Norma Rae" ("It goes like it goes"), interpretada por Jennifer Warnes ("Up where we belong" em dueto com Joe Cocker para "Oficial e cavalheiro" e "(I've had) the time of my life" em dueto com Bill Medley para "Dança comigo (aka. Dirty Dancing)"). Uma vitória totalmente contestada pelos críticos nesse ano". Além disso, o filme foi recordado na "Caderneta da Cromos Nº 517 - Os Marretas [Ouvir/Download Mp3]". A apresentadora e locutora da RTP Maria Margarida Gaspar ("Domingo á Noite", "Jogos Sem Fronteiras") confessou à TV Guia gostar "de um trabalho variado". O actor Milton Moraes ("Cabocla", "Água Viva", "Rainha da Sucata", etc) considerava o seu personagem de Dancin' Days, Jofre, "o D. Juan da TV Brasileira".
TV Guia Nº 46 de 22 a 28 Dezembro 1979
Em plena semana de Natal, um passatempo que oferecia 600 álbuns "com música variada". Nas capas dos discos que enfeitam a árvore de Natal temos: "Born to be alive" de Patrick Hernandez [vídeo]; "Satisfied" de Rita Coolidge; "Eat to the Beat" dos Blondie, "Campolide" de Sérgio Godinho; "Platinum" de Mike Oldfield [vídeo] e "Blue Kentucky Girl" de Emmylou Harris [vídeo]. Mais detalhes do passatempo aqui.
Recordava-se também o actor e realizador  Charlie Chaplin, o inesquecível Charlot, que "morreu há dois anos" (no dia de Natal de 1977). E na época natalicia não podia faltar a rubrica em que "figuras da TV falam do Natal". Espaço ainda para o "Esturro e Companhia" , apresentado por Fátima Freitas, o fantoche Esturro e a voz off de Maria de Lourdes Modesto, era "...um programa que procura transmitir às crianças aspectos sobre diversos alimentos e as regiões que lhes dizem respeito.". Saiba mais no excelente site "Brinca Brincando".
TV Guia Nº 47 de 29 Dezembro 1979 a 4 de Janeiro 1980
Eis que chegámos a 1980! O maior destaque para Nicolau Breyner com novo projecto, provavelmente a primeira temporada de "Eu Show Nico". A TV Guia estava neste número a oferecer bilhetes para o filme dos Marretas, que falámosdois parágrafos acima. A outra foto é a do actor Gordon Jackson que depois de ser o "mordomo dos <<Bellamy>> é polícia em <<Os Profissionais>>. Essas séries eram respectivamente, "A Família Bellamy"("Upstairs, Downstairs") e "Os Profissionais" ("The Professionals"). Menção ainda para uma entrevista com José Hermano Saraiva.

TV Guia Nº 48 de 5 a 11 de Janeiro 1980
Vamos então analisar a última capa de hoje.O centro do palco está dedicado à actriz brasileira Joana Fomm e a sua persongem Yolanda - aptamente descrita por Rui Craveiro como a antagonista e não a vilã da novela "Dancin' Days" - que na semana a que a revista dizia respeito se divorciou. Ainda na novela: "Desastre mata D. Celina e Anibal. Júlia disposta a casar com Ubirajara.". A foto mais pequena diz respeiro ao telefilme "Mar Livre", um "marco nas produções da RTP". O IMDB tem a indicação de um único membro do elenco: Antonino Solmer. Espaço ainda para uma pequena menção a uma entrevista ao engenheiro Sousa Veloso que "fala da TV Rural".

Leia ou releia as edições anteriores: Capas TV Guia - Parte 1, Capas TV Guia - Parte 2, Capas TV Guia - Parte 3, Capas TV Guia Parte 4, Capas TV Guia Parte 5.

Brevemente, mais capas da TV Guia. Reitero, novamente, o nosso obrigado ao leitor Miguel Meira, que gentilmente enviou o seu precioso espólio de capas, e a todos os leitores que forneceram detalhes importantes sobre os assuntos em discussão!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...