quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Langelot e o Arranha-Céus (1982)


 Muitos anos atrás, um vizinho ilhéu quis livrar-se da casa e deu-nos autorização para levarmos o que quiséssemos da habitação de platex. Do que me recordo, além de uns jogos de tabuleiro, fiquei com livros que escolhi, a maioria westerns que nem aprecio especialmente. E entre alguns de aventuras e mistério, um deles protagonizado por este "Langelot". Li, mas só me lembro de uma sequência a bordo de um iate ou navio.
"As aventuras de um agente secreto de palmo e meio que desvenda os mais complicados enigmas."
Pelo descrição parece que a exploração de trabalho infantil chegou aos serviços secretos, no entanto Langelot já teria 18 anos quando entrou ao serviço do SNIF (Service National d'Information Fonctionnelle). Perceberam o trocadilho? O "Tenente X" (Lieutenant X) da capa é o pseudónimo do autor francês Vladimir Volkoff. Este número em questão da série de espionagem destinada ao público juvenil, "Langelot e o Arranha-Céus" já tinha sido editado entre nós em 1974. O título original é "Langelot et le Gratte-ciel" e data de 1967. Como habitual nesta série, a ilustração da capa é de Maurice Paulin.
Segundo o site Alfarrabista, a colecção ter-se-á ficado mesmo pelos 15 títulos publicados, que na França chegou aos 40 livros. Portanto, os lançamentos da Editorial Notícias, na "Colecção Juventude" incluiam:
  1. Langelot Agente Secreto
  2. Langelot e os Espiões
  3. Langelot e o Satélite
  4. Langelot e os Sabotadores
  5. Langelot e o Arranha-Céus
  6. Langelot contra o Senhor T
  7. Langelot em Londres
  8. Ofensiva Langelot 
  9. Langelot Contra Seis
  10. Langelote os Crocodilos
  11. Langelot e a Rádio-Pirata
  12. Langelote o Submarino Amarelo
  13. Langelotna grande vida
  14. Langelot Suspeito
  15. Langelote os Cosmonautas

Anúncio retirado da revista "Sport Billy" Nº 1, de 16 de Julho de 1982. Imagem editada por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader original.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...