sábado, 17 de janeiro de 2015

Os Moto-Ratos de Marte (1993-96)

por Paulo Neto

Quando se é petiz, papa-se tudo o quanto é desenho animado, sem pensar demasiado no que as histórias encerram. Mas quando se chega uma certa idade e se olha em retrospectiva, chegamos à conclusão que a criação de certas séries animadas deve ter sido produto de efeitos psicotrópicos, tais as premissas mirabolantes que elas encerram. Não que isso seja obstáculo (às vezes bem pelo contrário) para a sua genialidade, mas de facto, mesmo num reino onde a imaginação e a transgressão não conhecem limites como o da animação, existem séries verdadeiramente mirabolantes.



Uma dessas séries é sem dúvida "Os Moto Ratos de Marte", co-produzida pela Marvel, estreada nos Estados Unidos em 1993 e em Portugal no ano seguinte, aos sábados no "Buéréré" da SIC. Recordemos a história: Marte foi outrora um planeta pacificamente habitado por ratos antropomórficos, adeptos da deslocação em duas rodas, quando foi invadido pelos Plutarquianos, uma raça extra-terrestre de seres gordos, pestilentos e com cara de peixe, que se dedica a invadir planetas e a esbanjar os seus recursos. Apesar dos esforços dos roedores locais que lutaram contra os invasores, estes foram dizimados pelos plutarquianos. Os únicos três sobreviventes conseguiram fugir numa nave até à Terra: Bugias, Modo e Vinnie. Bugias é o líder do trio e o mais racional, cuja visão foi danificada durante a guerra contra os invasores. Tem como armas uma luva especial e uma pistola laser. Modo é o mais forte, mas por detrás da sua aparência agressiva, na verdade é o mais sensível e bondoso dos três. Tendo perdido um olho e um braço no conflito, o seu braço robótico tornou-se a sua principal arma. Vinnie, que ficou sem metade da cara na guerra e por isso usa máscara, é o namoradeiro e gabarola e o que mais aprecia situações de risco, mas por detrás da sua presunção, até é bom tipo e é o mais talentoso motoqueiro dos três - daí que a sua mota seja a mais artilhada com armas.


Os três acabam por aterrar em Chicago, onde são acolhidos por Charley Davidson, uma aguerrida dona de uma oficina, que se torna a sua principal amiga humana. Eles rapidamente descobrem que o principal magnata industrial da cidade, Lawrence Limburger, é na verdade um plutarquiano disfarçado que pretende apoderar-se dos recursos naturais da Terra tal como os seus conterrâneos fizeram com outros planetas. Os seus aliados são o Dr. Karbunkle, um perverso cientista, Gordo, o inepto e grosseirão braço direito de Limburger sempre com gasolina a escorrer das mãos e Fred, um mutante masoquista e cobaia preferida de Karbunkle. Em cada episódio, os Moto Ratos dedicam-se a humilhar e dar cabo dos planos de Limburger. Outros vilões ocasionais são Lord Camembert, o chefe dos plutarquianos, e Napoleon Brie, o doppleganger rival de Limburger que domina Detroit. 




Como se tudo isto não fosse já suficientemente louco, há que dizer que a dobragem em Portugal esteve a cargo da Novaga, que famosamente se ocupou da dobragem de séries míticas dos anos 90 como "Dragon Ball Z" e "A Navegante da Lua" e contava com nomes sonantes: Rogério Samora (vozes de Vinnie e Limburger), Joaquim Monchique (Bugias e Karbunkle) e António Semedo (Modo e Gordo). E tal como nessas outras séries, era comum haver referências a acontecimentos e personalidade da actualidade em Portugal na altura. Três exemplos:
- Vinnie: "Este plano cheira pior que a incineradora de Estarreja" (Na altura havia uma controvérsia sobre a edificação de uma incineradora de lixos tóxicos, tendo Estarreja sido escolhida como o local para a sua construção).
- Charley: "Que chatos, parecem os Irmãos Coragem." (Referência à telenovela que dava na altura no horário nobre da SIC).
- Gordo: "Eu tinha uma namorada, era a Catarina Portas, mas ela deu-me com uma porta em cima." (Catarina Portas era uma das apresentadoras do programa "Fru-Fru" então exibido na RTP)



A série teve um total de 65 episódios ao longo de três temporadas. Além disso, gerou toda uma linha de merchandising: vídeos, jogos para consola, têxteis, material escolar e brinquedos, etc. O meu irmão tinha um boneco do Bugias. Em 2006, a série foi renovada para mais 28 episódios.


Genérico:


1.º episódio:




                
     

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...