quarta-feira, 1 de julho de 2015

Herman's Head - Uma Questão de Consciência (1991-1994)

por Paulo Neto

Séries televisivas de que só eu me lembro, capítulo #749. É provável que muita gente não se recorde desta série, que eu descobri em 1993 na RTP2 e que segui durante umas férias de Carnaval que passei em convalescença. Mas eu ousaria dizer que os autores do novo filme da Disney "Divertida-Mente" devem ter bebido inspiração nesta série.
"Uma Questão de Consciência" (no original "Herman's Head") foi emitida nos Estados Unidos entre 1991 e 1994, em três temporadas. Por cá, as duas primeiras passaram de segunda a sexta à tarde na RTP 2 e a terceira na RTP 2 aos domingos à noite. Os autores da série eram Andy Guerdat e Steven Greinberg





A série contava a vida de Herman Brooks (William Ragsdale), um jovem executivo que trabalha no departamento de pesquisa de um importante império de publicações em Manhattan. Aparentemente parece o típico yuppie, ambicioso e astuto, mas facilmente se descobre que não é bem assim. No fundo Herman é inseguro, tem muito medo de arriscar e costuma meter água nos seus relacionamentos amorosos.



Isto porque a sua mente é controlada por quatro entidades que dirigem as suas decisões: Angel (Molly Hagan), é a sua sensibilidade e representa o seu lado feminino, geralmente a mais calma dos quatro, mas que sabe manipular os outros a seu favor; Animal (Ken Hudson Campbell), é sua luxúria e representa os seus desejos mais mundanos, e basicamente só se interessa por sexo e comida; Wimp (Rick Lawless) é a sua ansiedade, cheio de paranóias e manias, sendo particularmente útil em situações críticas, já que está sempre à espera do pior; Genius (Peter Mackenzie) é o seu intelecto e representa o raciocínio lógico, costuma olhar os outros com superioridade mas também ele comete os seus lapsos. Algumas vezes os quatro agem em sintonia, sobretudo em situações de dor, mas a maioria das vezes andam às turras, o que explica todos os dilemas de Herman.



O melhor amigo de Herman é Jay Nichols (Hank Azaria), um mestre de engate embora nem sempre tenha sucesso. Herman admira a sua auto-confiança mas vai descobrindo que Jay também tem as suas inseguranças. Herman também é grande amigo de Louise Fitzer (Yeardley Smith), a secretária do departamento, que tanto tem de simpática e honesta como de sarcástica e nervosa. Na terceira temporada, Louise inicia uma relação intermitente com Jay. Heddy Newman (Jane Sibbett) é a elegante e empertigada colega de Herman, com quem frequentemente entre em disputa, já que é obcecada em subir na vida e não hesita em passar por cima de qualquer um para ficar bem vista, recorrendo à manipulação e à bajulação. No entanto, os seus planos saem sempre furados. Tal como Jay, Heddy também é hábil no engate embora sem muitos resultados no que toca a arranjar um bom partido. Com o avançar da série, a animosidade entre Herman e Heddy dá lugar a atracção mútua.
Paul Bracken (Jason Bernard) é o chefe do departamento, e apesar da sua faceta de chefe autoritário e abrasivo, no fundo é um homem justo e sabe bem como são os seus subalternos, daí que valorize Herman pela sua ética de trabalho e não se deixe levar quando Heddy lhe dá graxa.

Num dos episódios, existiu uma quinta entidade na mente de Herman, a Inveja (Bobcat Goldthwait), quando ele e a sua irmã competiram pelo mesmo emprego, mas fez tantos estragos que os outros quatro expulsaram-no imediatamente. Leslie Neilsen e Jennifer Anniston tiveram participações especiais na série, ele como Deus, ela como um dos interesses amorosos do protagnista. Se a série tivesse continuado, os autores consideraram criar um quarteto mental similar para Heddy. 



De referir ainda que dois dos actores da série, Hank Azaria e Yeardley Smith, também faziam parte do elenco de vozes de "Os Simpsons" (sendo Smith particularmente conhecida pela voz de Lisa Simpson), houve alguns paralelos entre as duas séries. A personagem de Louise foi algumas vezes referida como tendo uma voz de desenho animado, e personagens de "Os Simpsons" com vozes de Azaria e Smith mencionaram "Uma Questão de Consciência". Num dos episódios chegou mesmo a haver um semelhante coro na cabeça de Lisa.

Para terminar, um facto interessante: foi durante o intervalo de um dos episódios de "Uma Questão de Consciência" em 1991 que o primeiro anúncio publicitário a preservativos foi emitido nos Estados Unidos.

Genérico 1.ª temporada:


Génerico 2.ª e 3.ª temporada:



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...