quinta-feira, 27 de novembro de 2014

As Gémeas Voltam Ao Colégio (1982)


"Todas as amigas da Lilly já leram os livros da Colecção Gémeas". A Lilly que é mencionada no anúncio é a amiguinha do Sport-Billy.
Há uns anos aproveitei uma feira das velharias para adquirir por uma pechincha cinco livros da autora Enid Blyton. Não conhecia os títulos, mas imaginava algo na linha de "Os Cinco" ou "A Aventura". Afinal, "O Colégio das Quatro Torres" ("Malory Towers") não era bem o que eu estava à espera. Basicamente, é Hogwarts sem magia, dragões, vilões e Harry Potter. E pela descrição dos livros, a anterior série de livros "As Gémeas no Colégio de Santa Clara" ("The Twins At St. Clare's") é dentro do mesmo género: raparigas a serem educadas em colégios internos para serem exemplares senhoras. Ao contrário das publicidades anteriores Editoral Notícias aos "Os Cinco" e "Os Sete", esta "Colecção Gémeas" não é constituida por extensão póstumas escritas por outros autores, mas da própria Enid Blyton. No original, foram publicados 6 livros, entre 1941 e 1945. Já no século XXI, mais três titulos foram escritos por Pamela Cox.

  1. "As Gémeas no Colégio de Santa Clara" ("The Twins At St. Clare's" - 1941)
  2. "As Gémeas Voltam ao Colégio" ("The O'Sullivan Twins" - 1942)
  3. "O 3º Período em Santa Clara" ("Summer Term at St. Clare's" - 1943)
  4. "O Segundo Ano no Colégio de Stª Clara" ("Second Form at St. Clare's" - 1944)
  5. "Claudina no Colégio de Santa Clara" ("Claudine at St.Clare's" - 1944)
  6. "Cinco Raparigas de Stª Clara" ("Fifth Formers at St. Clare's" - 1945)

Capa do Nº 2: "As Gémeas Voltam ao Colégio":
Como o meu colega Paulo Neto bem em recordou, também passou nos nossos pequenos ecrãs a série de anime inspirada nos livros, "As Gémeas de Santa Clara":
O genérico da altura da exibição do Canal 1, em 1994, um par de anos depois da estreia da RTP2:


Anúncio retirado da revista "Sport Billy" Nº 5 (de 1982). Imagem editada por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader original.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...