segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Juventude e Família (1986-1990)



Ao contrário do que poderiam pensar pelo nome do programa, "Juventude e Família" não é um programa de evangelização dos mais novos, mas a rúbrica responsável pela dose de desenhos animados dos Sábados e Domingos de manhã nos finais dos anos 80. "Juventude e Família" veio ocupar em 18 e 19 de Outubro de 1986 o lugar na grelha do mítico "Tempo dos Mais Novos" (O Paulo Neto já recordou esse programa na época em que passava nos dias de semana: aqui). No final de Março de 1990, aos Domingos "Juventude e Família" foi substituido temporariamente por "Domingão". No inicio de Abril, aos Sábados foi substituido por "Meu Querido Sábado", e finalmente, ao terminar as férias grandes, ambos foram substituidos pelo "Canal Jovem".
Voltanto ao nosso programa, "Juventude e Família", se o nome não era espectacular, compensava-se com um genérico de abertura magnifico:

Ok, não é magnifico. Mas é mais um dos tesourinhos colocados online pelo canal LUSITANIATV.


Este genérico de 1989 já era mais jeitoso:

O video acima inclui ainda excertos das introduções de Lecas ao que se veria a seguir, neste caso o Tarzan e outras informaçãos e noticias para os jovens, como teatro escolar, por exemplo.


No próximo vídeo, também de 1989, Lecas disserta sobre os tronos de Santo António:
Além de Lecas indicar a morada para os espectadores concorrerem a prémios (bicicletas) do Passatempo com o tema "Caravelas"; o actor António Feio (Feyo) encarna o Infante D. Henrique para esse mesmo passatempo.

Como nota final, Lecas esclarece algumas dúvidas com o correio dos leitores.
E depois acontece isto:


Como visto no genérico, o espaço era apresentado pelo actor José Jorge Duarte (o famoso Idalécio Completo de Sepúlveda, "Lecas" para os amigos, que irá ter direito a um cromo futuro, tal como outros programas que apresentou na RTP) e passou muitas das séries que capturavam a atenção da criançada da altura, algumas ainda muito recordadas hoje e outras apenas lembradas por poucos.



Actualização: Falha imperdoável, o meu texto original não mencionou outras personagens que intereagiam com o Lecas. Obrigado ao Paulo Neto que se lembrou do primo Desatínio (José Pedro Gomes), a namorada Dalola (Paula Fonseca), e a amiga eslava Maria Bliskova (Teresa Sobral).
No dia de estreia, Sábado 18 de Outubro de 1986, na RTP-1:
Continuando a pesquisa durante vários dias e muitos jornais e revistas depois, e fazendo fé nas programações e fotos publicadas, apresento alguns outros exemplos de programas que fizeram parte do "Juventude e Família":
Em 1987:
  • "Srª Pimentinha"("Mrs Pepperpot")
  • "Lendas do Mundo"
  • "Amigo Winneton"
  • "A Bola de Cristal" ("La Bola de Cristal", que recorda o Paulo Neto: "é um dos programas de referência da programação infantil dos anos 80 em Espanha, em pleno espírito de "movida madrileña".", "...o único segmento que passou em Portugal dos três que compunham o programa era o dos Electroduendes, que continha dos bonecos mais creepy de sempre: vídeo") 

Harriet de "Uma pequena maravilha"
in "Diário de Lisboa 22 Abril 1988"

Em 1988:


Em 1989:



Em 1990:
"..E enquanto os pais se refezem da noitada televisiva, os putos, esses, levantam-se cedo para assistirem ao seu programa..." in "Diário de Lisboa [26 Janeiro 1990]"
Não descobri o ano, mas esta peça também foi emitida: "Cárie e Bactério" [vídeo - lembro-me tão bem disto!]

No topo do artigo, uma reconstrução que fiz do logotipo do programa, com base no video do LUSITANIATV.

"party hard!"


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

12 comentários:

  1. Viva, ando a tentar descobrir o nome de um programa infantil que passou na RTP nos fins de semana de manhã (não sei se sábado ou domingo), nos finais dos anos 80, e que consistia em demonstrações científicas usando material de uso doméstico, pequenas experiências fáceis de se fazer em casa. Tenho a ideia de que era uma produção estrangeira e talvez dobrada em Português (não me recordo de mais detalhes...).
    Será que me conseguem ajudar? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André. O mais parecido com essa descrição que eu recordo ter passado no J&F é uma série alemã com legendas em português onde miúdos juntavam-se a dois cientistas para fazerem experiências num laboratório/barracão. O título original é "Ach So" (em português Pois Claro) mas não encontrei vídeo nenhum dessa série.

      Eliminar
    2. Obrigado Paulo! Pela descrição que faz parece ser mesmo essa série. A única coisa que encontro é "Ach so... Technik für Kinder" mas nada de vídeos ou imagens, pena...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Há muito tempo que tento descobrir o nome de um programa que dava ao sábado de manhã,perto da hora do almoço na rtp , que consistia na encenação de contos internacionais e que eram narrados pela Alice Cruz, penso eu. Tenho a ideia também, que no genérico estava um trovador com uma raposa e um tronco de madeira. Será que sabem qual era o programa? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Brigida. A série que fala é "Storybook International", ainda não tenho a certeza do nome que tinha em Portugal, ou "O Trovador", "Histórias do João" ou algo do género, ainda estou a reunir informação para um novo artigo. A abertura era cantada pelo Jorge Palma, e tenho lido que a narração era feita por Ana Zanatti ou talvez se esteja a fazer confusão com os "Velhos contos do japão". Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Boa tarde, também andei à procura desse genérico do “trovador” com a raposa em Português com a música do Jorge Palma e não encontrei. Como posso encontrar?

      Eliminar
    3. A série em questão, em Portugal, chamava-se "Histórias de Sempre" e era narrada pela atriz Laura Soveral.
      https://brincabrincando.com/historias-de-sempre/

      Eliminar
  4. Sim. Ajudou muito!!! Acho que tem razão, era o Jorge Palma que cantava. Muito obrigada. 😉

    ResponderEliminar
  5. Olá outra vez. Andei a procurar e a perguntar aos meus amigos e encontramos isto
    https://m.youtube.com/watch?v=w3sM5K45C-E
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Deixo a sugestão de fazer um post sobre o "Domingão", o "Meu Querido Sábado" e o "Canal Jovem". Não encontro nada sobre estes espaços na net.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...