domingo, 15 de fevereiro de 2015

Carnaval de 1977



Por esta altura no ano passado, fui pescar algumas memórias dos meus Carnavais de infância [aqui]. Uma componente importante das festividades é o disfarce envergado pelo folião. Os meus resumiram-se a cowboy, zorro e punk (juro que foi só uma vez). Em finais de 80 (ou inicios de 90) quis inovar a indumentária e pedi o disfarce de Super-Homem (o meu herói favorito até hoje). Recordo de vê-lo pendurado nos cabides da casa da senhora que vendia/alugava, mas para meu grande desgosto, não me servia...
No mesmo artigo, incluí um vídeo do Carnaval de 1977 na minha terra natal, Olhão. Lembrei-me de ir olhar ao vídeo com mais atenção em busca dos disfarces mais comuns e os mais invulgares. E se no incio estava apenas preocupado em conseguir imagens dos fatos, entreti-me também a olhar aos carros alegóricos e afins.

Carnaval em Olhão (1977):


Entretanto fui procurar uma fonte com a imagem de melhor qualidade (aqui) e tirei cerca de uma centena de imagens, para analisar algumas delas.

Carnaval em Olhão (1977) Video mais longo, não editado, melhor qualidade de imagem:


Os obrigatórios Zorros, espanholas e princesas faziam companhia aos trajes regionais, soldadinho, e outros mais dificeis de identificar.



Na juventude dos meus pais, creio que o disfarce mais comum era os chamados "entronchos" (disfarces improvisados, homens mascarados de mulher e vice-versa) de que curiosamente pouco vi neste vídeo; apesar de ter ouvido contar histórias de disfarces e partidas em grupo mais elaboradas do tempo dos meus avós.
O vídeo - da autoria de António do Ó Aleluia -  é de 1977 - dois anos antes de eu nascer - e reparei na forte influência rural e tradicional nas indumentárias e carros alegórico.

E falando nas viaturas decoradas ou atrelados puxados por tractores, vários deles exibiam proeminente publicidade (a marcas e lojas locais principalmente) e sátiras ou críticas sociais. Destaco a invulgaridade de um eléctrico que sobre rodas de borracha passeou os foliões pela principal avenida da cidade.



Carro alegórico com as obras d' "O Desejado" Gimnodesportivo do S.C.Olhanense, com inaugaração prevista para 30 de Fevereiro de 1977*:
(O Gimnodesportivo do S.C.Olhanense que conheço foi inaugurado há poucos anos, desconheço se realmente algum foi concluido na altura.)

"Cena Eventualmente Chocante" para alertar para a elevada sinistralidade nas estradas portuguesas:

Caixão carregado por cabeçudos, com a inscrição "Este homem foi vítima do cabaz das compras".

Clique sobre as fotos seguintes para as aumentar:
O carro patrocinado pelos estabelecimentos "Pagapouco":

A na altura recente Escola Secundária de Olhão com o professor e alunos, acompanhados por uma gigantesca cegonha, que trouxe a escola numa cesta no bico:


A "carroça" real:





Cerveja algarvia "Marina":



"Casa Rossio" uma loja histórica da terra:


Carro do Sal "Vatel":

Com trajes regionais, no carro "Marmalgarve":



Um casamento ambulante no carro "Mobilar", com o slogan "Visite-nos mesmo que não compre"::





Uns entronchos:
Carro do Café "Danúbio", com a frase "Vamos reconstruir o país?"
O saloon da loja "Guita Modas" com o slogan "Vista Jeans":


Uma chaminé algarvia:
Os mirones nas janelas:



A fechar o cortejo, a banda a marchar, com direito a majorettes e tudo.

Assim terminou o Carnaval "Selvagem" de Olhão de 1977:

Nota: Depois de publicar o post, tive a felicidade de receber vário feedback, do qual gostava de destacar o testemunho de João Reis Nogueira, que confirma alguns boatos que ouvi anos atrás:
"Também participei na construção de alguns carros alegóricos para desfilarem neste e no Carnaval anterior.
O meu falecido pai, fez parte da organização deste e de outros desfiles de carnaval e nos festejos dos santos populares e feiras em Olhão, mais propriamente desde 1964 ate 2004. Lembro-me de ir com ele buscar o eléctrico de Lisboa que desfilou neste Carnaval, lembro-me da contratação das marjoretes que vieram de Espanha, etc, etc.
A violência neste Carnaval Olhanense era bastante, muita gente lançava sacos cheios de pedras, vidros, ovos podres, fezes e água, o que originou alguns ferimentos pouco agradáveis em pessoas, a policia e os bombeiros, acompanhavam os carros alegóricos para evitar qualquer incidente, mas que não era o suficiente de forma alguma, apesar de na filmagem não ser muito visível, mas estávamos lá."



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...