quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Publicidade Sumol - Parte 1 (1965 - 1996)


Depois dos míticos anúncios da Sumol com os cães chamado Alex e do "Stôra, como se diz Sumol em inglês?", a Enciclopédia de Cromos olha novamente à publicidade televisiva deste refrigerante:



Um cão é um cão (1965)



Afinal a dupla Sumol/canídeos já vem de longe, como demonstra este anúncio dos anos 60, o primeiro com o slogan "Um cão é um cão. Sumol é aquilo que os outros não são"
Na Wikipédia é alegado que a "Sumol foi a primeira bebida não alcoólica portuguesa a adotar uma estratégia de marketing moderna. Numa época em que apenas se fazia propaganda em jornais, letreiros ou nos toldos dos locais de venda, a Sumol espalhou cartazes com slogans por todo o país e em 1965 lança um anúncio de televisão que se mostra diferenciador", que podem ver no vídeo acima.

Sumol é outra música (1969)


Música é o tema deste reclame que alterna imagem real com animação. O tema em questão é daqueles clássicos famosos que de momento de escapa...

A Fruta de todo o Ano (1976)

Literalmente a brincar aos médicos, o menino doutor faz o diagnóstico e a menina enfermeira administra o tratamento. Afinal a cura de todos os males da petizada já foi descoberta hà decadas: Sumol de maçã e de laranja. Indicado no tratamento de falta de vitamina C e sede crónica.

Deputados Sumol / Peço Sumol (1978)

Herman José preside á sessão do Parlamento mais jovem e provavelmente menos corrupto da história, apesar de ser visível algúm lobby da marca Sumol. Segundo a Wikipédia a primeira vez que foi escolhida "uma figura mediática para a apresentação da marca".


Sumol é aquilo que os outros não são (1983)

Anterior ao referido "Stôra...", o foco ainda é um publico mais infantil, mas já se insinua que o consumo de Sumol pode aumentar as possibilidades de sucesso com o sexo oposto. "Sumol é mais gostoso" diz a menina para a câmara, antes de piscar o olho. Imagino as torrentes de míudos a correrem ás lojas para comprar as garrafinhas para levar ás amiguinhas. Ou pelo menos foi o que imaginou a equipa de marketing.

Sumol (1986)

Actualização: O Paulo Neto descobriu recentemente no baú da LusitaniaTV esta preciosidade do final dos anos 80:

Sinal Verde para ti (1991)

No inicio dos anos 90, um anúncio em estilo mais "moderno", em sintonia com a juventude da altura. Para mim, o ponto alto é uma velhota a abanar a cabeça [aos 0:57] em desaprovação da 'improvisada' Miss T-Shirt molhada e pelos jovens que se divertem com garrafas e latas de Sumol na mão. Alías, parece-me que este reclame em particular antecipa a futura praga de anúncios longos com estilo documental muito usado para publicitar cervejas, sem diálogos, ao som de uma música a acompanhar supostas cenas de diversão quotidiana, com a bebida ominpresente, é claro.


Pinta a tua lata (1996)

Um anúncio mais curto, a veícular a promoção "Pinta a tua lata", do meio dos anos 90. General D, Bárbara Elias, Marcos Anastácio, Carla Sacramento, Dominguez, as diversas celebridades nacionais da música, moda e desporto que inspiraram as diferentes ilustrações das latas de Sumol.

O canal oficial Sumol no Youtube, tem outros anúncios mais recentes, incluindo alguns mesmo do finalzinho dos anos 90, mas esses, são outra história ;)

Vale ainda relembrar este anúncio do Sumol no Natal de 1987, que o Paulo Neto já explicou aqui.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...