sábado, 25 de julho de 2015

Lena D'Água "Dou-te Um Doce" (1986)

por Paulo Neto

Já falei aqui anteriormente de Lena D'Água, a propósito do seu single de 1981 "Vígaro Cá, Vígaro Lá" que fazia parte da colecção de discos dos meus pais. Hoje como estamos em plena época estival, proponho recuar até ao Verão de 1986, onde uma das canções que fizeram a banda sonora desse período foi "Dou-Te Um Doce" de Lena D'Água, que ainda hoje permanece como um dos maiores êxitos da cantora (creio que apenas "Sempre Que O Amor Me Quiser" será tão celebrado) bem como uma das mais perfeitas canções veraneantes feitas em Portugal.



O tema fazia parte do álbum de 1986 "Terra Prometida", o primeiro longa-duração de Lena D'Água como artista a solo de facto após um álbum com os Salada de Frutas e dois com a banda Atlântida. O álbum foi produzido pelo renomeado produtor inglês Robin Geoffrey Campbell (que trabalhou com os Queen, Elton John, Chris De Burgh, Carly Simon e Leonard Cohen, entre outros) e Luís Pedro Fonseca. O álbum abria com "Tudo Bem", um dos meus temas preferidos de sempre de Lena D'Água e incluía "Estou Contigo" e o lúgubre "Beco", cujo videoclip a preto e branco foi utilizado na RTP para uma campanha anti-droga.



Mas sem dúvida que o grande sucesso de "Terra Prometida" foi a faixa que iniciava o Lado B, "Dou-Te Um Doce". Com a voz de Lena a soar etérea sobre os ritmos tropicais e a letra a fazer sonhar com praia e romance, o tema parecia ser feito para ouvir na praia ou no refúgio de uma sombra. E logo Portugal trauteava:

Do côco faço uma batida
Da areia faço a minha cama
Gosto de me dar à vida
Sempre que o Sol me chama

Adoro estar ao pé do mar
Quando te tenho ao meu lado
Dou-te um doce
Em troca de um beijo salgado
(Na na na na na na...)
Dou-te um doce
Em troca de um beijo salgado
(Na na na na na na...)

Vou na onda que me enrola
Como um manto de água fresca
Ouço ao longe uma viola
Bebo o dia que me resta

Fica mais quente o Verão
Quando te tenho ao meu lado
Dou-te um doce
Em troca de um beijo salgado
(Na na na na na na...)
Dou-te um doce
Em troca de um beijo salgado
(Na na na na na na...)




Para a história ficou também o videoclip filmado nas Azenhas Do Mar, com Lena D'Água a cantar à volta de uma piscina, com os músicos da banda a rondá-la, vestidos como não podia deixar de ser com camisas havaianas e chapéus de palha. Havia ainda a aparição do irmão de Lena, Rui Águas, um dos futebolistas nacionais mais populares dos anos 80 que obviamente surgia dando toques numa bola. O videoclip também fez história ao ser o primeiro de um artista nacional a ser exibido no programa "Countdown" da Europa TV.

Actuação no programa "Deixem Passar A Música"



Actuação no "Não Se Esqueça Da Escova De Dentes":



Versão gravada com os Rock & Roll Station (2013):


Recomendo também a audição desta emissão da série de podcast "Brandos Costumes" onde Lena D'Água conversa sobre a sua carreira e como é a sua vida hoje em dia, vivendo numa aldeia perto do Bombarral.    


    

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...