terça-feira, 30 de junho de 2015

Janela Mágica (1983-1984)

Antes de ser um dos brindes do Bollycao, "Janela Mágica" foi o programa para os mais pequenos que substituiu "O Tempo dos mais novos" a partir de Outubro de 1983.


Quando comecei a investigar sobre este espaço televisivo a única migalha de informação que consegui encontrar online foi precisamente o genérico animado, com o estilo inconfundível de PAT (Álvaro Patrício), responsável por imensas animações dos anos cromos ["Genéricos de Álvaro Patrício PAT"].




Tudo o resto sobre o programa só encontrei da minha busca no inestimável arquivo do "Diário de Lisboa".
A grelha televisiva mudou a 17 de Outubro de 1983, e "Janela Mágica" começou no dia seguinte as emissões durante os dias de semana por volta das 18 horas. 
No fim de semana continuou a exibição de alguns dos programas d'"O Tempo dos mais novos" , mas ao contrário deste - que aos Sábados dividia a emissão em duas partes - "Janela Mágica" ficou relegado ao horário de antes de almoço.
Durante a semana eram emitidos programas como "Esquadrão das Estrelas" ("X-Bomber"/"Star Fleet" série japonesa de marionetas e ficção cientifica, ao estilo dos "Thunderbirds"), "A Pequena Nell", "Os Polis", "Canta Connosco", "Contos de Andersen", "Cláudio e Carolina", "Candy, Candy", "D'Artacão e os Três Moscãoteiros", "Histórias de Sempre", "Estrumpfes", "Belfy e Lillibit" (as aventuras de um par de duendes da floresta), "O Bicho-do-Conto", "As aventuras de Tom e Jerry", "Histórias do Paquiderme" e "O Aranhiço".
Ao fim de semana os pequenos espectadores eram brindados com séries do calibre de "Conan, O Rapaz do Futuro", "A Abelha Maia", "Bell e Sebastião", "Era Uma Vez O Espaço", "Jornalinho" ("autoria de António Santos, apresentação de Manuela Sousa Rama, Jorge Passarinho, Carlos Ribeiro e o boneco Elias") ou "D. Quixote de La Mancha" (a série espanhola de 1979), "Floresta Portuguesa" (de João Ponces de Carvalho. No vídeo o episódio 5, "A Floresta e o Lazer" emitido a 19 de Novembro de 1983), "O Jardim do Celestino", "Vasco Granja apresenta... filmes para todos", "Musti" (a primeira série do gatinho belga Musti, de 1969), "Rei Rolo" (a adaptação animada dos livros sobre o infantil King Rollo), "O Segredo do Abrigo de Montanha" e "Uma noite na Montanha" (não descobri animações com esse nome, mas poderão ser uma gralha porque estavam na lista junto a "Bell e Sebastião" que tem um episódio com um desses nomes). 

O "Jardim do Celestino", programa do comediante brasileiro-português Badaró, que na opinião do responsável pelos comentários à programação do "Diário de Lisboa" em menos de 2 meses é despromovido de "...revelação" a "execrável" :
Saiba mais sobre o programa no site "Brinca Brincando" - "Jardim do Celestino".

Gostava de destacar a programação da véspera do Natal de 1983 com uma hora de emissão dedicada a "Vasco Granja apresenta... filmes para todos", com o título "Natal na Animação". No bloco estavam incluídas três animações: "O Natal dos Cachorrinhos" ("The Pups' Christmas" (1936) de Rudolf Ising), "A Estrela de Belém" ("The Star of Bethlehem" (1956) de Lotte Reininger) e "O Príncipe Feliz" ("The Happy Prince", adaptação de 1974 do conto de Oscar Wilde por Michael Mills).
No primeiro dia de 1984, um Domingo, a emissão da "Janela Mágica" foi alargada para incluir o 26º "Sequim D'Ouro". Esse "Zecchino d'Oro 1983" teve direito a dois primeiros qualificados ex aequo: "Evviva noi" cantado por Elisa Gamberini da Roménia, e "O che bella balla" por Salome Hadji Neophytou para o  Chipre.

"Janela Mágica" foi depois substituída a 7 de Março de 1984 por "Grão a Grão", uma quarta-feira. Curiosamente, nessa segunda e terça-feira (de Carnaval) a designação "Janela Mágica" foi trocada por "Desenhos Animados" (a designação do programa que abria a RTP2 durante a semana) ás 17:30 e na terça-feira de Carnaval o "Janela Mágica" foi ao ar pela última vez, às 11 horas como ao Domingo.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

7 comentários:

  1. Olá!
    Continuo a explorar imensamente o vosso site, já vou em 2015...
    Como estou a tentar recuperar todos os desenhos animados que via na minha infância, estou a ponderar ir à Hemeroteca de Lisboa para consultar jornais que davam a programação televisiva e que esta contenha o nome de todos os desenhos que davam, pois muitas vezes simplificava-se para "Espaço Infantil" ou "Bloco Infantil" ou algo do género.
    Portanto dá-me a ideia que o Diário de Lisboa disponibilizava estas informações, mas a Hemeroteca informa que só tem os registos até 1990 (provavelmente terminou), conheces mais algum jornal ou revista com estas caraterísticas acima que procuro?
    Muito obrigado uma vez mais,
    Fernando Couto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Que bom saber que temos um leitor tão empenhado!
      Se eu vivesse perto da capital já provavelmente teria procurado nesses arquivos, mas vejo-me limitado aos que estão online. O Diario de Lisboa terminou em 1990. Encontrei mais alguma informação na hemeroteca do jornal espanhol ABC, mas só entre 89 e 92 se não me engano. E material em português de momento não conheço mais nenhum...
      Boa sorte na pesquisa!
      David

      Eliminar
    2. Pois teria que experimentar com vários jornais até que um tenha aquilo que desejo.

      De qualquer das maneiras tenho uma novidade, encontrei este site:
      https://web.archive.org/

      e permitiu-me recuperar dezenas de desenhos animados mas ainda não aqueles que queria como o do meu outro comentário, de maneira que estou frustrado e triste.
      A vocês não vos deve dar muito jeito pois por exemplo com o site da RTP, o único que pesquisei, só tem alguma coisa desde os finais dos anos 90 e muito manhosamente. Pois presumo que queiram mais de anos anteriores, mas pode ser que com outros sites consigam ir mais atrás no tempo.

      Eliminar
    3. Viva! Uso bastante o Web.Archive para recuperar sites, infelizmente, muitas vezes não funciona. Também há uma versão portuguesa, o http://arquivo.pt/?l=pt . Ás vezes dão resultados ligeiramente diferentes.

      Eliminar
  2. E eu a pensar que estava a dar uma novidade daquelas estrondosas, até pensei escrever algo pomposo como "nem imaginam o tesouro do Olimpo que descobri" mas pensei "aque é melhor pôr-me humilde e dizer como quem não quer a coisa"

    É preciso ser mesmo lobo solitário para pensar como eu pensei!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Fernando! Eu é que já tenho alguns anos de esgravatar na Internet em busca de informação, mas mesmo assim estou sempre a descobrir coisas novas, e geralmente a partir de leitores ou colegas bloggers! Agradeço todas as dicas, até porque imagino que a maioria dos nossos leitores desconheça ferramentas como essa e assim vão experimentá-las!
      Cumprimentos
      David

      Eliminar
    2. Feliz pela tua resposta

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...