domingo, 14 de dezembro de 2014

Slurps (1997)


Quero começar por agradecer a inestimável colaboração do Pedro Cinemaxunga, que forneceu os ficheiros de videos, digitalizados a partir do seu acervo pessoal. E os primeiros videos que coloquei online são os deste "Slurps", uma mini-série animada da autoria do catalão Sergi Càmara, constituida por pequenissimos sketches, mais concretamente 208, com a duração de 15 segundos cada.

Frequentemente, Slurps - a minhoca protagonista - é vitima de bullying ou dos mais diversos infortúnios, fazendo recordar a violência e sadismo presente em animações como as do Piú-píu ou do Bip Bip, por exemplo. Além da minhoca Slurps, outros animais participavam nas curtas: Taylor, o joaninha com aspecto mais badass da história, o pachorrento caracol Raz ou a mosca Bezz.
in "SergiCamaraFilms"
A animação é minimalista, mas eficaz. Em Portugal e Espanha, e imagino que nos outros paises que a exibiram, grupos destes sketches eram exibidos para o efeito cientificamente denominado por "encher-chouriços", ou seja, para tapar buracos na programação.

"Slurps" RTP (2000) Parte 1:

"Slurps" RTP (2000) Parte 2:


Algumas imagens:








Artigo do jornal "La Vanguardia" sobre o sucesso da série no estrangeiro e posterior exibição na tv catalã.
in "La Vanguardia" [25/11/2001]
O canal de Youtube do próprio Sergi Càmara dizponibiliza 8 minutos da série de curtas: "Slurps".
Outro site apresenta um video com mais de 48 minutos de duraçã: "Slurps".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...