segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Morangos Com Açúcar - 3.ª temporada (2005-06)

 por Paulo Neto

Já falei aqui sobre as duas primeiras temporadas de "Morangos Com Açúcar" e não tinha intenção de abordar outra, mas acabei por concluir que seria interessante falar dela primeiro porque nela participaram alguns jovens talentos que viriam a fazer carreira assinalável na representação, em especial na teledramaturgia nacional, e depois porque foi marcada por dois acontecimentos: um que extrapolou da novela para a vida real e uma tragédia da vida real que mudaria o rumo da novela.



Finda a parte de Verão da segunda temporada, a terceira temporada de "Morangos Com Açúcar", subtitulada "Geração Rebelde" estreou a 20 de Setembro de 2005 e prolongou até 16 de Junho de 2006, onde deu lugar à já habitual parte de Férias de Verão. Como era hábito algumas personagens da temporada anterior transitaram para esta temporada como foi o caso de Marta Navarro (Ana Guiomar) e Tojó Rochinha (Diogo Valsassina), Valter "Crómio" Matoso (Tiago Castro), e, nos primeiros episódios, Maria Vicente (Dânia Neto) bem como personagens introduzidas na parte das Férias de Verão, como Alice Esteves (Inês Castel-Branco), Fred Oliveira (Paulo Rocha), Dino (Francisco Adam) e Teresinha (Mariana Pacheco). Vítor Fonseca e Paulo Vintém dos D'ZRT também recuperaram os seus papéis de Zé Milho e Topê.

Esta série tinha ainda a particularidade de ter a acção dividida entre duas escolas, o Colégio da Barra das temporadas anteriores e o Colégio dos Navegantes, uma escola pública.   

Tiago e Matilde

O par principal desta temporada é composto por Matilde Gouveia (Joana Duarte) e Tiago Borges (Luís Lourenço): os dois conhecem-se durante umas férias em Cuba, quando ela o salva de um acidente de mergulho, e ficam logo fascinados, mas depois desse fugaz encontro, não se voltam a ver. Até que de regresso a Portugal, Matilde descobre que não só Tiago, que julgava ser estrangeiro, é português como começou a namorar com a sua irmã Bia (Mariana Monteiro), que vai causar muito atrito entre as duas. Bia e Matilde têm um irmão mais novo, Manuel (Tiago Felizardo), um jovem rebelde e indisciplinado. Os três ressentem-se da falta de atenção dos seus pais, Helena (Isabel Medina) e Luís (Rui Madeira), sempre mais dedicados à carreira do que aos filhos. Só depois do divórcio é que Helena decide dedicar-se mais a estabelecer uma relação com os filhos, ao mesmo tempo que Jorge (Rui Luís Brás), contratado como homem-a-dias, a faz despertar de novo para o amor.

Fila de cima: Becas, Tomé, Kiko, Susana, Mimi, Tojó, Michael, Dino, Marta, Catarina
Fila de baixo: Afonso, Bia, Matilde, Salomé, Cristiano, Crómio, Daniela


Tiago é filho de Julieta (Sónia Brazão), professora de Inglês no Colégio da Barra, casada em segundas núpcias com Sebastião Rodrigues (Jorge Silva), professor de Matemática nos Navegantes. Com eles vivem Francisco "Kiko" (João André), irmão de Tiago, Catarina (Filipa Oliveira), filha do casamento anterior de Sebastião e Gil (Salvador Vargas), o filho em comum de Julieta e Sebastião. 

O Colégio da Barra foi comprado por uma cooperativa de professores e agora a directora é Maria José Campos (Ana Zanatti), que tem dois filhos: Afonso (Francisco Corte-Real), o melhor amigo de Tiago e colega nas provas de downhill rancing, e Rebeca "Becas" (Sara Prata), uma jovem aguerrida que partilha os interesses de Manel e Kiko pelo graffiti e por causar sarilhos… Maria José também tem a guarda do seu sobrinho Tomé (Fernando Fernandes), um rapaz com talento para cantar mas com medo do palco. 

Tal como no passado, o Colégio da Barra tem um programa de bolsas para que alunos mais desfavorecidos, e uns desses bolseiros são Salomé Lisboa (Ciomara Morais), uma jovem cabo-verdiana, e Michael Sousa (Francisco Froes), vindo da África do Sul e que tem o desejo secreto de se tornar padre. Salomé e Michael ficam instalados em casa de Alice e Fred que agora são um casal. Dino, o irmão de Alice, continua armado em engatatão e protagoniza várias situações cómicas, para as quais costuma arrastar Tojó e Crómio. Mas a chegada de Susana Lopes (Diana Chaves), uma amiga de Fred que decide pôr um pausa na carreira como surfista para acabar o ensino secundário, vai fazer o seu coração bater mais forte… Outro jovem beneficiado pela bolsa é Cristiano Jesus (Miguel Bogalho), um jovem pobre e semi-indigente, que se apaixona por Bia. 

As Popstars Mónica, Mimi e Daniela

Mas é também no Colégio da Barra, que andam as terríveis Popstars (inspiradas nas Plastics do filme "Mean Girls"). Lideradas pela arrogante Mónica Teixeira (Helena Costa), elas divertem-se a fazer bullying com os mais frágeis, como a insegura Catarina. Acompanhando Mónica estão a desmiolada Maria Micaela "Mimi" Silva (Jéssica Athayde) e Daniela Xavier (Marta Faial). Daniela, que vive com a tia Vera (Paula Neves), uma professora de música amiga de Matilde, esconde um segredo: foi criada numa comunidade hippie, algo de que se envergonha. Tal como fica envergonhada quando Crómio se interessa por ela. Mónica namora com Nelson Pereira (João Cajuda, creditado como João Pedro Sousa), um rapaz presunçoso, rival de Tiago e Afonso no downhill e ex-namorado de Matilde, de quem ainda tenta arrastar a asa, embora convença Mónica de que é Matilde quem se mete com ele. 

Becas e Manel


Do corpo docente do Colégio da Barra, fazem parte Wei Min (Sofia Grilo), Durval Madureira (Luís Gaspar) e Diogo Castro (Ruben Gomes), que namora com Vera. Há ainda Carla Mergulhão (Oceana Basílio), a empregada do bar da escola, sempre metida em esquemas de dinheiro fácil.  

Rita e Sílvia


Dora / Pedro


A meio da temporada surgem novos alunos como Lourenço (Tiago Carreira), um rapaz meio desajeitado que se torna amigo de Tojó e Crómio, e as gémeas Rita e Sílvia Cruzeiro (Margarida e Mariana Martinho) que gostam de pregar partidas aos rapazes, Cláudia (Inês Simões), com quem Tiago vai namorar num período em que este e Matilde estão separados, e Dora (Cláudia Chéu), filha do novo professor de Matemática, Álvaro Paes (António Cordeiro), que devido a um segredo do passado, tem de se fazer passar por um rapaz mudo chamado Pedro. É também introduzida a banda 4Taste composta por Ed (Luke D'Eça), Link (Nelson Patrão), Sérgio (David Gama) e Jota (Francisco Borges). 

Os 4 Taste: Ed, Sérgio, Link e Jota


Poster da temporada de Verão da 3.ª série

Como já referi, esta temporada de "Morangos Com Açúcar" foi marcada por dois acontecimentos:

- A certa altura, houve um arco narrativo em que Vânia Campos (Carla Bolito), prima de Becas e Afonso, uma cientista está a fazer pesquisas no laboratório do Colégio da Barra e de repente deixa escapar um vírus perigoso que atinge vários alunos da escola, fazendo-os adoecer de forma misteriosa, até que Vânia e Crómio conseguirem criar um antídoto. Esta seria apenas uma história rocambolesca como tantas outras da teledramaturgia mas na altura em que os respectivos episódios foram exibidos, cerca de 300 jovens de catorze escolas um pouco por todo o país deram entradas em hospitais queixando-se de sintomas semelhantes aos que as personagens afectadas pelo vírus na telenovela apresentavam, lançando o pânico em algumas zonas e até o encerramento de algumas escolas. Contudo, veio-se a apurar que quase todos os casos eram psicossomáticos. Este incidente que viria a ser chamado de o "Vírus do Morangos" acabaria porém por ser estudado pela comunidade médica em todo o mundo como um dos mais mediáticos casos de histeria colectiva. 



Francisco Adam (1983-2006)

- No dia 16 de Abril de 2006, o actor Francisco Adam perdeu a vida aos 22 anos num acidente de viação. O carro seguia para Santa Cruz em Torres Vedras com três pessoas lá dentro até que um despiste vitimou imediatamente Adam. Um outro ocupante veio a falecer doze dias mais tarde enquanto o terceiro sobreviveu apenas com ferimentos ligeiros. A autópsia ao actor revelou a presença no organismo de cocaína e álcool. 
A notícia da morte prematura de Francisco Adam chocou o país, em especial a comunidade de fãs da série para quem a sua personagem, Bernardino "Dino" Esteves, era uma das mais populares desde a sua aparição na temporada de Verão da 2.ª série. Na altura, a sua personagem formava um par romântico com a de Diana Chaves (que aqui se estreava como actriz depois de ter participado no reality show "Primeira Companhia"), onde os dois revelavam grande química. (Consta que estava na calha Dino e Susana serem o principal par romântico da temporada de Verão desta 3.ª série, e após a morte do actor, foi a personagem Afonso quem se tornou o novo interesse amoroso de Susana.) Na telenovela, em vez de matarem a personagem, optou-se por dar a Dino uma despedida mais simbólica subindo aos céus num balão. 





Reencontro do elenco MCA3 em 2018


Mais umas notas:
- Foi nesta temporada dos Morangos que se revelaram nomes que fariam carreira na teledramturgia nacional como Mariana Monteiro, Diana Chaves, Jéssica Athaíde, Sara Prata e Oceana Basílio. Na parte de Verão (e transitando para quarta temporada lectiva), surgiu ainda Victoria Guerra, que tem dado cartas na televisão e no cinema. Em 2019, em parceria com Carlos Coutinho Vilhena, João André destacou-se na série do YouTube "O Resto Da Tua Vida".  
- Durante o Natal, houve uma storyline em que as personagens encontram Ana Maria (Lura) uma jovem mulher grávida que vive na rua e tentam ajudá-la com o apoio de Nicolau (Raúl Solnado), um simpático mas misterioso velhote. Nicolau ajudará Ana Maria a dar à luz na noite de Natal, mesmo a tempo de José, o marido dela ausente do país, reencontrar a mulher. 
- Na senda dos D'ZRT, mas num estilo mais rock, os 4Taste também atingiram grande sucesso no público, com temas como "Sempre Que Te Vejo", "Só Tu Podes Alcançar" e "Diz-me Que Sim". O seus dois álbuns foram disco de platina e actuaram no Rock In Rio.
- Também Fernando Fernandes conheceu grande sucesso na música sob o nome FF. O álbum que editou durante a emissão foi disco de platina. (Lembram-se de "O Meu Verão Não Acabou"?). E desde então que FF tem mostrado o seu talento na música, no teatro e na televisão.

Capa do CD da banda sonora

- Da banda sonora desta temporada recordo temas como "Brilhantes Diamantes" de Serial, "Hi Hello (My Name Is Joe)" dos Squeeze Theeze Pleeze, "I Really Am Such A Fool" dos EZ Special e na parte de Verão, "Love Show" de Skye. 

- Entretanto, descobri que o blogue que a Matilde escrevia na telenovela existia de facto na internet e ainda hoje pode ser lido: https://moranguitatvi.blogspot.com/


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...