sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Speed - Perigo em Alta Velocidade (1994)

por Paulo Neto

Keanu Reeves foi o actor mais cool dos anos 90 pois protagonizou três dos filmes mais cool da década: "Ruptura Explosiva", "Speed" e "Matrix". Reeves (que tem umas pitadas portuguesas no seu cocktail genético) também se notabilizou por alternar blockbusters de acção com títulos indie e de cinema de autor como "A Caminho de Idaho" de Gus van Sant e "Drácula" de Francis Ford Coppolla.



Em 1994, protagonizou um dos maiores blockbusters do Verão desse ano, "Speed - Perigo em Alta Velocidade", ao lado de Sandra Bullock que, apesar de já ter sido notada em "O Homem Demolidor" ao lado de Sylvester Stallone, atingiu o estrelato com este filme. 

Os agentes Jack Traven (Reeves) e Harry Temple (Jeff Daniels) têm como missão salvar umas pessoas presas num elevador num edifício em Los Angeles, sob uma ameaça de bomba. Eles conseguem salvar as pessoas antes que o bombista descubra e exploda o elevador. O bombista toma Harry como refém quando eles o confrontam na cave do prédio, mas Jack salva o colega atingindo-o na perna, distraindo o bombista, que aparentemente morre na explosão.



Dias mais tarde, Jack vê um autocarro vazio explodir e pouco depois recebe um telefonema do bombista, que afinal está vivo. Ele avisa-o que outro autocarro, com vários passageiros a bordo, está detonado com uma bomba que explodirá assim que o veículo baixe dos 80 km por hora. 


Quando Jack entra no autocarro, um dos passageiros, um ladrão que pensa que ele veio prendê-lo, dispara uma arma e atinge o condutor, fazendo com que a passageira Annie Porter (Bullock) seja a nova condutora. Entretanto Harry descobre que o bombista é Howard Payne (Dennis Hopper), um antigo membro da brigada anti-explosivos, que foi forçado a reformar-se contra sua vontade depois de perdido os dedos de uma mão durante uma missão.
Com a ajuda de Annie, após muitos perigos como um voo do autocarro sobre um troço inacabado de estrada, Jack consegue evacuar os passageiros e ludibriar Payne, que os observava através de uma câmara no autocarro. Quando descobre que foi enganado, Payne rapta Annie e arrasta Jack para um confronto final em alta velocidade no metro de Los Angeles. 



Lembro-me que assistir ao filme no cinema foi bastante emocionante e havia alturas em que parecia que eu também estava no autocarro a sentir todos os solavancos. Tudo graças a um excelente trabalho de sonoplastia, premiado com dois Óscares para Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.


O êxito do filme solidificou o estatuto de Keanu Reeves como herói de acção, tornou Sandra Bullock numa estrela e deu reputação a Jan de Bont (um director de fotografia que se estreava na realização) como realizador de filmes de acção, tendo depois dirigido "Tornado" e um dos filmes "Tomb Raider".
Embora não creditado, o sucesso do argumento do filme deve-se ao conhecido Joss Whedon que reformulou o guião original de Graham Yost, tido como demasiado parecido ao de "Assalto ao Arranha-Céus". Um dos realizadores que tinham sido abordados para dirigir o filme foi Quentin Tarantino, que viria mais tarde a nomear "Speed" como um dos melhores vinte filmes que ele viu desde 1992. 

Em 1997, saíu a sequela "Speed 2 - Perigo a Bordo", também com Sandra Bullock mas com Jason Patric no lugar de Reeves. Mas para quem viu, o melhor é fazer conta que essa sequela nunca existiu.

Trailer:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...