sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Madi - "Lição de Português" (1980)



Enquanto navegava pela Internet deparei com um artigo no Facebook da Lena D'Água dando conta do falecimento do cantor sul-africano Madi (de 70 anos de idade) que foi concorrente a representar Portugal na Eurovisão, alcançando o terceiro lugar no Festival RTP da Canção de 1980, com o tema "Lição de Português".  Lena D'Água também adianta que ela e Lara Li fizeram as os coros dessa actuação.
Madi Nelson, segundo o JN, faleceu de leucemia na sua terra natal,  Johanesburgo, em 22 de Outubro de 2015. O jornal adianta um pequeno lamiré da vida do artista, que também conseguiu alguma notoriedade como integrante do duo "Sérgio e Madi", em conjunto com Sérgio Wonder (nome artístico do moçambicano Fernando Manuel):

"Madi surgiu na cena musical moçambicana em 1969, com Sérgio Wonder, participando em vários espetáculos, sendo posteriormente o duo convidado para atuar em Lisboa.
Entre outros discos, o duo gravou um single com versões de "Reconsider me" e de "Look what you"ve down to my heart", e um outro com "A não ser que", "Espadas nuas" e "My only one". Depois de um percurso que se cruzou com várias bandas, o duo gravou o single "Cry to me", que conheceu edição internacional."
A Wikipédia acrescenta mais alguns detalhes sobre a dupla: "Sérgio e Madi".

Regressando ao inicio do texto, ao ler a noticia recordei imediatamente que tenho o single dessa canção na minha colecção de discos de vinil de há alguns meses a esta parte. Vasculhando no arquivos, apresento as capas.

A capa frontal:

A estilosa capa traseira, com os créditos:

Na Face A, "Lição de Português", um tema a meio caminho caminho entre a canção de amor e um canção da Rua Sésamo sobre as peripécias de aprender uma língua nova - português, no caso deste sul-africano - para declarar o amor.

O vídeo da participação no Festival RTP da Canção de 1980, apresentado por Ana Zannatti e Eládio Clímaco, "Madi - Lição de Português":


A canção número 4, com letra de António Sala, música de Luís Pedro Fonseca, orquestração de Fernando Correia Martins, conforme os créditos na capa traseira do single de vinil [foto acima]. No disco, Luís Pedro Fonseca surge como o responsável a solo do tema da Face B  e dos arranjos base e coros. A produção esteve a cargo de António Sala.

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos" e no "Youtube - EnciclopédiaTV".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Durante uns tempos(1979/80) fui músico do Duo Sérgio & Madi. Foi uma experiência muito boa para quem ainda não tinha 19 anos. Considero bons tempos, mas nunca percebi porque , tanto um como o outro, não criavam amizades duradouras com os músicos que os acompanhavam. Sente-se uma certa tristeza e frustração ao saber das suas mortes depois de ninguém saber deles há anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento. Realmente é uma pena como muitos artistas desaparecem da ribalta e muitas vezes o público - e o próprio meio artístico - só volta a falar quando falecem ou acontece algo ruim.
      Cumprimentos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...