segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Capas TV Guia - Parte 1


A "TV Guia" é presença nas bancas portuguesas desde Fevereiro de 1979. A revista foi detida pela RTP e RTC até 2002, quando foi vendida ao Grupo Cofina. Desde essa mudança de mãos, e seguindo a tendência das outras revistas do género, a  TV Guia adoptou uma postura mais centrada na vida intima das estrelas da televisão e os efémeros famosos produzidos por reality shows e afins. 

E talvez esse seja um dos motivos pelo qual acho tão prazeiroso contemplar estas capas mais antigas, com nostalgia claro, mas que visivelmente tinham um espírito menos paparazzi e mais sóbrio e informativo.
Só tem sido possível apresentar aos internautas estas capas graças á colaboração do leitor Miguel Meira, ao qual agradeço. E depois de as mostrar no Facebook, chega a hora de as "imortalizar" nas páginas da Enciclopédia de Cromos! E obrigado a todos os leitores que no Facebook partilharam memórias e informações extra sobre os assuntos abordados nas capas. Podem ter acesso aos posts originais no Facebook clicando no link na legenda das fotos:
TV Guia Nº 1 - 10 a 16 de Fevereiro de 1979.
 A capa do primeiro número da TV Guia era ocupada por uma foto de Teresa Cruz, jornalista e locutora de continuidade da RTP. Destaque ainda para a 2ª eliminatória do Festival RTP da Canção 1979. E o que seria de uma revista televisiva sem os resumos das novelas? Nesta altura a novela era "O Astro" [video da abertura].
TV Guia Nº 2 - 17 a 23 de Fevereiro de 1979.
Neste segundo número é um homem que ocupa a capa: Michael Moriarty, o protagonista da próxima mini-série da RTP2: "Holocausto", que a TV Guia descreve como "Retrato da Alemanha ao tempo de Hitler".
TV Guia Nº 3 - 24 de Fevereiro a 2 de Março de 1979.
Uma cara que habita os nossos ecrãs até hoje, Manuela Moura Guedes, na altura Manuela Matos, ia de "vento em pôpa". A apresentadora e locutora de continuidade lançou neste ano o seu primeiro single e foi a apresentadora do Festival da Canção, junto a Fialho Gouveia.
TV Guia Nº 4 - 3 a 9 de Março de 1979.
 Trocadilho com o nome da vencedora do Festival da Canção 1979, Manuela Bravo, que venceu a passagem para o Festival da Eurovisão desse ano. Na foto está acompanhada por Gabriela Schaaf, a 2ª classificada. Recorda-se também o 22º aniversário das emissões regulares da RTP [7 de Março de 1957].
TV Guia Nº 5 - 10 a 16 de Março de 1979.
No 5º número destaque total para os (e as) humoristas da lendária sitcom brasileira "Planeta dos Homens (1976-82)". Agradecimentos ao leitor Rui Craveiro que identificou as imagens: na foto maior, Paulo Silvino. Nas fotos mais pequenas, da esquerda para a direita, figuram Agildo Ribeiro, Clarice Piovesan e Stênio Garcia. De seguida Jô Soares entre duas louras, e finalmente uma imagem da famosa abertura retocada pela censura: uma mulher saída de uma banana descascada por um macaco.
TV Guia Nº 6 - 17 a 23 de Março de 1979.
Em foco Eládio Clímaco e desfocada em segundo plano Lídia Franco, actores do telefilme "O Verso e o Reverso" que terá estreado em 1981. Além da publicidade ao desodorizante para pés "Protex", ainda nota para o humorista brasileiro Jô Soares, que segundo a revista "acredita na piada eficaz".
TV Guia Nº 7 - 24 a 30 de Março de 1979.
 A foto de capa foi retirada da mini-série "Os Maias", a versão filmada da peça teatral. Mais detalhes no site "Brinca Brincando: Os Maias", com destaque óbvio para o famoso actor Rubens de Falco. O filme de Manuela Bravo refere-se ao video de apresentação da mítica canção "Sobe, Sobe, Balão Sobe" que representou Portugal no Festival da Eurovisão 1979. Como bónus, este número da TV Guia incluia um mini-poster, da personagem Lili de "O Astro", a actriz Elizabeth Savalla.
TV Guia Nº 7 - 31 de Março a 6 de Abril de 1979.
Neste número, o mni-poster foi dedicado a Francisco Cuoco, o Herculano Quintanilha de "O Astro". chamada de atenção também para a estreia da série "Holocausto" (ver capa nº 2), agora na RTP-1.
Mas a capa, com uma bela foto campestre, destaca a participação de Manuela Bravo no Festival Eurovisão da Canção 1979 em Israel, que aliás, foi vencido pela equipa da casa com o tema "Hallelujah" cantado por Gali Atari e Milk and Honey.
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...