terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Candy Candy - Colecção de Cromos (1983)



Em 1983, o anime "Candy, Candy", como tudo o que era êxito na época, teve direito à sua caderneta de cromos: "Candy, Candy. Uma História Maravilhosa" Esta colecção da Disvenda era composta por 165 cromos, e a caderneta em si tinha 16 páginas e custava 20 escudos (apesar de na Internet a maioria das que encontrei dizerem "Oferta do editor"). A publicidade acima basicamente reproduz a capa da dita caderneta, excepto que o fundo era cor-de-laranja em vez de rosa.

Actualização: Também havia publicidade com o fundo cor-de-laranja, sem a menção "Oferta do Editor":

Fonte: Revista Pato Donald Nº 69, de 1983. 
Uploader original desconhecido. Imagem Editada e Recuperada por Enciclopédia de Cromos.

Mais informação: BDPortugal.

Foto: BDPortugal

Foto: BDPortugal

Cada carteirinha de 5 cromos custava 5 escudos.


Esta caderneta ainda incluia a possibilidade de ganhar milhares de brindes dos sumos Compal: [Enciclopédia de Cromos: Sumos Compal Candy, Candy].
O excelente blog "O Respigador e a Respigadora" tem várias imagens do interior da caderneta [parte 1  e parte 2], e um vislumbre de alguns dos prémios a que se habilitava quem completasse a caderneta:
Foto: R+R.

Foto: R+R.
Não dá para perceber a lista completa, mas além da prancha de Windsurf, a motorizada, o grande prémio parece ser é um barco a motor! Os outros prémios: tenda canadiana, bicicletas, raquetes de ténis, patins e óculos de mergulhador.


Publicidade do topo retirada da revista Almanaque do Patinhas Nº 44, de 1983. 
Uploader original desconhecido. Imagem Editada e Recuperada por Enciclopédia de Cromos.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Candy candy marcou a minha infância. Ainda hoje recordo a sua história. Foi a única cardeneta de DA daquela época que fiz questão de ter e que preenchi com todos os cromos. Pena ter se perdido com o tempo. Atualmente, faço buscas mas nunca encontrei nenhum tipo de merchandasing referente à série. Sabe me informar de alguma coisa neste sentido? Adorava reconstituir as minhas memórias com a aquisição de algum material relacionado com a Candy Candy.
    Obrigada.
    Meu email martacosta31@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      A maioria do material que recolho para mim é de feiras de velharias (onde nunca vi nada relacionado com a Candy Candy, além de uma caderneta de cromos que ainda tenho que mostrar no blog) e na Internet, em sites como o OLX, Custo Justo, Coisas e o internacional Ebay. Acho que a melhor opção é mesmo pesquisar nesses sites. Nos sites portugueses não me recordo de ter visto nada da Candy além dos cromos. Mas, é estar atenta :)
      Cumprimentos,
      David

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...