segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Um Anjo na Terra (1984-89)



"Um Anjo na Terra". O título original - "Highway To Heaven" (Autoestrada para o Céu) é um mix das duas canções favoritas sobre a vida depois da morte: "Highway To Hell" e "Stairway To Heaven" dos AC/DC e Led Zeppelin, respectivamente.



Apesar de a primeira se referir às dificuldades da vida em digressão e a outra a uma mulher que consegue tudo esbanjando dinheiro, ambos os títulos são também expressões para ilustrar a facilidade com que se vai "sempre a abrir" em direcção aos fogos do Inferno ou em alternativa a escalar com paciência as escadas para o regaço do Deus judaico-cristão.
Mas deixando por agora as alegorias manhosas de parte, esta série era bastante literal na busca pelo caminho para o Céu, algo entre o "O Cão Vagabundo" e o "Incrível Hulk", com a mecânica de viajar entre cidades para ajudar aqueles em necessidade.



O motivo dessa odisseia: o protagonista sobrenatural era um anjo que precisa de realizar boas acções para recuperar as asas, e fá-lo sob a identidade de Jonathan Smith (Michael Landon) e ajudado pelo seu companheiro de viagem Mark Gordon (Victor French), um humano mais pragmático e desenrascado que o anjo ingénuo; e parte do humor da série provinha precisamente do relacionamento entre esta estranha parelha, como contraponto à seriedade de alguns dos assuntos abordados e problemas que afligiam os personagens auxiliados por Jonathan e Mark.

"Highway to Heaven" ("Um Anjo na Terra" em Portugal e "O Homem Que Veio do Céu" no Brasil) alcançou os 111 episódios, agrupados em 5 temporadas exibidas originalmente entre 20 de Setembro de 1984 e 4 de Agosto de 1989.

As mulheres não resistem a anjos guedeludos de meia-idade com casaco de cabedal e calças jeans apertadas.
Um genérico inicial muito espartano, com D. Sebastião o anjo a surgir no nevoeiro, ao longo da estrada da vida e depois de muito caminhar recebe boleia do compincha Mark.
A dupla protagonista também trabalhou atrás das câmeras, Michael Landon como produtor executivo e Victor French como um dos realizadores. Aliás, ambos tinham actuado e realizado em "A Casa na Pradaria", e eram bons amigos desde que entraram no outro êxito "Bonanza". Ambos os actores já não se encontram entre nós, e em 1991 a morte de Michael Landon aos 54 anos foi lamentada, pelo menos entre as pessoas que conheço, como daqueles casos de "partiu cedo demais". Também Victor French faleceu aos 54 anos, dois anos antes de Landon, mas já com todos os episódios gravados e o cancelamento inevitável por culpa da progressiva baixa de audiências.

Vídeo com os enganos das gravações:




Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...