sábado, 8 de novembro de 2014

Capas TV Guia - Parte 2


Continuamos a revisitar as capas dos primeiros tempos de existência da revista "TV Guia". ["Parte 1 - Núm. 1 a 8"; "Parte 3 - Núm. 17 a 24"].

TV Guia Nº 9 - 7 a 13 de Abril de 1979
Uma capa em cores escuras, talvez de luto pela não-vitória de Portugal no Festival da Eurovisão 1979, que foi ganho por Gali Atari e o seu "Aleluia", como discutimos em post anterior. Nota para a participação de Roy Rogers, o "Rei dos Cowboys" no "The Muppet Show" ("Os Marretas"), mais concretamente o episódio 22 da 3ª série. Vejam o video: The Muppet Sow S03E22.
Mas o destaque da capa vai para um trio de protagonistas de "O Astro": Francisco Cuoco (Herculano Quintanilha), a falecida Dina Sfat (Amanda) e Stepan Nercessian (Alan). Este último, que na foto tem ar de mafioso italiano, actualmente é político na vida real. Só quis dizer...

TV Guia Nº 10 - 7 a 13 de Abril de 1979
 Neste número, nova nota a recordar a emissão da mini-série "Holocausto" agora no 1º Canal, depois da estreia em Fevereiro no 2º Canal. Noticia da adaptação televisiva da obra (depois do filme de 1963) do escritor Fernando Namora "Retalhos da vida de um médico", que estrearia na RTP em 1980, protagonizada por José Peixoto. [ver episódio]. Esta capa sobressai das restantes pela utilização de um auto-retrato e não uma foto como habitual. A figura em questão é Rui Guedes, "um profissional da comunicação portuguesa. Dedicou-se à literatura como historiador e coordenador de biografias." Ainda segundo a Wikipédia: "Em 1979 começou a apresentar o programa de Topo Gigio na RTP. É o autor das canções do programa conjuntamente com José Cid".

TV Guia Nº 11 - 21 a 27 de Abril de 1979
A "mulher de Tony Curtis", isto é, a personagem Mercedes - casada com o vilão Fernand Mondego (Tony Curtis) - foi interpretada por Kate Nelligan, na adaptação de 1975 do "O Conde de Monte Cristo". Ainda neste número, informação sobre a "super produção da RTP", o filme "Bárbara" de Alredo Tropa. [vídeo] A 2º série de "Raízes" refere-se decerto á sequela da mini-série "Roots" (1977), a série em sete capitulos "Roots: The Next Generations" (1979). E no mini-poster, Rubens de Falco, o Samir Hayalla da novela "O Astro".
TV Guia Nº 12 - 28 de Abril a 4 de Maio de 1979
Nesta edição, uma entrevista a Joaquim Letria, que nesta altura apresentava o programa "Directíssimo" (produzido pelo próprio e por Thilo Krassman), que precisamente nesta semana recebeu os vencedores da Festival Eurovisão 1979. "Mata e Esfola", uma mini-série musical com Ana Zanatti ("O Lugar do Morto", "Nico d'Obra") e Zita Duarte ("O Rei das Berlengas", "Crónica dos Bons Malandros"). Obrigado ao leitor Rui Craveiro pelas informações.
TV Guia Nº 13 - 5 a 11 de Maio de 1979
Com direito a foto na capa, "Eu Cláudio" (1976 - "I Claudius") série da BBC que adaptou as novelas "Eu, Claudius, Imperador" (1934) e "Cláudio, o Deus" (1935) do escritor Robert Graves. Ente os actores,  Derek Jacobi e George Baker (na foto). A revista trazia ainda informação sobre os filmes portugueses presentes no MIP 79 em Cannes, o Mercado Internacional de Programas de Televisão. Quase no rodapé, a "Eleição de Miss Portugal 1979". A vencedora foi Marta Mendonça Gouvêia, que foi uma das misses que caiu no buraco do palco que colapsou no final da emissão da Miss Universo 1979, na Austrália. 

TV Guia Nº 14 - 12 a 18 de Maio de 1979
Esta mini-série "Os Maias" já tinha tido destaque de capa na TV Guia Nº 7. Neste número, o realizador da mini-série, Ferrão Katsenstein "escreve sobre Os Maias". O muito jovem Camané "é superstar", visto que venceu a Grande Noite do Fado desse ano (a vencedora feminina foi uma Marina Mota de 16 aninhos de idade). Anunciava-se também um novo concurso para a RTP-2: "Écran Mágico", centrado no mundo do cinema e apresentado por Rui Mendes (o futuro protagonista de Duarte & Companhia), que também participou em "Os Maias".
TV Guia Nº 15 - 19 a 25 de Maio de 1979
A capa mais atrevida das TV Guia vintage que vi até agora, com destaquede foto para a actriz Maria das Graças ("Caixa Alta", "Ricardina e Marta", "Sinhazinha Flô"), a "Santa" da novela "Escrava Isaura".
"Anna Karenina" mais uma adaptação do clássico de Tolstoy, provavelmente a versão BBC de 1977, protagonizada por Nicolla Pagett. Assinalou-se também o 25º aniversário da União Europeia de Radiodifusão (UER), responsável por eventos como o Festival Eurovisão da Canção.
 
TV Guia Nº 16 - 26 de Maio a 1 de Junho de 1979
A beldade que ilustra a capa, é nada mais que Marta Mendonça Gouvêia, a Miss Portugal 1979, visto que neste número estava incluido o artigo "Como se faz uma Miss". A outra foto não tem uma beldade, mas o humorista Agildo Ribeiro, encarnando a personagem "Andorinha" que - como recorda Rui Craveiro - "era uma das personagens que (...) seria mais tarde resgatada em outras sitcoms e séries de comédia da Globo como "A escolinha do Prof. Raimundo"".
Além disso, anuncia-se ainda a primeira participação portuguesa nos "Jogos Sem Fronteiras", pela equipa de Braga.


Leia ou recorde: Capas TV Guia - Parte 1; Capas TV Guia - Parte 3, Capas TV Guia - Parte 4, Parte 5.


Ainda mais capas da TV Guia brevemente! Novamente, os nossos agradecimentos ao leitor Miguel Meira, que gentilmente forneceu o seu espólio de capas desta revista.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...