sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Capas TV Guia - Parte 3


Continuamos a recordar as capas das revistas "TV Guia", incluindo os números do 17 ao 24, na sequência de Capas TV Guia - Parte 1 e Capas TV Guia - Parte 2.

"TV Guia Nº 17" [2 a 8 de Junho 1979]

Novamente um capa bela capa ilustrada não por uma foto, mas por um divertido cartoon de Edmundo Tenreiro, com os portugueses em férias de Verão, mas com a sua televisão sempre a reboque. O destaque (eheh) vai para um destacável com a Programação de Verão; e para a "Equipa da RTP nos Jogos Sem Fronteiras".

"TV Guia Nº 18" [9 a 15 de Junho 1979]
Uma capa ocupada com o representante de uma práctica que pessoalmente abomino, a tourada, ainda para mais patrocinada com dinheiros públicos. O torturador de animais da foto é um jovem "João Ribeiro Telles, na XV Corrida TV". Segundo a RTP, em 1978 José Hermano Saraiva regressou á TV pós-25 de Abril com o programa "Gente de Paz" (vídeo do episódio "Sebastianismo"), também mencionado na capa como sendo "o correio de José Hermano Saraiva".
"TV Guia Nº 19" [16 a 22 de Junho 1979]
Foto de capa inteira para o sex symbol Sónia Braga "em corpo inteiro". Além da actriz brasileira, nova chamada de atenção para os "Jogos Sem Fronteiras", assinalando o sucesso das equipas lusitanas, apesar de - como indica o leitor Rui Craveiro - 3 dias antes da data da revista, a equipa de Aveiro ter ficado em penúltimo lugar.
"TV Guia Nº 20" [23 a 29 de Junho 1979]
Numa capa dominada pela figura de José Hermano Saraiva, que "assina Gente de Paz", a "TV Guia" informa sobre um concurso que organizaram: "Você na TV". Destaque ainda para a série "Serpico" (1976, 14 episódios), adaptada a partir do filme homónimo de 1973 e da vida do policia real Frank Serpico.
"TV Guia Nº 21" [30 de Junho a 6 de Julho 1979]
Hoje em dia, num mundo de revistas e jornais coloridos, ecrãs de alta definição pode parecer um pouco anedótico o anúncio da capa desta "TV Guia": "As fotos (a cores) dos principais personagens de "O Astro"". Outros tempos! E para ilustrar a capa, precisamente uma dessas fotos coloridas da novela, além do destaque para uma revelação dessa novela: "Felipe e Henry mataram Salomão", sendo "Felipe" o actor Edwin Luisi, "Henry" José Luiz Rodi  e "Salomão Hayalla" Dionísio Azevedo.
"TV Guia Nº 22" [7 a 13 de Julho 1979]
Destaque para Fernando Balsinha e o "Jornal RTP1": "alteramos para melhorar". Além da série de "Bergmam" na RTp-2, "Relax Guia" com Teresa Cruz. A foto é pequena, mas calculo que seja a mesma Teresa Cruz que agraciou a capa da primeira "TV Guia" (aqui).
Ainda a interrogação "250 mil aparelhos de TV a cores em 6 anos?".
"TV Guia Nº 23" [14 a 20 de Julho 1979]
Dina Sfat ("Amanda" de "O Astro") adorna a capa deste número, que desta vez conta com Fátima Medina e José Galvão no "Relax Guia". E no topo da capa, uma chamada de atenção para as 8 mil cartas recebidas pela "TV Guia" para "O Astro", destacando um pedido de um grupo de alunas do 7º ano do Liceu no Porto: "ajudem-nos a salvar o grande amor de Amanda e Herculano". para saber mais sobre essas cartas e outras curiosidades recomendo a leitura do artigo dedicado á novela no excelente site "Brinca Brincando": inclui um homicidio real, fuga de uma menor e mais.
E um aviso que no próximo número "oferta de uma carteira com 3 cromos" de que desconheço o assunto. 
"TV Guia Nº 24" [21 a 27 de Julho 1979]
No número 24, o único assunto é o documentário "All You Need Is Love", dedicado á história de "toda a música ligeira do século XX", que pegou emprestado o título de um dos êxitos dos The Beatles, que também ilustram a capa, incluindo a mítica capa do álbum "Abbey Road".

Espero que tenham gostado de recordar todos estes programas e pessoas!



Ainda mais capas da TV Guia brevemente! De novo, os agradecimentos da Enciclopédia ao leitor Miguel Meira, que gentilmente nos enviou o seu espólio de capas desta revista.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...