sábado, 17 de setembro de 2016

Transformers Em Acção (1984-87)



Dia 17 de Setembro de 1984, estreou nos pequenos ecrãs norte-americanos uma série animada que apesar de ser um veículo de publicidade para a linha de brinquedos homónima (montada para o mercado norte-americano e internacional a partir de várias linhas de robots japoneses aos quais foram acrescentadas toda uma mitologia que hoje abrange vários universos paralelos, mas isso é uma história para outra altura), conquistou o seu lugar nos corações de fãs pelo mundo inteiro, até aos nossos dias: "The Transformers", baptizada em Portugal de "Transformers Em Acção", tal como a posteriormente publicada banda desenhada da Meribérica-Líber [aqui], que por sua vez, nos EUA foi a origem das histórias dos brinquedos importados do Japão.

Esta primeira série, protagonizada pela versão Generation 1 dos Transformers teve um total de 98 episódios (4 temporadas) e um filme em 1986. Existem muitas mais séries baseadas nestas personagens, mas estas foram as temporadas clássicas, que espalharam a transformermania pelo mundo todo nos anos 80. O plot é simples: duas facções de uma espécie alienígena mecânica, robots gigantes nativos do planeta Cybertron, travam uma guerra hà milhões de anos.

E quando alguns se despenham no nosso planeta, os heróicos Autobots, aliados a humanos, assumem a missão de impedir que os maléficos Decepticons controlem e explorem os recursos energéticos da Terra. O que tornava o conceito da série diferente e apelativo era a capacidade de os Transformers, bem, se transformarem e assumirem as formas de variados veículos e equipamentos, uma forma de combate e camuflagem.

A maioria dos Autobots disfarçavam-se de carros,e  os Decepticons de aviões de combate, armas, etc. "More than meets the eye" ("Mais do que os olhos vêem") era o lema da série e o título da mini-série em três partes que apresentava este universo fantástico aos espectadores.

Não descobri ainda as datas exactas da estreia em Portugal em 1989 (14 de Outubro de 1989 no "Juventude e Família" apresentado pelo "Lecas" no Sábado de Manhã foi a data mais antiga), mas sei que esteve em exibição nos Sábados de manhã no "Canal Jovem" da RTP-1 nos finais de 1990, e em 2 de Novembro de 1991 terá ido ao ar a segunda temporada (provavelmente). A terceira temporada só chegou aos nossos ecrãs pelas mãos da SIC, dobrada e lembro-me que à hora do almoço.

Genérico da primeira temporada:

Genérico da segunda temporada:

Trailer do filme:

Genérico da terceira temporada:

Genérico da quarta temporada:


Video da banda sonora do filme, a canção "The Touch" por Stan Bush.








Como fã de ficção-cientifica e robots, fiquei apanhado desde os primeiros momentos, até aos dias de hoje. Ainda tenho muito que ver, principalmente os episódios japoneses, mas ainda hoje não resisto a acompanhar as aventuras destes robots sentientes, seja em banda desenhada, nas novas séries e até nos divisivos filmes em imagem real.
Desde esta época os meus Autobots favoritos são o honrado líder Optimus Prime [com voz do lendário Peter Cullen (Voltron, O Justiceiro, etc)], o sério Prowl e o divertido Jazz. Do lado dos vilões liderados por Megatron (Frank Welker), sempre me fascinou Soundwave (e os seus lacaios que se transformam em cassetes de música) e  o ciclope  impiedosamente lógico Shockwave. 

A franquia foi abordada por Nuno Markl na Caderneta de Cromos Nº 845 - "Robots para transformaaaar" ["Download/Ouvir Podcast"].

Versão original do texto publicado no Tumblr da Enciclopédia em 2014, por altura do 30º Aniversário: "Transformers Em Acção".


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...