terça-feira, 20 de novembro de 2012

Genéricos de Álvaro Patrício (Pat)

por Paulo Neto

Há cerca de um ano fui mencionado pela primeira vez na "Caderneta de Cromos". Tudo por causa deste vídeo, onde Markl tentava questionar qual era a música que se ouvia na segunda metade deste vídeo e sobretudo, como era esta célebre canção. Na família Markl tinha-se estabelecido que era "Filinto Elísio" mas vários fãs de Caderneta tinham as mais variadas teorias e no respectivo cromo, uma das referidas foi minha de que o que se cantava era italiano: "Felice vita, felice vita!". Veio-se a confirmar que a canção era "Petersbugh schlittenfahrt (Petersburg sleigh ride)" na versão do Fischer Choir e que a famosa frase é "schon' ist im winter".


Ora, estes separadores que animaram a RTP durante o Natal de 1984 e o réveillon de 1985 foram apenas umas das diversas animações feitas que o famoso ilustrador e animador Álvaro Patrício (a.k.a. PAT) criou para televisão nos anos 80 e 90. Infelizmente a internet não disponibiliza muita informação sobre ele. Descobri apenas no seu perfil do Facebook que ele estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Além da animações, fez ilustrações para imprensa, como no Jornal "O Se7e" e a revista do "Fungagá da Bicharada"!


Jornal "O Bisnau" (1983)


Entre os diversos genéricos, separadores e animações de Álvaro Patrício, há que destacar o do mítico programa de Júlio Isidro, "O Passeio dos Alegres" de 1981.


Este genérico também é célebre: é o do programa "Parlamento" (que ainda hoje vai para o ar na RTP2) e que na altura, dava no 1.º Canal aos sábados à tarde era uma daquelas secas que tínhamos de gramar antes de ver coisas mais interessantes. Mas a bem ou mal, ficou o genérico na memória.

 

Mais divertidos foram estes 12 segmentos animados que antecederam cada uma das canções do Festival de Canção de 1981, que como se sabe, foi ganho nesse ano pelo saudoso Carlos Paião com "Playback".




As Eleições Autárquicas de 1985 são as primeiras de que me lembro. E para tal, contribuiu este genérico (que mais tarde seria recuperado para o programa "País, País").




Quem se lembra de um concurso apresentado por Luís de Matos no início dos anos 90, chamado "A Caça do Tesouro"? Dois concorrentes munidos de computadores jogavam um misto de jogo de tabuleiro com jogo de vídeo de RPG onde tinham de descobrir uma combinação de símbolos que revelavam onde estava escondido o tesouro que dava o prémio principal. Se bem me recordo, dava às sextas-feiras de manhã e era filmado nos estúdios da RTP Porto. 



Para terminar, eis o genérico do "Hermanias" (1984) o programa que se seguiu ao "Tal Canal" em foto-animação.




No canal de YouTube de Álvaro Patrício, podem encontrar mais genéricos, por exemplo para o TV Rural, o Boletim Meteorológico,  as comemorações dos dez anos do 25 de Abril, a mini-série "A Relíquia" e "Sem Limites", o programa que pretendia ser a resposta da RTP ao "Portugal Radical" da SIC.

Além da imprensa e da televisão, PAT também fez alguns cartazes institucionais como este que promovia o leite escolar:





Cromo n.º 832 (29.11.2011) da "Caderneta de Cromos" - Música de Natal Filinto Elísio: http://podcastmcr.clix.pt/rcomercial/cdc_291111_1.mp3



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Durante décadas guardei a memória deste genérico de Natal, mas nunca consegui voltar a encontrá-lo, ou mesmo descobrir que palavras estavam a ser cantadas. "Felicitas" era o meu palpite para a letra (aparentemente não estava nem próximo). Como é reconfortante (re)encontrar esta "peça do puzzle"!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...