quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

"Last Christmas" Wham! (1984)



Tenho há algum tempo na minha colecção pessoal o single de 45 rotações de 1984, na edição limitada portuguesa de "Last Christmas" (EPC A 4949) dos ingleses Wham! (George Michael e Andrew Ridgeley). Na capa, a dupla encarna o Pai Natal e a rena Rodolfo.
Lado A: "Last Christmas" [4:24]

Lado B: "Everything She Wants" [5:07]



Com letra, música, arranjos e produção de George Michael, "Last Christmas" só não teve um maior êxito imediato porque na época teve que competir com "Do they know it's Christmas?" (Band Aid, com participação dos "Wham!") e "We All Stand Together" (Paul McCartney).



Apesar de ser um dos temas natalícios tradicionalmente mais ouvidos no final do ano, provavelmente 2016 será o ano que mais rolará nas ondas das rádios e nos leitores de mp3; consequência do falecimento de metade - a mais famosa - do duo "Wham!" (com ponto de exclamação, sim!), George Michael [25 de Junho 1963 - 25 de Dezembro de 2016]. Além dos "Wham!" (1981-86), George Michael (Georgios Kyriacos Panayiotou) coleccionou variados êxitos a solo ("Careless Whisper", "Freedom 90") , e escândalos.

O famoso vídeo:


No vídeoclip - realizado por Andy Morahan ("Duelo Imortal III" e muitos videoclips) - um grupo de amigos passa o Natal num resort de ski. Os personagens de George Michael e Andrew Ridgeley estão acompanhados das respectivas namoradas. Mas a respectiva de Ridgeley - Kathy Hill -  já foi a de George Michael - com direito a flashback e tudo - que no Natal anterior lhe ofereceu o coração, mas no dia seguinte lhe deu com os pés. Uma situação ainda não bem resolvida, portanto...



O tema teve - além de vários covers ( de Whigfield ao maldito Crazy Frog) - uma série de versões e mixes, detalhados na Wikipédia.



O Pai Natal chora junto ao cadáver da rena Rodolfo, morta por um huskey raivoso, informa a legenda.



Podem acompanhar a letra:





Um pormenor interessante desta edição portuguesa, é o vale destacável incluso no single: um Vale de 100$00 na compra do LP ou cassete "Make It Big", dos "Wham!"- obviamente - à venda em Janeiro de 1985. Já não consegui aproveitar o Vale porque o prazo terminava em Fevereiro do mesmo ano...



O álbum "Make It Big" incluía o outro grande hit da banda: "Wake Me Up Before You Go-Go".



A "Caderneta de Cromos Nº 463 - Last Christmas" [Download/Ouvir Mp3] foi-lhe dedicada.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...