sábado, 11 de maio de 2013

Centurions - Power Xtreme (1985-1987)



"Os Centuriões", em inglês "Centurions", com o subtitulo "Power Xtreme" foi mais uma série dirigida aos jovens rapazes carregados de testosterona, ansiosos por ver batalhas e explosões. E desejosos de comprar os brinquedos para poder reproduzir em casa essas mesmas batalhas épicas.

Esta série de ficção científica e acção teve 65 episódios, divididos por uma mini-série de 5 partes em 1985 e por 60 episódios entre 1986 e 1987. Foi produzida por Ruby-Spears (a mesma produtora da série animada da Academia de Policia, Scooby Doo, Plastic Man, Superman, Turbo Teen,  etc) e animada pelo estúdio nipónico Sunrise (que desde os anos 70 animou êxitos como Gundam, Vision of Escaflowne, Cowboy Bebop, etc) famoso pela sua animação fluída e de qualidade. O responsável principal pelas histórias foi Ted Pedersen, e alguns dos conceitos e designs tiveram a mão de lendas da banda desenhada como Jack Kirby (co-creador do Capitão América) e Gil Kane (co-criador do moderno Lanterna Verde). Segundo o blog "Ainda Sou Do Tempo...", estreou em Portugal em 1990 na RTP2, na hora de almoço durante a semana. Eu podia jurar que era aos sábados de manhã, mas eu sei que a minha memória não é fiável e prefiro acreditar no Hugo.
Actualização: Entretanto consegui descobrir a data de estreia no nosso país: 5 de Abril de 1990, RTP-2, nas Quintas-feiras à tarde, no horário das 16:45; até 18 de Setembro de 1990, quando mudou para as Quartas-feiras ao meio-dia. Em 21 de Agosto de 1991 foram substituídos pela animação "2020 Polícia em acção" ("C.O.P.S."). Fonte: Diário de Lisboa, ABC Sevilha.

Além da linha de brinquedos da Kenner, a DC Comics publicou quatro números de banda desenhada destes heróis.


Os “centuriões” do título são uma equipa de vários indivíduos heróicos, cada um com a sua especialidade, com a missão de derrotar os planos do malvado cyborg Doc Terror, que pretende conquistar o planeta Terra. Cada membro dos “The Centurions” enverga um exosqueleto/armadura (exo-frames) que pode ser apetrechada com os mais diversos equipamentos e armas (Assault Weapon System), teleportados a partir da sua base espacial, o Sky Vault (até hoje julgava que era Sky Bolt). Estes upgrades são activados ao exclamar “PowerXtreme!”. Aliás, o genérico da série, um dos meus favoritos da época, explica bem a premissa da série:


O tema do genérico e a restante banda sonora foi da autoria de Udi Harpaz (compositor de Turbo Teen, Dino-Raiders ou Mister T).
Os centuriões protagonistas desde o inicio da série são:


Max Ray – Líder da equipa e dono de um másculo bigode, era o especialista em tudo relacionado com o mar. Envergava o exosqueleto verde. O actor de voz foi Pat Fraley, o mesmo do Krang da série clássica das Tartarugas Ninja.


Jake Rockwell – Especialista em missões terrestres. O seu exosqueleto era amarelo, e era dono de um cão chamado Shadow (com armas que assustariam o Inspector Max). Tinha a voz do falecido actor e realizador Vince Edwards.


Ace McCloud – Se ainda não adivinharam, o garanhão Ace era o “ás” no ar e no espaço. Vestia o exo-frame azul. A sua voz foi providenciada por Neil Ross, que trabalhou em muitos cartoons da época como Transformers, Voltron, e foi a voz de Norman Osborn/Duende Verde na série animada do Spider-man dos anos 90.

Adoro o facto de o nome das personagens darem pistas para as suas “especialidades”, Max Ray (“Ray”=raia=peixe=mar), Jake Rockwell (“Rockwell”=rock=rocha=terra) e Ace McCloud (McCloud=cloud=nuvem=ar). 


Além dos membros que mais tarde entraram para a equipa (Rex Charger e John Thunder. Sim, o primeiro era especialista em energia, e o John Thunder era um nativo americano, como se adivinhava pelo nome...), os Centurions contavam com a ajuda de Crystal Kane (voz de Diane Pershing, a Poison Ivy de várias séries animadas do Batman), a jovem mulher que fazia o suporte técnico e enviava o equipamento aos guerreiros Centurions para estes enfrentarem os robots do Doc Terror (Ron Feinberg, uma das vozes de Ming, O Impiedoso, dos Defensores da Terra). O obrigatório comic relief da série era a orongotanga Lucy, o animal de estimação de Crystal. Um “macaco” para fazer humor, que original! Mesmo pequeno nunca gostei de séries e filmes com mascotes engraçadinhas…

Nunca coloquei as minhas mãos nos action figures, mas isso não me impediu de usar fita cola e cartão para criar equipamento e colá-lo nos meus brinquedos. Como qualquer série que tem um gimmick, o ponto alto do episódio (exemplos como o Turbo boost do “O Justiceiro”, a transformação do “He-Man” ou do Aríete dos “Cavaleiros das Estrelas”) era quando os nossos heróis usavam o equipamento adequado à missão do episódio. Como fã de sci-fi, tentava nunca perder um episódio!

Revendo agora alguns vídeos no Youtube, as sequências em que os heróis são equipados fizeram-me lembrar as da "Sailor Moon", mas em macho, como as dos "Cavaleiros do Zodíaco"!



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...