domingo, 18 de setembro de 2016

Dinosaucers (1987)



"We used to be four ordinary teenagers, until one day we've met some new friends from out of town.
They were called Dinosaucers.
My friends and I became The Secret Scouts, allies to these Dinosaucers from outer space, and joined in their battles against Genghis Rex and the evil Tyrannos." 


"Nós costumávamos ser quatro adolescentes comuns, até que um dia encontrámos alguns novos amigos que não eram das redondezas.
Eles eram chamados Dinosaucers.
Os meus amigos e eu torná-mo-nos Secret Scouts, aliados a estes Dinosaucers do espaço exterior, e juntá-mo-nos às suas batalhas contra Genghis Rex e os malvados Tyrannos."


Era assim a introdução à frente de todos os episódios de "Dinosaucers" (1987), uma série de curta duração - co-produção entre o Canadá e os EUA - feita no mesmo molde dos "Transformers": duas facções inimigas alienígenas trazem o seu conflito bélico para o nosso planeta. Os bonzinhos chamam-se "Dinosaucers" (junção de "Dinosaur/Dinossauros" e "Saucers/Discos Voadores") e os vilões Tyrannos; e ambos vêem de um planeta desconhecido no nosso sistema solar: Reptilon. São dinossauros ( e outros répteis aparentados) evoluídos para uma forma antropomórfica, mas os Dinosaucers têm uma tecnologia cobiçada pelos Tyrannos que os permite transformar para uma forma mais primitiva e poderosa enquanto mantém a inteligência intacta, um processo chamado dinovolving.



O artista TargonRedDragon criou duas ilustrações com as fileiras dos Dinosaucers e Tyrannos:



Allo (voz de Len Carlson) é o líder dos Dinosaucers e a sua contraparte maléfica é Genghis Rex (Dan Hennessey). Os restantes dinossauros dos dois lados das trincheiras ocupam diversos arquétipos, desde os mais trapalhões e comic relief aos brutamontes, e até interesses românticos - interraciais.



O elemento humano está principalmente a cargo dos "Secret Scouts": os irmãos Ryan e Sara Spencer, os lourinhos da foto abaixo. O caixa de óculos/quota-étnica é Paul, e o quarto membro David. Não recordo grande coisa do conteúdos dos episódios, mas li algures que estes "ajudantes" realmente ajudavam, em vez de atrapalhar como a maioria dos sidekicks irritantes e elementos humanos em histórias de fantasia ou ficção científica.

Sempre achei estranhas as semelhanças entre adolescentes com anéis com poderes e alguns dos logos do "Capitão Planeta" e dos "Dinosaucers", mas esta ultima precede o herói ecológico por 3 anos. No entanto, visto serem ambas produções da DIC Entertainment, imagino que tenham partilhado membros nas equipas de produção.





Como a série não alcançou o êxito desejado no pais de origem - com uma longa temporada de 65 episódios exibidos diariamente entre 14 de Setembro e 11 de Dezembro de 1987 -  as action figures planeadas nem foram produzidas, excepto no Brasil, tornando-se assim objectos raros e desejados por coleccionadores. Eu assistia aos episódios num canal espanhol com o título "Dinoplativolos", antes de sair para a escola. Ainda tenho na minha colecção alguns autocolantes que saiam com pastilhas elásticas.
Na Espanha já andavam a ser exibidos pelo menos em 1990 nos sábados à tarde, portanto ainda um pouco antes do auge da dinomania catalizada pelo Jurassic Park. A Wikipédia em português alega que foi exibida em Portugal ( e no Brasil) em 1987 mas ainda não encontrei nenhum comprovativo, nem tenho memória de tal. O próximo desenho animado a fazer amigos entre os animais - dinossauros - e humanos foi o mais célebre "Denver, O último Dinossauro" (1988), que trocou as naves espaciais por viagens no tempo.



O genérico inicial, com a narração do personagem Ryan Spencer, o líder dos Secret Scouts (algo assim como Batedores Secretos):





Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. No Brasil, a exibição foi no ano de 1989, não 1987.
    Eu não perdia um episódio. Até hoje é um dos meus desenhos favoritos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...