quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Voltron (1984-85)


“Voltron, Defender of the Universe
A migthy robot, loved by Good, feared by Evil”

Era com essas palavras que Optimus Prime, isto é, Peter Cullen, iniciava o espectador na mitologia da série.

"De dias de há muito, de regiões inexploradas do universo, vem uma lenda. A lenda de Voltron: Defensor do Universo. 
Um poderoso robot, amado pelo Bem, temido pelo Mal. 
À medida que a lenda de Voltron crescia, a paz se instalava em toda a galáxia. No Planeta Terra, uma Aliança Galáctica foi formada, e juntamente com os bons planetas do Sistema Solar eles mantiveram a paz em todo o universo. 
Até que uma nova horrível ameaça colocou a galáxia em perigo. Voltron era necessitado mais uma vez. 
Esta é a história da super-força dos exploradores espaciais, confiada pela Aliança com o antigo segredo de como reunir Voltron: Defensor do Universo "

O poderoso Voltron era um robot gigante, formado por robots-leão menores e pilotado por cinco exploradores espaciais que protegiam o planeta. 
A primeira equipa Voltron:
Acima (da esquerda para a direita): a Princesa Allura, o líder Keith Kogane e o homem-forte do grupo HunkAbaixo (da esquerda para a direita): o membro mirim Pidge e Lance, o segundo em comando.

Pelo menos no inicio, porque “Voltron” foi remendado a partir de vários animes (como "Gatchaman" deu origem a várias séries ocidentais, ou os "Power Rangers" a partir dos supersentai japoneses). A primeira temporada foi  editada e adaptada de “Beast King GoLion” (1981-82); na segunda temporada a partir da série não relacionada “Armored Fleet Dairugger XV” (1982-83)por consequência um robot diferenteA terceira e última temporada ("Voltron: The Third Dimension" de 1998) foi constituída apenas por episódios inéditos, vendo regressar o robot e a equipa “original”, tudo em animação por computador [num estilo muito semelhante ao de "ReBoot" (1994-2001) e "Beast Wars: Transformers" (1996-99)]. São estes episódios que recordo ver na nossa TV no inicio dos anos 2000. Mais tarde deu origem a duas novas animações: "Voltron Force" (2011) uma continuação, e "Voltron: Legendary Defender" um remake. Desta última, a primeira temporada é muito boa. O projecto para fazer o filme em imagem real continua em standby devido a uma novela legal sobre os direitos de autor...






Além da série, os brinquedos e outro merchandising foram um sucesso. Pelo menos lá fora, porque no nosso burgo não recordo de ver.



O vídeo do genérico:









Nesta fase clássica, ainda existe o telefilme “Voltron: Fleet Of Doom” (foto acima), que apesar de cronologicamente se passar antes da segunda temporada, e explicar essa transição; apenas foi exibido em 1986, depois do cancelamento da série.


Texto publicado originalmente no Tumblr da Enciclopédia de Cromos: "Voltron" [1984-85]. 



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...