sábado, 11 de setembro de 2021

11 de Setembro (2001)


11 de Setembro
. Raras vezes uma data dispensa mais elaboração. Milhares e milhares de pessoas têm histórias de terror, os feridos e as famílias dos sobreviventes marcados para sempre. A minha história felizmente foi apenas o horror de ver em directo.

No inicio de 2021 o Paulo Neto fez o tradicional  rebobinar do ano 2001, que obviamente incluía um texto dedicado ao atentado terrorista que mudou o Mundo (ler aqui). Quando escrevo estas breves linhas, ouço na televisão discursos e testemunhos do 20º aniversário dos terríveis atentado em 11 de Setembro de 2001. E parece que foi ontem...

Até final dos 90s a questão da praxe era "onde estavas no 25 de Abril", mas já ouvi e fiz muitas vezes a pergunta "onde estavas no 11 de Setembro?". No meu caso, estava perto da televisão, momentos depois de terminar o almoço de terça-feira (em Nova Iorque ainda não eram 8 da manhã) Sei que estava a guardar algo na minha mochila quando a notícia chegou, uma "acidente" de avião em Nova Iorque.

No dia das horas de transmissão em loop dos diferidos do primeiro avião a embater no World Trade Center e do directo do segundo avião e o desmoronamento das duas torres, e nos dias seguintes no Mundo Ocidental só existia um assunto na agenda da comunicação social e das conversas dos cidadãos comuns. Após horas de imagens, informações de ultima hora misturada com boatos e especulações, eu pensava que a Terceira Guerra Mundial parecia eminente. Imagino que o desenrolar dos acontecimentos deve ter proporcionado uns flashbacks a quem já era adulto durante a Guerra Fria e à constante ameaça nuclear. Depois de décadas de engenhos armadilhados, os terroristas transformaram aviões em armas e ceifaram as vidas de quase três milhares, quase tudo em directo para o Mundo. A Guerra não foi mundial, mas veio e matou muitos mais civis e inocentes que os ataques ás torres; restrições de viagens aéreas foram estabelecidas; a privacidade do cidadão comum foi erodida sob a alçada do combate ao Terror, e nada se restringiu ás fronteiras dos EUA. As teorias da conspiração floresceram, como o racismo e o "patriotismo" mais bacocos semeados da revolta. E o 11 de Setembro deixou também uma marca profunda na sociedade ocidental, na sua cultura, e na sua arte e entretenimento.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...