quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Saturday Night - Whigfield (1994)



Devia publicar isto num sábado à noite, mas, what the hell, o blog é intemporal! Portanto aqui está mais uma música que foi um sucesso quando eu e o leitor eramos mais novos, num ano que "A Lista de Schindler" ganhou 7 Óscares, Kurt Cobain foi "encontrado morto", Mandela ganhou as eleições e acabou o Apartheid , e o cometa Comet Shoemaker–Levy 9 chocou com Jupíter.

Capa do single na Europa.

A canção, com o "original" nome de "Saturday Night" foi o maior hit da dinamarquesa Whigfield (aka Sannie Charlotte Carlson, ‘antiga’ modelo). Como habitual no género, a letra retrata com profundidade "Dee Dee na na na". Ok, é sobre festa e sexo casual. 


O que interessa: um video sugestivo com a própria Whigfield recém saída do banho envolta numa toalha a preparar-se para a saída nocturna, uma batida saltitante, mais um êxito dos anos 90, este tema de Eurodance não é dos meus favoritos, mas faz parte da memória musical da década, e vale a pena escutar outra vez!





Nota:
O atento leitor Peter Gunn fez-me notar que não mencionei um aspecto interessante: as acusações de lipsyncing, isto é, a loura Whigfield estaria apenas a fazer playback das músicas gravadas por outra cantora; como disse o Markl, uma "Milli Vanilada". A teoria mais popular é que a voz na realidade pertence a Annerley Gordon,  aka, Ann Lee que podem reconhecer do êxito "2 Times" [video]. As dúvidas continuam até aos dias de hoje, mas a minha pesquisa indica que esse fenómeno era muito comum em certas produtoras musicais, com o mesmo artista a produzir com diversas identidades e quando necessário representado por um modelo mais esteticamente agradável. 
Ao rever (re-ouvir?) recentemente o cromo reparei que Nuno Markl também menciona o tema que em 1999 juntou Whigfield aos portugueses Santa Maria "Happy Maravilha (feat. Whigfield)".

Como sempre, recomendo a audição da Caderneta de Cromos correspondente:



Texto original: "Enciclopédia de Cromos - Minicromo - Saturday Night".

Capa do single na Alemanha.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...