quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jogos de Verão (1989)


"Jogos de Verão" foi um programa dos Domingos à tarde no Verão de 1989, apresentado por uma presença assídua no ecrã da tv pública durante esta década: Luís Pereira de Sousa. Em pleno Verão, enquanto os colegas iam de férias, o jornalista e apresentador trabalhava onde os outros se divertiam: ao Sol das praias do nosso país. Os nossos caros leitores no Facebook recordam Luís Pereira de Sousa - enquanto apresentador - assim: "O deus da TV"; "O rei dos enganos linguisticos e dos tropeções nos fios dos microfones." ou "E não esquecer o constante engano no enquadramento da camera, geralmente ele falava para o boneco, para uma camera que nunca era a que estava a gravar no momento.". A minha memória não é assim tão boa, mas acredito nos leitores (na maioria das vezes).
Segundo o que apurei, a primeira emissão de "Jogos de Verão" foi a  9 de Julho de 1989, no horário das 17 horas, substituindo o Clube Amigos Disney. O último programa foi ao ar a 17 de Setembro do mesmo ano. Os programas duravam cerca de duas horas, "aquecendo" o público para o programa das 19 horas: o mítico "O Justiceiro" e a partir de 23 de Julho, "Os Maníacos do Desporto".

Investigando pela Internet, a descrição mais longa com que me deparei foi a da página da Wikipédia dedicada a Luís Pereira de Sousa:

"Programa semanal transmitido pela RTP em 1989, nas tardes de Sábado, durante o Verão. A acção decorria em praias espalhadas por Portugal, recebendo o apresentador concorrentes que tinham que jogar diversos jogos desportivos, como, por exemplo, a corrida dentro de um saco."

No entanto, o programa era emitido aos Domingos e não aos Sábados como indicado no excerto acima.

Infelizmente, a minha nebulosa memória não contém recordações deste concurso/competição da RTP1 que também contava com actuações de variados artistas. Mas imagino que além de correr dentro de um saco, muitos jogos seriam possiveis de fazer numa praia, principalmente coisas que envolvessem corridas e muitas quedas na areia ao longo de 11 semanas de programas. Conto com a memória dos nossos leitores, e sugiro que partilhem as vossas recordações do programa - se viram na TV, passou na praia da vossa terra ou se participaram no concurso - nos comentários deste artigo, ou no Facebook da Enciclopédia.

Curiosamente, o único video do programa que encontrei online, não foi passado numa das "praias espealhadas por Portugal", mas na lendária Feira Popular de Lisboa. O excerto consiste numa actuação da cantora Ana, com o seu êxito "Só Mais Um Beijo" (1989):


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Este concurso "Jogos de Verão" decorreu na Feira Popular de Lisboa e era transmitido em direto ao domingo à tarde, as equipas participantes (duas por domingo) eram representativas das cidades capitais de distrito jogos em que eu (Vitor Duque) participei representando a equipa de Santarém. Os jogos em que se competia eram o transporte de sacos de areia de vários Kgs de uma carroça para uma balança, jogo do canhão, atirar ás latas, serrar troncos de madeira, apanhar leitões num lamaçal e por fim o transporte de outros concorrentes da equipa às costas de um concorrente

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...