terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

"Competente e Descarada" (1993-1999)

por Paulo Neto

Se hoje é raro uma série estrangeira passar na TVI a horas decentes, nos seus primeiros anos a estação de Queluz de Baixo tinha precisamente as séries internacionais como um dos seus principais trunfos, exibindo diversas séries que marcaram os anos 90 em vários géneros e horários. No estilo de comédia, uma das sitcoms mais recordadas foi aquela que teve como protagonista uma exuberante e desbocada nova-iorquina de voz nasalada. Essa série é "The Nanny" que teve seis temporadas entre 1993 e 1999. A TVI exibiu a primeira temporada em 1994 sob o título "Feita À Medida", mas a partir da segunda temporada o título definitivo em Portugal ficou "Competente e Descarada".




Embora esta tenha sido a série que celebrizou a actriz Fran Drescher, a verdade é que esta já tinha tido pequenos papéis em diversos filmes e séries como "A Febre do Sábado à Noite" (onde perguntava a John Travolta se ele era tão bom na cama como na pista de dança), "This Is Spinal Tap", "Fama", "ALF" e "Chefe Mas Pouco". 
Em "Competente e Descarada", Drescher era Fran Fine, uma extrovertida e desbocada nova-iorquina que trabalhava numa loja de vestidos de noiva e namorava o respectivo patrão, até que de repente vê-se dispensada por este tanto da relação como do trabalho. Fran passa então a vender maquilhagem de porta a porta e é assim que chega à casa do produtor da Broadway Maxwell Sheffield (Charles Shaughnessy). Recentemente viúvo e em dificuldades para conciliar o trabalho e a educação dos três filhos, Sheffield pensa que ela é uma candidata ao posto de ama dos filhos. Mesmo quando se apercebe do seu erro, reparando na forma como ela consegue cativar os filhos, que tinham rejeitado todas as outras amas, decide contratá-la mesmo assim. A dinâmica cómica da série assentava portanto no contraste entre a formalidade britânica dos Sheffield e a exuberância e esperteza de rua de Fran que acaba por conferir um saudável equilíbrio ao outrora triste lar.
Maggie (Nichole Tom), é a filha mais velha, tímida, desajeitada e sobreprotegida pelo pai, com todos os problemas de adolescente. Com a ajuda de Fran, Maggie torna-se mais confiante e popular. Brighton (Benjamin Salisbury), filho do meio, adora fazer pouco das suas irmãs e por vezes é inconveniente, mas no fundo é um rapaz sensível. É o que resiste mais à nova ama, mas também ele acaba por simpatizar com Fran. Grace (Madeline Zima), a filha mais nova, é uma menina precoce, que costuma usar termos complicados que ninguém conhece. Foi a que mais sofreu com a morte da mãe e andava em psicoterapia, mas com a chegada de Fran, de quem imediatamente fica amiga, ela consegue superar os seus problemas.
As outras duas personagens principais são Niles (Daniel Davis), o típico mordomo eternamente fiel e dedicado aos patrões mas que aproveita sempre para mandar uma boca, e C.C. Babcock (Lauren Lane), a presunçosa e neurótica sócia que está interessada em Maxwell, e como tal vê Fran como uma ameaça, por isso faz tudo para tramar a ama. Um dos principais gags da série eram precisamente as picardias verbais entre Niles e C.C. 



Frequentes eram também as presenças de Sylvia (Renee Taylor), Yetta (Ann Morgan Guillbert) e Val (Rachel Chagall), respectivamente mãe, avó e melhor amiga de Fran.
Como é hábito neste tipo de séries, desde cedo se adivinha uma atracção mútua entre os dois protagonistas. Muito embora Maxwell e Fran fizessem por manter a relação entre ambos estritamente profissional, ao ponto de se tratarem sempre por "Mr. Sheffield" e "Miss Fine", no final da séries os dois casam e têm um casal de gémeos.


Entre as participações especiais na série contaram-se nomes como Pamela Anderson, Ray Charles e Joan Collins em pequenos papéis e Chevy Chase, Bette Midler, Jane Seymour, Elton John, Hugh Grant, Jay Leno, Donald Trump, Celine Dion, Whoopi Goldberg e Roger (irmão de Bill) Clinton.

Ao longo da sua exibição, "Competente e Descarada" foi nomeada para doze Emmys e ganhou uma Rosa de Ouro do Festival da Montreux. A série tem sido adaptada em vários países como Argentina, Grécia, Itália, Indonésia, Polónia, Rússia e Turquia.
Para quem acompanhou a série na altura como eu, decerto que deve ter ficado algo espantado por ver mais tarde uma já bem crescida Madeline Zima em papéis adultos em séries como "Heroes" e especialmente "Californication".    

Genérico de abertura: 






  
    
        

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Já vi que há muitos fãs :) A mim nunca me conquistou, vi muito poucos episódios, irritava-me solenemente a voz da Fran :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...