quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O Gato das Botas (1992)


Mesmo sendo na infância e juventude um consumidor ávido de desenhos animados, esta série animada japonesa "O Gato das Botas" é das tais que não despertam qualquer recordação.

O link para o genérico inicial, que passou entre nós com a típica canção de anime - não traduzida - foi enviado pelo leitor David Lamy; e segundo informação do uploader do vídeo foi exibido na RTP  no ínicio dos anos 90.

O genérico:


O anime tinha o curto título original de "Fantasy Adventure: Nagagutsu wo Haita Neko no Bouken" e foi exibido no Japão em 1992. Em Portugal - segundo a Wikipédia - passou em 1993, primeiro no RTP-1/ Canal-1 e depois na RTP-2 (na altura TV2 como podem ver pelo logotipo no canto superior esquerdo).
O Gato das Botas é o famoso personagem criado pelo autor francês Charles Perrault para o conto de fadas incluido em "Contos da Mãe Ganso" ("Les contes de ma mère l'Oye"- 1697). Mas o anime, expande a história original do rapaz que herdou de seu pai apenas um gato falante com fetiche por botas, e que através de uma série de ardiz consegue fortuna e uma princesa para o dono.

Na série, a acção decorre em várias partes do Mundo, com o gato - de  nome Serafim ( voz de Jorge Sequerra) - das botas mágicas, o seu dono João (Teresa Sobral) e o rato Pedrinho (Alexandra Sedas) a intervirem em famosos contos dos Irmãos Grimm (Branca de Neve, João e Maria), de Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia, A Menina dos Fósforos), d' As Mil e uma Noites (Aladino, Ali Babá e os quarenta ladrões) e até de autores como Mark Twain, Cervantes, Dumas ou Bram Stoker!
Saiba mais: "Wikipédia - O Gato das Botas - Episódios".
O seguinte vídeo faz um bom apanhado dos episódios:


A acompanhar os 26 episódios, o tema de abertura "8 Beat no Etude (8ビートのエチュード)" pela cantora e actriz Mika Chiba, que também cantou o genérico final: "Heart to Heart".





Pedrinho e Serafim

João e a Princesa Sara


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...