domingo, 18 de janeiro de 2015

Duarte & Companhia - Parte 2



Nos primórdios da Enciclopédia de Cromos, uma das primeiras séries que abordámos foi "Duarte & Companhia" ("Duarte & C.a"), obrigatório pelo seu estatuto de culto e objecto estranho mas divertidissimo do panorama televisivo nacional. Nínguém que estivesse vivo nos anos 80 - a não ser que morasse numa caverna sem televisor - esqueceu os personagens e situações desta comédia policial. Mas esses aspectos já vimos no artigo original. Alguns assuntos voltam á ribalta por motivos menos felizes, e recentemente o falecimente do Rocha [António Rocha (1944-2015)] um dos ícones da série e do imaginário português fez que eu - como muitos portugueses - recordasse as peripécias de Duarte & Companhia.
Ora, quando há coisa de três ou quatro anos revi alguns episódios das três primeiras temporadas houve algo que me causou estranhesa: o genérico da primeira temporada não era o que eu recordava. Á medida que avançava nos episódios acabei por chegar à familiar música e canção, e com isso em mente, achei interessante comparar os diversos genéricos disponíveis online. E se leram até aqui, aguentem até ao final!

O genérico da primeira temporada:
Envergando o belo do casaco de fato de treino, Duarte empunha a arma cheio de estilo em direcção da câmera. Cada disparo faz aparecer um cartão com informação, e no final o título do episódio.
A música do genérico, é pouco memóravel, com um começo que não destoaria num filme para adultos vintage. A Wikipédia indica que o responsável da música do genérico foi José Luís Tinoco, mas sem indicação se dos posteriores ou este.

Na segunda temporada, somos brindados com o tema mais associado à série, seguindo o esquema do genérico anterior, mas com Duarte e Tó recortados do fundo e Duarte com um casaco mais "elegante". Também a partir da segunda temporada, o genérico final passa a incluir fotos com os nomes dos actores principais. [ver final do post]

O genérico da segunda temporada:


Além da indicaçao do título, o espectador era informado também do número no episódio num cartão separado. Por exemplo, "A Paixão de Tó" está indicado como "7º episódio" (contado desde o inicio da série) mas é o 1º da 2º temporada.


Na terceira temporada, a abertura é mais longa e inclui a canção cantada a plenos pulmões e playback pelo trio de protagonistas a bordo do carismático Citröen "2 Cavalhos" vermelho.

O genérico da terceira temporada:



A canção com o nome "Duarte & Cª", teve a música a cargo de Carlos Alberto Moniz ("Arca de Noé"), e com letra de José Jorge Letria.
Despeço-me por hoje com a transição da letra para poderem cantar a plenos pulmões enquanto conduzem (ou se calhar não):

DUARTE:

Eu sou um aventureiro
Detective destemido
O primeiro a chegar
quando tudo está tremido

Nasci para ser amado
e não tenho culpa disso
As mulheres é que conhecem
o poder do meu feitiço

Áquilo que mete medo
respondo com um sorriso
Quando o perigo acontece
eu estou onde for preciso

TODOS (REFRÃO)

Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia

TÓ:

Permitam que me apresente
sou valente e sou audaz
E de uma ponta de medo
sou às vezes bem capaz

Sigo o chefe, diligente
vá ele pra onde for
Mas se não houver sarilho
para mim é bem melhor


TODOS (REFRÃO)

Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia


JOANINHA:
Mal me faz a timidez
que me leva a hesitar
E a pôr sempre porquês
se me querem abraçar

E se me fazem feliz
mas que posso eu fazer?
Se estrago as coisas boas
que me estão a acontecer?

TODOS (REFRÃO)

Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia

Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia
Nós somos Duarte e Companhia

Alguns dos actores que fizeram parte do elenco principal e secundário, variando conforme o episódio:

Actualização:
Finalmente reencontrei - no  meu artigo anterior - o vídeo com  outra variação do genérico, talvez da quarta ou quinta temporada:

A diferença em relação ao da terceira temporada é que o trio canta a sua canção com os pés assentes no chão - com a ponte 25 de Abril ao fundo - e vão entrando no "2 Cavalos" que qual KITT do Justiceiro, arranca sozinho!

Recorde também: "Duarte e Companhia - Parte 1"

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. So faltou dizer que a RTP lancou a serie em DVD apenas ate a terceira temporada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela lembrança. Podia jurar que tinha falado nisso na Parte 1!
      http://enciclopediadecromos.blogspot.pt/2012/03/duarte-companhia.html
      A ver se algum dia põem o resto à venda!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...