terça-feira, 21 de julho de 2015

M.A.S.K. (1985-1986)

por Paulo Neto

Por acaso, ao contrário do David, nunca me deu para fazer uma lista dos meus genéricos de séries de desenhos animados preferidos, mas se o fizesse, o da série "M.A.S.K." provavelmente faria parte da lista.





Bebendo inspiração tanto aos "Transformers" como a "G.I. Joe", a série narrava as aventuras de uma organização de combate ao crime, a M.A.S.K. (Mobile Armored Strike Kommander) munida de veículos tecnologicamente avançados e de máscaras com super poderes usadas pelos seus membros.
A organização foi fundada pelo milionário filantropo Matt Trakker, o seu irmão Andy e o amigo de ambos Miles Mayhem, que se revelou um amigo da onça, atraiçoando os sócios, assassinando Andy e roubando metade dos veículos e das máscaras da organização para fundar a sua própria organização, a V.E.N.O.M. (Vicious Evil Network Of Mayhem). Ao contrário do que é hábito nas organizações vilãs em séries de desenhos animados, a V.E.N.O.M. não tinha planos para dominar o mundo, preferindo dedicar-se a actividades ilegais e mercenárias ou a sabotar os planos da M.A.S.K.



Além de Matt "Hunter" Trakker, a M.A.S.K. é composta por Bruce Sato ("Magic", génio da electrónica de ascendência japonesa), Alex Sector ("Megabyte", veterinário perito em zoologia e informática), Dusty Hayes ("Powderkeg", especialista em munições, duplo de cinema e mestre em fazer pizzas), Gloria Baker (lutadora de kung-fu e campeã de corridas automóveis), Brad Turner ("Chopper", alpinista, piloto de helicópteros e guitarrista rock), Hondo McLean ("Striker" especialista em armamento e professor de história), Buddie Hawks ("Clutch", mecânico e mestre do disfarce), Calhoun Burns (arquitecto e especialista em demolições), Jacques Lefleur ("Traiblazer", lenhador do Quebec, especialista em artes marciais e desastre naturais), Julio Lopez ("Doc" médico e mestre em criptografia), Ace Rider ("Falcon", antigo piloto de testes da NASA), Boris Bushkin ("Czar", que deixa a V.E.N.O.M. para se juntar à M.A.S.K.), Nevada Rushmore ("Chief", índio amigo de infância de Matt Trekker) e Ali Bombay ("Lightning" oriundo da Índia). Um dos segmentos recorrentes em cada episódio é quando os membros da M.A.S.K. designados por Trakker para a missão recebiam o sinal de convocatória, eles deixavam imediatamente aquilo que estavam a fazer na sua vida normal para partirem imediatamente, muitas vezes com resultados cómicos. O principal alívio cómico da série estava a cargo de Scott Trekker, o filho adoptivo de Trakker, também ele um génio da mecânica e do seu robot medroso T-Bob, que se transformava numa mota.  

Do lado dos malvados V.E.N.O.M. temos, além do líder Miles "Wolf" Mayhem, a sub-líder Vanessa Warfield (especialista em espionagem), Sly Red ("Wrecker", especialista em armas), Cliff Dagger ("Blaster", perito em demolições), Bruno Sheppard ("Mad Dog", ex-raptor profissional), Nash Gorey ("Goon" que começa por ser um agente infiltrado no seio da M.A.S.K.), Lester "Lizard" Sludge, Floyd Malloy ("Birdman" perito em falsificações e combates de rua) e Maximus Mayhem, o irmão gémeo de Miles Mayhem. 

Uma coprodução franco-americana-canadiana, a série teve ao todo, houve um total de 75 episódios: uma série inicial de 65 episódios e uma segunda série de dez episódios onde a M.A.S.K. e a V.E.N.O.M. estão envolvidas num circuito de corridas automóveis. Na segunda série, explora-se também uma possível atracção mútua entre dois elementos de facções rivais: Brad Turner e Vanessa Warfield. As vozes originais da série estiveram a cargo de Doug Stone, Brendan McKane, Brennan Thicke, Graeme McKenna, Mark Halloran, Sharon Noble e Brian George. A série foi exibida pela primeira vez nos EUA entre 1985 e 1986.

Eu já conhecia a série anteriormente de um dos canais do período em que a minha família teve antena parabólica, mas a série estreou em Portugal em 1994 na SIC quando o Buéréré também passou a ser transmitido durante a semana, como se afirma neste spot publicitário com Ana Marques:


Além da série animada, também foi criada uma linha de brinquedos e uma colecção de livros de banda desenhada. 






  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Esta série não passou também na TVI mais tarde também nos anos 90?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...