terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Pai Natal Chega Sempre (1990)

por Paulo Neto

A quadra natalícia sempre mexeu muito comigo em criança por toda uma panóplia de elementos aliciantes que a rodeavam. Entre esses elementos estava o facto de por esta altura haver diversos programas alusivos ao Natal na televisão. Se para alguns esta temporária pausa na grelha habitual tinha o seu quê de exasperante para alguns - que viam as séries e programas que acompanhavam serem adiadas por uma ou duas semana para ceder lugar a programas natalícios -, para mim isso era mais uma parte da mística que rodeava a época. Alguns desses programas eram recorrentes como o célebre Natal dos Hospitais ou filmes com Julie Andrews, outros houve que foram exibidos uma única vez e se os perdêssemos, dificilmente os reveríamos.






Foi o caso de um especial infanto-juvenil que a RTP exibiu na manhã do dia Natal de 1990. "O Pai Natal Chega Sempre" tinha a autoria e apresentação de Júlio Isidro e era inspirado no livro "O Boneco de Neve" de Raymond Briggs. Esse livro teve uma adaptação para uma curta-metragem animada em 1982, que foi nomeada para um Óscar e popularizou o tema "Walking In The Air". Essa curta-metragem foi exibida antes do final do programa.  Como tal ao longo do programa havia a presença das duas personagens do filme: o rapazinho e o Boneco de Neve (que como se verificará nos vídeos seguintes, revelar-se-ia muito hiperactivo).


Além de Júlio Isidro, outros rostos da programação infantil da altura também marcaram presença: José Jorge Duarte, o eterno Lecas que então conduzia o programa "Lecas Mais Certo Que Sem Dúvida"; Manuel Luís Goucha que no ano seguinte apresentaria "Mais Olhos Que Barriga" (que tentou recuperar o imaginário de "Sebastião Come Tudo" com um novo boneco, o Zé Copas) e o concurso "Sim ou Sopas"; José Mariño, na altura um dos apresentadores do "Caderno Diário", com uma reportagem na aldeia do Pai Natal; e a actriz Paula Fonseca (anteriormente conhecida como a Dalola, a namorada do Lecas) que na altura protagonizava com o robô Mimix o espaço de animação das tardes de segunda à sexta (ela enfiava dentro do robô as cassetes contendo supostamente as séries animadas que seriam exibida).

José Jorge Duarte "Lecas"

Manuel Luís Goucha
Paula Fonseca e Mimix
José Marinho


Além disso, o programa também contou com uma reportagem da visita da estrela da Hanna-Barbera, o Yogi Bear a.k.a. Zé Colmeia por Lisboa e actuações de artistas de circo, dos alunos da Escola Americana em Lisboa fazendo música com sinos e claro dos Onda Choc, Ministars, a Turma Perlimpimpim e do Coro de Santo Amaro de Oeiras.


Coro dos Sinos da Escola Americana
Turma do Perlimpimpim
Contorcionista Mary Linda


Visita de Yogi Bear a Lisboa:



As Onda Choc (neste caso pode-se dizer mesmo "as" pois nesta actuação não se viu nenhum membro masculino do grupo) cantando "Canções da Chuva", uma versão de "Rhythm of The Rain" de Jason Donovan.



  
Os Ministars trouxeram a sua versão de "Não Há Estrelas No Céu" de Rui Veloso. O rapaz que lidera as vozes é nada menos que Pedro Moutinho, que hoje é um conhecido fadista, tal como os seus irmãos Hélder Moutinho e Camané.
    



O número final com todos os convidados a juntarem-se ao Coro de Santo Amaro de Oeiras para cantar "Prenda de Natal" (e levar com montes de neve artificial em cima). (2:31 a 3:54)





Peter Auty "Walking In The Air" da curta-metragem "O Boneco de Neve"


Podem ver o filme na íntegra aqui.

Na altura, eu não vi o programa todo, acho que só a partir da actuação das Onda Choc. Como de costume, tinha sido um serão de Consoada cheio de emoções em casa da minha Avó entre as brincadeiras com os primos e o abrir das prendas, pelo que só acordei já quase no fim da manhã seguinte, como aliás acontecia frequentemente. Porém, revi o programa no ano passado quando foi reexibido na RTP Memória e recuei a esse tempo em que, com ingredientes tão simples como música, uns quantos bonecos e caras conhecidas da TV se fazia um programa de encher o olho aos petizes que nós éramos. Outros tempos…

O meu agradecimento aos sites "Brinca, Brincando" e "Desenhos Animados" pelas imagens e informação sobre este programa. 

Para terminar, quero deixar os votos de um Feliz Natal a todos os leitores e amigos da Enciclopédia de Cromos.  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...